Como falar com o cliente durante a greve dos caminhoneiros? - Cubo Amarelo
Home / De Olho no Mercado / Como falar com o cliente durante a greve dos caminhoneiros?
greve-dos-caminhoneiros

Como falar com o cliente durante a greve dos caminhoneiros?

Mesmo após 10 dias de paralisação, as informações sobre a greve dos caminhoneiros ainda são divergentes. O reabastecimento, principalmente de combustível, lentamente está se normalizando, mas os próximos dias se apresentam com muitas incertezas.

greve-dos-caminhoneiros

Muitos clientes aqui da Cubo Amarelo estão nos perguntando sobre o que fazer com suas redes sociais nesse período. E essa é, realmente uma dúvida válida. Por esse motivo, preparamos pra vocês algumas orientações para lidar com a greve dos caminhoneiros da melhor forma, adotar algumas medidas e evitar possíveis impactos negativos durante o período.

Continue a leitura e saiba como falar com o seu cliente durante a greve dos caminhoneiros.

A greve dos caminhoneiros tem impacto no meu negócio?

É fato, e bastante insensibilidade, fingir que nada está acontecendo. Por isso, continuar com todo o cronograma de publicações e estratégias pode não ser a melhor decisão. Uma postagem pode ser mal interpretada, um vídeo pode facilmente adquirir um outro sentido e por aí vai.

É claro que a paralisação está tendo impactos na nossa rotina, principalmente se estamos lidando com o ramo de vendas, seja ele físico ou online.

No caso dos negócios físicos, o consumidor está com dificuldades de se locomover, o abastecimento de alimentos, matérias-primas, insumos e produtos estão comprometidos.

E nesses momentos, a primeira coisa que empresários de pequenas e médias empresas pensam é:

Tenho que parar com a minha comunicação!

E eu, aqui do outro lado, penso de volta:

Porque cortar logo a comunicação? Marketing não é gasto gente, é investimento. Isso só pode ser perseguição!

Brincadeiras a parte, é fato que a comunicação é o primeiro “gasto” que se pensa em cortar quando estamos passando por momentos de crise. Mas o que as pessoas não percebem é que a publicidade, o marketing digital em si, é o ramo em que se pode mais facilmente criar soluções autênticas e originais para reverter a situação.

A nossa dica:

Não só o facebook, mas todas as outras redes sociais, estão repercutindo pautas sobre a greve dos caminhoneiros 24 horas por dia. Portanto, continue sim com as suas postagens nas redes sociais, porém, como o momento é delicado e pede cautela, fique atento ao tipo de posts que estão sendo publicados.

Se você está com problemas graves de distribuição e desabastecimento, foque os seus esforços no relacionamento com o cliente – mantendo-os informados sobre a situação do seu negócio.

Em casos de faltar produtos, que tal criar um cardápio especial? Percebeu uma baixa no fluxo e sua equipe de delivery está com combustível, ofereça descontos para o seu cliente não ter que sair de casa. A demanda por pedidos em aplicativos já subiu 25%. Essa é uma ótima oportunidade para se destacar no nicho!

Mas e se o meu negócio é online, o que eu faço Natália?

Calma que nós também temos um plano pra você!

E-commerce e a greve dos caminhoneiros: o que fazer?

Quando partimos para negócios on-line, que dependem de transportados e do Correios para a entrega dos pedidos, a situação é ainda mais delicada.

greve-dos-caminhoneiros-ecommerce

Os Correios estavam com a operação de coleta funcionando normalmente até segunda, mas pausou na terça, dia 29/05. Os atrasos de mercadorias pode chegar a 11 dias.

Segundo pesquisa da EXAME, em conjunto com a plataforma de e-commerce Loja Integrada, cerca de 23,8% dos lojistas entrevistados tiveram pedidos cancelados. A queda no número de pedidos bate 40% com relação às semanas anteriores do mês de maio. Mais um motivo para você pensar:

“Meu Deus, vou ter prejuízos. Preciso pausar o meu marketing urgente!”

E mais uma vez eu vou te falar:

Nããão! Não faça isso!

Respira fundo e leia o nosso próximo tópico.

Seja verdadeiro

Para começar, seja transparente com o seu cliente. Você não é o único que está sendo afetado pela paralisação nacional, por isso, o consumidor irá entender a situação, desde que ele seja comunicado com antecedência.

A própria coordenadora de área do Correios é quem afirma isso em artigo do E-commmerce Brasil. Segundo ela “Atitudes como comprovar que já tinha informado os consumidores que o prazo seria alterado, por exemplo, ajudam a amenizar [o atraso na entrega]. O lojista precisa agir sempre com sinceridade e transparência”.

Essa é a melhor forma de se prevenir contra eventuais processos do Procon, afinal, o código de defesa do consumidor está valendo e o cliente pode processar lojas com entregas atrasadas. Fique atento ao que diz a legislação!

A nossa dica:

A nossa parceira em tecnologia, openK, também deu algumas orientações voltadas para quem tem e-commerce. Nesse cenário, você também pode explorar as dicas que abordamos mais acima. Pra relembrar:

  • Cuidado com o estilo das postagens;
  • Foque no relacionamento;
  • Deixe seu público informado sobre prazos de entregas e eventuais atrasos;
  • Ofereça pacotes/descontos especiais para compra no período;
  • Consegue investir um pouquinho mais? Seria lindo oferecer o frete grátis também!

Se você tem um e-commerce ou vende seus produtos pela internet, e está com problemas na distribuição, preencha o formulário abaixo para receber um modelo de justificativa e comunique aos seus clientes sobre possíveis atrasos na entrega.


Bom, com essa leitura espero que você esteja mais tranquilo para lidar com a sua comunicação durante a greve dos caminhoneiros. Então, segura aqui na minha mão, não se desespere para pausar as atividades e deixar de lado o seu marketing, seja ele online ou offline! Assim o seu engajamento nos meios digitais se mantém, seus clientes continuam em contato com a sua marca e você sofrerá o mínimo de impacto possível durante e no pós-paralisação.

 

Em caso de outras dúvidas, entre em contato com a gente! A nossa equipe está com gás total (não de combustível, infelizmente, mas de animação) pra te dar todo o suporte possível.

Sobre Natália Nunes

Apaixonada pelo que faz, trabalha com comunicação e marketing digital desde 2009. Hoje é especialista em Mkt Digital, Mkt de Conteúdo e Inbound - é completamente viciada em conhecimento. Seu papel aqui na Cubo é de mestre Yoda ~ mesmo com seu lado gótico negro da força ~ nas estratégias, SEO, SEM e planejamentos certeiros pros clientes.

Confira também

os-melhores-perfis-para-seguir-no-snapchat

Os melhores perfis para seguir no Snapchat

O snapchat é aquela rede social onde as pessoas postam vídeos e fotos que ficam …