Otimize seu site com o Checklist SEO - Cubo Amarelo
Home / Dicas / Otimize seu site com o Checklist SEO
Checklist SEO

Otimize seu site com o Checklist SEO

Muito se fala das estratégias de otimização de sites (SEO) hoje em dia. A batalha por um bom posicionamento nos provedores de busca está cada vez mais acirrada e não é atoa! Uma boa colocação aumenta significantemente seus acessos e, consequentemente, suas conversões.

Mas e aí, Seu site está preparado para entrar nesse páreo?

Antes de mais nada, você sabe o que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de estratégias para tornar o seu site mais amigável aos mecanismos de busca, que leva à melhora do posicionamento nos resultados orgânicos.

Para ficar mais fácil de entender o que é resultado orgânico e resultados pagos, dê uma olhadinha na imagem abaixo:

O que é SEO?

Na parte superior parecem os resultados provenientes de um investimento em Adwords.  Calma! Não vá pensando que é só criar seus anúncios e eles vão aparecer na primeira página. Vários concorrentes de peso dão lances altíssimos nas mesmas palavras-chave, por isso é preciso bolar boas estratégias para entrar nessa luta.

Logo em seguida aparecem os resultados orgânicos, que independem de incentivo financeiro e sim da relevância de seus conteúdos.

Ok, vamos supor que você acabou de criar seu site e quer saber o que fazer agora para otimizá-lo. Trouxe para vocês um checklist fornecido pelo site Click Minded que vai facilitar a sua vida. Mas atenção! Não se preocupe se você não conseguir fazer todos os passos, se conseguir fazer boa parte deles já está ótimo!

Vamos lá:

  1. Crie filtros no seu provedor de e-mail para receber e-mails referentes ao seu website, ou configure um e-mail exclusivo para ele.
  2. Instale o Google Analytics. É importantíssimo mensurar o desempenho!!!
  3. Instale o Google Search Console para monitorar os dados de resultados de pesquisa Google sobre o seu site.
  4. Já instalou o Bing Webmaster Tool? Importantíssimo também!
  5. Se você está usando o WordPress, é recomendável instalar o YOAST SEO. Vai facilitar MUITO a sua vida.
  6. Você já checou o Google Webmaster Tools para ver se existem erros 404 / 500, conteúdos duplicados, títulos faltantes, e outros problemas técnicos? Fique de olho nessas mensagens que o Google te envia.
  7. Use o Browseo para procurar outros erros.
  8. E não se esqueça de usar o Screaming Frog também!
  9. Use o Planejador de Palavras-Chave do Google. Utilize 1 palavra-chave por página e tente começar com a que tiver menos concorrentes
  10. Dê uma olhadinha no perfil de links dos seus concorrentes antes de começar seu link building. Essas ferramentas podem te ajudar: SEO Toolbox, ahrefs, Link Diagnosis, Open Site Explorer or Majestic.
  11. Você está utilizando suas palavras-chave principais na URL?
  12. Suas tags de título possuem 65 caracteres ou menos? Tags maiores que isso serão cortadas nos resultados.
  13. Todas as suas meta descriptions possuem 165 caracteres ou menos? Descrições acima disso serão cortadas nos resultados.
  14. Você utilizou a tag H1? Sua palavra-chave principal está nela? Ela aparece antes de qualquer outra tag (H2, H3, H4…)? Você está usando apenas 1 H1?
  15. Crie conteúdos com pelo menos 100 palavras.
  16. Utilize linguagem informal e sinônimos relacionados à sua palavra-chave.
  17. Suas imagens possuem a tag ALT? Os mecanismos de busca conseguem “ver” a imagem através deste atributo e do nome do arquivo. Tente ser descritivo quando for nomeá-las!
  18. Você está fazendo links internos de forma amigável? Descreva a página que você está linkando no seu texto âncora para, tanto o leitor quanto o mecanismo de busca, entenderem do que se trata.
  19. Você já começou sua otimização off-page consstruindo links externos? Este é o aspecto mais difícil e mais importante do SEO.
  20. Você se certificou que seu site não está produzindo conteúdo duplicado? Utilize o redirecionamento 301, tags canônicas ou utilize o Google Webmaster Tool para consertar qualquer conteúdo duplicado que está sendo indexado, penalizando seu site.
  21. Você está utilizando URLs absolutas no seu código? Algumas plataformas CMS dão essa opção. Use URLs absolutas ao invés da relativa se tiver essa opção.
  22. Já checou a velocidade do seu site com o Google PageSpeed Tools?
  23. Você já criou um sitemap XML e cadastrou no Google e Bing Webmaster Tools? Use o XML-Sitemaps.com ou o Google XML Sitemaps WordPress Plugin.
  24. Crie um arquivo Robots.txt e o cadastre no Google e Bing Webmaster Tools
  25. Você já revogou seu usuário da empresa/site nas grandes redes sociais? Isso ajuda a ganhar as primeiras páginas nos resultados de busca quando buscarem por sua marca.
  26. Seu site é responsivo? Você checou em vários navegadores? Use o BrowserStack para verificar.
  27. Você já criou sua conta nas grandes redes sociais Facebook, Twitter, Linkedin e Google+?
  28. Já usou o SEO Autid Tool para fazer uma dupla checagem em tudo?
  29. Você já verificou todos as ferramentas gratuitas de SEO à sua disposição antes de finalizar este checklist?

Para facilitar esse acompanhamento, disponibilizei essa checklist para você fazer download e guardá-la no seu computador.

Quero fazer Download!

Até breve!

Sobre Ana Paula Takahashi

Diretora de criação, analista de Marketing Digital e japonesa do Paraguay. É workaholic apaixonada por novos desafios, cachorros e coisas Geek. Formada em Publicidade pela ESAMC, Ama loucamente Marketing Digital e procura sempre estar atualizada.

Confira também

Como criar uma lista de palavras-chave

Como criar uma lista de palavras-chave?

A exibição dos seus anúncios para o público certo depende de uma boa estratégia de …