Postar quantos stories por dia pra conseguir um bom engajamento?

Descubra neste texto quantos stories por dia é o mais ideal para o seu negócio e nunca mais sofra sem entender esse tema.
Foto de página inicial de celular IOS com ícone do Instagram em destaque.

Faça um teste agora mesmo: pegue o seu celular e abra o Instagram. A primeira coisa que você vai fazer é rolar pelo feed ou clicar naquela bolinha para ver os Stories? Fiz aqui na agência e apenas dois olham primeiro o feed (mas não vou expor ninguém aqui). Então, se você quer que a sua marca seja vista, já sabe que tem que publicar frequentemente por lá. Mas isso seria postar quantos stories por dia?

Talvez essa seja a pergunta mais complexa de todas, porque muitas vezes parece que estamos andando em uma corda bamba e, se cair de um lado, será esquecido. Agora se cair do outro é inconveniente, então fazemos de tudo para ficar em cima.

Mas afinal, é preciso postar quantos stories por dia? Tem um número mínimo? E o máximo? Além da frequência, tem outras maneiras de aumentar o engajamento nessa função do Instagram?

A gente vai falar sobre isso agora mesmo…

Como funciona o algoritmo do Instagram Stories?

Como funciona o algoritmo do Instagram Stories?

Antes da gente entrar no assunto de postar quantos stories por dia, eu preciso te explicar como os algoritmos do Instagram funcionam. Isso até mesmo para esclarecer várias lendas e maus entendidos que existem por aí sobre o assunto – muito disso por eles mesmos guardarem essa fórmula do engajamento como se fosse a da Coca-Cola.

Mas a gente está aqui para desvendar!

Falando especificamente dos stories, o que acontece é que desde 2017 a entrega das postagens aos seguidores é feita de acordo com a afinidade do público. Os próprios algoritmos da plataforma cuidam para que só quem se interessa pelo conteúdo possa recebê-lo.

Os fatores que temos conhecimento são:

  • Interações recentes: A plataforma analisa as postagens (feed e stories) das últimas semanas para saber se esse espectador está envolvido com a marca. Ainda há uma hierarquia de peso de acordo com o esforço necessário (Curtidas >> Comentários >> Salvar para ler depois >>  Compartilhar);
  • Interações específicas dos Stories: Como estamos falando sobre postar quantos stories por dia, saiba que eles mesmos possuem um peso no engajamento. Quando o usuário pula, você perde pontos. Agora, quando ele volta para ver de novo ou clica na tela (seja o link disponibilizado, responde enquete ou simplesmente “pausa” com o dedo pressionado para ver com mais calma, é contado a seu favor. Dica: respostas nos stories são interações com o seguidor, logo te ajudam bastante; 
  • Perfil de usuário: Vamos supor que você é um varejista de louças para banheiro, mas o seu usuário segue só a sua marca no segmento e todos os outros seguidores são influencers de moda e maquiagem. Para o Instagram, seu conteúdo não é tão relevante assim para esta pessoa específica, portanto, a entrega não vai ser privilegiada; 
  • Seguir/Visitar o seu perfil: Essas duas ações indicam que o usuário viu algum conteúdo seu e se interessou, querendo saber mais sobre a marca. Logo, também vão te alavancar. 

Essas são as principais regras que conhecemos. Mas o que você precisa tirar de todas elas e pensar antes mesmo de decidir postar quantos stories por dia é que quanto mais você engaja com o seu público, mais entrega terá. Simples assim. Não existe hack, não tem como enganar o algoritmo, não existe exploit.

Pensando nessa direção não tem como dar errado! Então podemos seguir com o que você realmente quer saber deste texto.

Só mais um adendo, pode?

A volta do perfil cronológico no Instagram

Se você está conectado no mundo online já viu nesses últimos tempos notícias de que o CEO da rede social, Adam Mosser,i anunciou que as postagens vão voltar a aparecer em ordem cronológica, e não mais por afinidade, com os algoritmos que expliquei ali em cima.

Olha, sinceramente, eu não acredito muito que essa mudança venha a acontecer por agora (por mais que ele tenha dito que a previsão era ainda para esse primeiro semestre). Então, o que eu sugiro é pensar em postar quantos stories por dia levando mesmo em conta os algoritmos.

E vou te explicar o porque:

  • Na verdade, esse não foi um pronunciamento formal. Acontece que ele foi a um congresso e os jornalistas o questionaram sobre os usuários poderem ver suas publicações “sem serem manipulados por algoritmos”. A resposta rápida foi que “eles já estão trabalhando nisso” – um tanto com cara de resposta padrão, não acha? 
  • É preciso entender que o Instagram é uma empresa e sua função é gerar lucro. Hoje, a receita deles vem de anúncios. Se todos que te acompanham vissem a sua postagem, você ia precisar focar seus esforços apenas em conseguir mais seguidores – e os anúncios perderam parte da sua importância.

Aqui na Cubo Amarelo mesmo, quando fazemos o planejamento de conteúdo para redes sociais , além das etapas de construção do post em si, sempre colocamos uma verba para Andressa, da automação de marketing patrocinar alguns posts (mesmo os “rotineiros”, fora de campanhas específicas). Sempre que fazemos isso, os posts seguintes ainda têm uma entrega melhor.

Agora sim, morreu esse assunto e podemos falar de postar quantos stories por dia, que foi o que você procurou aqui…

Direto ao ponto: é preciso postar quantos stories por dia?

Foto de pessoa de costas fazendo um stories, gravando a rua com um táxi e tempo de outono.

Olha, primeiro vamos ao mundo ideal, e depois para o real. Se você me perguntar o que é o “certo”, já vou começar te falando que precisa postar stories todos os dias sim!

O intuito dessa ferramenta é um contato mais próximo e informal com os seguidores, essa relação é como se você quisesse cultivar uma amizade, mas só aparece de vez em quanto – e o pior, quando aparece é para pedir – vender – algo! Chato, não é?

Mas agora, a não ser que você tenha uma equipe de marketing própria para ficar criando conteúdo o tempo todo, isso é quase inalcançável. Eu sei disso, e por isso mesmo que o que sugiro é analisar o perfil da sua conta. Daí sim, pode-se decidir postar quantos stories por dia forem necessários.

Falando lá do varejista de louças para banheiro, a sua operação em si não tem muito o que explicar para ficar fazendo várias postagens/dia. Os produtos não são extremamente diferentes e nem engajam tanto, o portfólio não costuma ser grande e a rotina de trabalho não tem muita novidade – não a ponto de fazer 5, 10 stories/dia, entende?

No caso desta loja, as postagens podem ser mais esporádicas – 5 vezes por semana já está ótimo. Mais que isso pode até cansar o seu usuário. Agora quando falamos de moda ou mesmo uma influencer, a frequência já tem que ser maior – no mínimo 2 por dia.

Mas isso é, para nós, o padrão geral de um e-commerce médio no Brasil. Mas se para você a referência é aprender com os grandes, olha só alguns insights do estudo da Buffer sobre o Instagram Stories.

Tem limite de postagem nos stories?

Na hora de decidir postar quantos stories por dia, já te falei que postar de menos não dá… mas demais também não!

Neste estudo que eu citei, a Buffer analisou mais de 15.000 stories das 200 principais marcas do mundo! Tudo bem que foi em 2019, mas ainda assim dá para termos como um padrão sobre postar quantos stories por dia hoje, em 2022.

De 1 a 7 stories/dia é o ideal

Gráfico feito pela Buffer mostrando o engajamento de stories do Instagram em relação ao número de frames ativos.
Reprodução: Reprodução: Buffer

Se você quer um número concreto, o recomendado é que seja de um a sete – quando a taxa de conclusão (número de pessoas que viram todos eles) está em 70%.

Mas veja bem: isso não quer dizer que 7 seja o limite! Tudo vai depender da sua estratégia e de quanto conteúdo quer entregar. Inclusive, se olhar bem vai perceber que entre 10 e 20 stories juntos ainda tem uma taxa de conclusão acima de 60%, e isso é ótimo, não?

Isso indica que, uma vez que o público se interessou pelo que você está postando, dificilmente vai sair da tela, tendo uma evasão proporcionalmente menor à medida que a quantidade de telas aumenta.

Mas isso não é tudo!

Quanto mais conteúdo, maior o alcance das suas impressões

Gráfico feito pela Buffer mostrando o aumento do alcance de publicações em relação ao número de postagens nos stories.
Reprodução: Buffer

Você quer saber de postar quantos stories por dia justamente para entender como chegar a mais pessoas, certo? Neste ponto, acabamos de falar sobre o que o seu cliente acha… mas o que o Instagram pensa a respeito?

Então, para ele, quanto mais, melhor! O gráfico aponta que, quanto mais stories essas contas postaram em um mesmo dia, o Instagram entrega para mais pessoas.

Juntando dois mais dois, isso significa que quanto mais pessoas com acesso ao seu conteúdo, maior vai ser a sua visualização média por post . Ainda que caia à medida que a quantidade de telas aumenta, o resultado geral é positivo, já que a base é maior. Acho que deu para entender o raciocínio, não é?

Então podemos prosseguir, agora com outras dicas além da resposta de postar quantos stories por dia.

Como criar stories que engajam pessoas?

Até aqui levei este texto com a ideia de que o único problema que você teria seria saber postar quantos stories por dia. Mas reconheço que não podemos partir do pressuposto que todo post é igual. A gente sabe que não é. Inclusive, tem alguns bem ruins.

Então aprenda agora como fazer o certo:

Capriche no primeiro stories

Sabe aquela história de “julgar o livro pela capa” não é? Aqui funciona exatamente assim! Por isso, antes de pensar em postar quantos stories por dia, pense no que vai chamar a atenção do seu seguidor e fazer com que ele veja todos.

Um estudo da Delmondo já constatou isso que todo mundo já sabe: a maior evasão de usuários é no primeiro post. Logo em seguida vem o último.

Gráfico feito da SocialMediaToday que mostra que a maior parte dos usuários saem da publicação no primeiro e último story.
Reprodução: SocialMediaToday

Isso é bem chato, principalmente porque, muitas vezes, os conteúdos nem estão relacionados. Mas é que os posts no stories, para quem está assistindo, sempre vai ser um grande “carrossel”.

Dica: se for postar stories com vários frames, não faça dois no mesmo dia, porque a “capa” do segundo, na verdade vai ser só mais uma imagem no meio de várias outras. Neste caso pode esperar mais um dia.

Então o primeiro post tem que ser brilhante? Mas tenha muito cuidado com ele! Você já deve ter ouvido falar que “vídeos performam melhor no Instagram”. Isso é verdade – com a única exceção de que, ao decidir postar quantos stories por dia, você escolha ele primeiro.

Vou te explicar melhor: esse primeiro frame funciona como uma “capa”. Mas se ela for um GIF ou vídeo, que demora mais para carregar – principalmente com a ótima internet aqui do Brasil – o usuário vai passar pra frente.

Então já sabe: mesmo se o conteúdo for um vídeo, se dê ao trabalho de pedir ao seu diretor de arte para criar uma capa estática de apresentação. Isso vai ajudar bastante na retenção.

Use e abuse das interações!

Estamos aqui para falar de postar quantos stories por dia? Sim, mas também do que estou mencionando desde o início do texto, que é ter um jogo de cintura com o algoritmo do Instagram.

Felizmente, a própria ferramenta já oferece uma gama de stickers que vão dar um ar mais descolado para a sua postagem. Assim, cada vez que o usuário clicar em alguma coisa, é um ponto a mais para a sua credibilidade na plataforma.

Hoje, os principais são:

  • Perguntas: Esse sticker é ótimo para o seu cliente conhecer ainda mais a sua marca porque vai ser você mesmo, ali, respondendo tudo o que eles quiserem saber sobre algum assunto específico. O “bônus” é que, quando há as respostas, uma notificação é enviada para quem fez a pergunta, o que é uma interação quase “automática” com essa pessoa; 
  • Enquetes: Está sem ideia de conteúdo? Deixe que o seu público mesmo te diga o que deseja! Isso é ótimo para saber “qual tipo de produto ou conteúdo vocês mais gostam” ou mesmo pedir feedbacks sobre alguma ação específica, melhorando o seu relacionamento com os clientes.
  • Contagem regressiva: Vai fazer uma live ou lançar uma campanha nova mas está com receio de flopar? É só colocar um cronômetro! Levando isso para a questão de postar quantos stories por dia, ele pode ser o último, com um aviso para marcar a opção “receber lembrete”. Antes disso, faça um reforço para ele entender o porquê é importante para ele estar na “hora H”; 
  • Localização: Pouca gente se atenta a isso, mas posts com localização tem 79% mais engajamento! Parte disso é porque, além do seu público, você também vai aparecer nas pesquisas da região. Como você ainda está caminhando no quesito postar quantos stories por dia, o que eu sugiro aqui é que experimente colocar o seu endereço, bairro e até a cidade. Depois veja qual configuração vai levar mais gente para a sua página ou endereço;
  • CTA: Pode ser que você esteja querendo saber postar quantos stories por dia para poder se conectar mais com o seu público. Mas no fim, o que toda conta comercial quer no Instagram é “vender o seu peixe”. Faça isso, hoje os “links” – antigo “deslize pra cima” está disponível para todo mundo. Leve para sua loja, blog ou o que for. Isso vai ainda dar um ar de conclusão para a sua série. 

Escolha os melhores horários para postar seus Stories

Saber postar quantos stories por dia é essencial. Mas também é importante escolher a melhor hora para fazê-lo. É como se você fosse anunciar na TV – vai escolher a novela das 21h ou o “Corujão”, às 3h da madruga?

Um estudo global da Sprout Social já fez esse mapeamento para você. Os quadradinhos mais escuros são os com maior engajamento:

Gráfico da SproutSocial que mostra os melhores dias e horários para se postar no Instagram.
Reprodução: SproutSocial

Resumindo:

  • Melhores horários: Entre às 10 e 11h da manhã – principalmente às quartas e sextas; 
  • Melhor dia: Quarta-feira
  • Pior dia: Domingo
  • Faixa com melhores engajamentos: Segunda à sexta, das 9h às 17h
  • Faixa com piores engajamentos: Domingos e todos os dias após as 19h e antes das 7h;

Mais que 15 segundos. Tempo é tudo quando falamos de Stories

Foto de página inicial de celular IOS com ícone do Instagram em destaque.

Pegando esse gancho de horários e sua relação com postar quantos stories por dia, a máxima da sua estratégia vai sempre ser o tempo. Mesmo que passe por cima de todas as regras que te apresentei aqui.

Sim, isso mesmo! Os stories fazem sucesso justamente porque o que todo mundo quer é saber o que o outro está fazendo ali, naquela hora. Aqui ele não quer ver uma super produção, quer te conhecer de verdade! A rotina, o que pensa, alguma brincadeira da equipe… Coisas que só acontecem ali, naquela hora, e isso não dá para cronometrar.

Se estiver acontecendo uma confraternização na sua empresa às 19h. Vai esperar até o outro dia às 9h para postar? Vai postar quantos stories por dia sobre essa festa? Vai mostrar todo mundo chegando, com uma foto bem “quadrada” ou mostrar todo mundo descalço e se abraçando? Se a sua empresa for autêntica e é um reflexo do seu público, essa nem será uma questão de desconforto, mas de identificação;

Como fazer figurinhas personalizadas de stories?

Um outro jeito de trazer um ótimo engajamento para a sua marca é criando figurinhas animadas – gifs mesmo. Essas imagens personalizadas podem ser usados nas suas publicações e por outras pessoas também.

Página de busca dos gifs do Instagram mostrando figurinhas animadas da Imunovida.

Foi o que a gente fez para a Imunovida. Figurinhas assim, além de reforçar a marca, também podem ser úteis para outras finalidades, caso elas não sejam específicas e possam ser encontradas através do buscador de Gifs do Instagram.

Para fazer as suas próprias figurinhas, veja o passo a passo:

  • Depois, o Giphy precisa aprovar sua conta antes de você poder subir alguma imagem;
  • Quando o Giphy aprovar sua conta, você pode subir suas criações, sempre em formato .mp4;
  • Subiu os gifs? Lembre-se de colocar as tags. É por meio delas que você e as outras pessoas vão encontrar as figurinhas;
  • O Giphy também pode demorar um pouco até aprovar seus gifs. Uma vez aprovados, eles podem ser encontrados direto pelo Instagram.

O processo leva um tempinho, sendo que para cada aprovação o Giphy pede até 7 dias. Vimos uma ótima dica na Ingage falando sobre o envio de um e-mail para verificação. Vale a pena tentar – lembrando que você vai precisar escrever em inglês.

O que traz mais engajamento, stories com vídeo ou imagem?

Influencers postam vídeos porque vídeos trazem mais engajamento: certo ou errado? Certíssimo! Vídeos realmente são mais eficazes em reter sua audiência nos stories, simples assim.

Veja esse estudo feito pela Social Insider:

Gráfico da Social Insider mostrando a taxa de tap foward entre vídeos e imagens

“Tap foward” é o famoso “passar pra frente”. O engajamento em stories é medido através da quantidade de pessoas que assistiram o conteúdo até o final. Se a pessoa clicou para passar pra frente, ela está dizendo que não se interessou por aquele conteúdo.

Nesse estudo, vemos que os vídeos tiveram uma taxa de tap foward cerca de 10% a menos que as imagens. Isso significa que o vídeo é mais eficaz em reter a informação. A análise foi feita em perfis de todos os tamanhos, de 1 seguidor até 100.00. E, em todos, a média se manteve.

Tem muita gente que posta exatamente o mesmo conteúdo do feed nos stories. Isso não compensa. Primeiro porque você gasta muito mais tempo e trabalho fazendo duas peças e, duas pubicações. Além disso, um vídeo vai fazer sua mensagem ter mais acessos e uma retenção maior.

O melhor é fazer o seguinte: compartilhar sua publicação dos stories no feed. E depois gravar um vídeo rápido explicando o que ela quis dizer.

E falando em vídeo rápido: quantos vídeos postar nos stories? Isso influencia no engajamento?

Quantos vídeos postar nos stories?

A mesma pesquisa da Social Insider também encontrou um dado super bacana: quantas pessoas costumam sair dos seus vídeos nos stories.

Os dados são fascinantes. A pesquisa descobriu que, apesar de 39% da sua audiência sair dos stories entre o primeiro e o terceiro vídeo (considerando vídeos de 15 segundos em cada story), esse número não aumenta do quarto pra frente. Ele diminui.

Ou seja, você faz um vídeo que se divide em 10 stories. Os três primeiros vão ter as maiores taxas de abandono, sendo que essa taxa vai ficando menor a cada novo story.

Isso significa que a sua audiência fiel, que realmente se interessa pelo seu conteúdo, vai te acompanhar até o final, não importando o número de stories que você colocou.

Gráfico da Social Insider mostrando a taxa de saída por número de stories por dia.

Isso nos dá um panorama bem diferente – que engajamento é interessante de ter, realmente. Mas que os stories são parte de uma mídia fugaz, que naturalmente perde engajamento, não importando a qualidade do conteúdo. Quem te acompanha, sempre vai te acompanhar.

Vídeos vencem em engajamento, imagens em alcance – mas por bem pouco

Vamos entender uma coisa aqui: engajamento é quantas pessoas permanecem nos seus stories. Alcance é para quantas pessoas seus stories chegam.

E em relação a alcance, as imagens saem na frente, mas não por muito. Veja o gráfico da Social Insider que prova isso:

Gráfico da Social Insider mostrando o alcance de stories estáticos e vídeos.

A diferença fica ali em cerca de 1% a 2%. Então, se são vídeos ou imagens, não interessa tanto. O importante é que o conteúdo realmente faça sentido para a sua base.

Então é isso. Falando a verdade, saber postar quantos stories por dia ou criar um conteúdo interessante, na maior parte do tempo, não vai fechar nenhuma venda por você. Mas não precisa ficar decepcionado, ele vai trazer algo até mais preciso: criar laços com o seu público.

E uma vez criada essa conexão é que vai ter alguém ali, fechado com você para sempre. Essa lição do que realmente importa em cada canal que só aprendemos com o tempo, mas o Thithi quer te ensinar em pouco mais de 1.000 palavras!

Se estiver aberto a entender, descubra o que você deve e não deve esperar do marketing em redes sociais!

Nos encontramos lá.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

6 comentários em “Postar quantos stories por dia pra conseguir um bom engajamento?”

  1. Achei essa matéria incrível! Transmite originalidade e compromisso. Sem parecer aquela produção de conteúdo genérica e superficial que encontramos pela internet. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!