Buscador de palavras-chave: qual é o melhor do mercado hoje? [2021]

Buscador de palavras-chave é tudo igual? Não mesmo! Veja nossa lista com as características dos principais do mercado e decida qual funciona melhor no seu site.

Não tem outro jeito: se você quer ter relevância no Google, vai precisar ter um bom trabalho com palavras-chave. E não sei se você sabe, mas hoje em dia aparecer no Google deve ser sua maior preocupação no marketing.

Mas imagina ter que adivinhar as palavras-chave que as pessoas usam para pesquisar por produtos e serviços que você vende? Ainda bem que não precisa: os buscadores de palavras-chave facilitam esse processo.

Essas ferramentas funcionam como um sonar que vai mapear onde estão as palavras que concentram os maiores volumes de busca, além da concorrência de cada uma e até seu crescimento em pesquisas no último mês.

No texto de hoje vou fazer um overview com a minha opinião das ferramentas mais conhecidas e usadas no marketing digital. No final a gente conversa sobre o “como” usar, beleza?

Google Keyword Planner

  • Preço: grátis
  • Idioma do suporte: português 
  • Nível de popularidade entre profissionais: astronômica

Só pra deixar bem claro, não vamos ter nenhum ranking nesse texto, beleza? Até porque não tenho nenhuma autoridade para falar que “esse é o buscador de palavras-chave do mundo” o que é melhor ou pior – mas posso contar da minha experiência de cada um deles.

Não poderia começar essa lista se não com o Keyword Planner – ferramenta gratuita que fica dentro do Google Ads. Ele é o mais popular e utilizado por dois motivos simples:

  1. Pra quem quer aparecer no Google, uma ferramenta do próprio Google é a melhor opção;
  2. No fim das contas, todos os outros buscadores de palavras-chave têm como base os dados do KWP. O que vai mudar é a precisão e o “plus” que cada um deles oferece.

Para utilizar não tem muito segredo: você acessa a sua conta no Google Ads e pelo “planejador de palavras-chave” escolhe a opção “descobrir novas palavras-chave”.

captura de tela de como acessar o google Keyword Planner.

Depois é só digitar os termos que você quer e pronto: vai sair a análise dessas palavras e outras correlacionadas – isso é ótimo porque às vezes encontramos algumas palavras bem interessantes que quase ninguém está utilizando.

captura de tela de uma pesquisa por: “agência de marketing digital” utilizando o google Keyword Planner. Nela aparecem dados do termo e palavras relacionadas.

Um ponto bem chato é que essa não é uma plataforma tão democrática assim com quem não faz anúncios pelo Ads.

Isso porque se você não investe no Google Ads, o Keyword Planner só te dá estimativas do volume de pesquisas de cada palavra-chave – 1.000 a 10.000, por exemplo, ao invés de 2.500.

É bem chato, mas fazer o quê?

Ora, ter um embasamento no Keyword Planner e partir dele ir para outro buscador de palavras-chave, claro. É o que (quase) todo mundo faz. Mesmo quem já investe, como a gente. Afinal, oportunidades nunca são demais e vale tudo na missão de criar uma lista de palavras-chaves, certo?

Bom, essa é uma visão mais geral do Keyword Planner, mas se quiser conhecer mais do principal buscador de palavras-chave que temos hoje, sugiro assistir esse vídeo do Thithi. Aqui ele vai te mostrar algumas práticas mais avançadas de interpretação na ferramenta. Olha só:

Ubersuggest

  • Preço: $ USD 12 a 40/mês (plano permanente com pagamento único de $ USD 90)
  • Versão grátis? Sim (limite de 3 pesquisas/dia)
  • Idioma do suporte: português
  • Nível de popularidade entre profissionais: alta

Olha, se tivesse que escolher apenas um único buscador de palavras-chave, o escolhido não seria o Ubersuggest. Mas por que? Ele é ruim? Longe disso. Eu mesmo uso bastante, mas vou te explicar o porquê não recomendo como “exclusivo”.

O Ubersuggest é o mais simples de todos e, entre todos os pagos, é o que tem o preço mais bacana, além que te fornece alguns bons insights de outros sites que estão utilizando a mesma KW. Mas é isso e só.

Eu diria, inclusive, que ele é um bom “buscador de palavras-chave complementar”. Digo, se você tem o termo de cauda curta como “marketing”, ele vai fornecer sugestões com KW mais longas (marketing digital, marketing inbound, marketing em redes sociais e por aí vai).

captura de tela de uma pesquisa por: “agência de marketing digital” utilizando o Ubersuggest. Nela aparecem dados do termo e palavras relacionadas.

Isso é ótimo para encontrar uma ideia de tema de texto para site, mas de modo geral essa falta de flexibilidade (o Keyword Planner chegou a recomendar “agência de influenciadores digitais”, por exemplo) pode ser um problema.
Outro ponto é que às vezes ele sugere algumas coisas… erradas. Colocando a pesquisa por “agência de marketing digital” ele sugeriu complementos como “miami”, “mexico” e “colombia”.

Mas a versão paga realmente faz a diferença nesse buscador de palavras-chave. Ele ganha alguns atributos bem bacanas, como as palavras que você e os seus concorrentes utilizam em comum e diferentes, além de ver quais sites estão fazendo links com eles.

O problema é a precisão. Nesse ponto, ele perde feio para um dos maiores buscadores de palavras-chave do mundo:

SEMRush

  • Preço: $ USD 119  a 449/mês (17% de desconto para planos anuais)
  • Versão grátis? Sim (confira as limitações)
  • Idioma do suporte: português  
  • Nível de popularidade entre profissionais: alta

Já começo falando que o Semrush é a Ferrari dos buscadores de palavras-chave. Ele entrega até mais que o que se espera de uma ferramenta dessas, com muitos profissionais inclusive tendo que fazer os cursos da plataforma para desbloquear todo seu potencial.

Mas se você só quer um carro econômico para ir trabalhar, porque compraria uma Ferrari?

Então o que vai definir entre escolher o Semrush ou outro buscador de palavras-chave é o perfil da sua empresa. Se está fazendo marketing para atacadistas, marketplaces ou qualquer outro desses e-commerces que movimentam milhões, vai fundo.

Agora, se você tem uma loja mais tranquila e não trabalha inbound nem está pretendendo, não vejo a necessidade.

Polêmicas à parte, vamos a tudo o que essa máquina entrega. Mas já adianto que a sua principal arma é saber o que os seus concorrentes estão fazendo:

captura de tela de uma pesquisa por: “agência de marketing digital” utilizando o Semrush. Nela aparecem várias métricas a respeito do termo buscado.
  • Buscador de palavras-chave: de todos, ele é um dos mais precisos. Ele, inclusive, mostra resultados diferentes para desktop e mobile, além de mostrar quais sites estão rankeando no termo que você buscou; 
  • Análise de visitantes: mostra as visitas, perfil de público, e comportamento dos visitantes do site – seu e dos seus concorrentes também; 
  • Backlinks: são os links que referenciam o seu site e/ou dos concorrentes. Ele, inclusive, fornece uma lista com sites para você trabalhar backlinks em seu blog.  Essa ferramenta funciona muito bem para entender o ecossistema que está em torno do seu e-commerce.
  • Mídia display: Você pode também analisar as estratégias e resultados de mídia paga (rede de display) dos seus concorrentes para saber o que mais converte entre os compradores do seu nicho; 
  • Ferramenta de SEO: O maior dos motivos do buscador de palavras-chave é se beneficiar com os resultados que o Marketing de Conteúdo traz, certo? Aqui ele vai além, com mais de 40 funcionalidades de SEO. Entre elas:
    • Lacunas: mostra os backlinks e palavras que seus concorrentes estão performando por característica (orgânico, pago) bem como a performance (fraca, forte). Assim você sabe onde entrar para bater de frente;
    • Tópicos relevantes: assim como quase todos os outros buscadores de palavras-chave, eles também dão sugestões de assuntos com essas KW. Mas vão além: mostram tópicos relevantes e perguntas relacionadas que seu cliente anda fazendo no Google;
    • Writing Assistant: além de um buscador de palavras-chave, ele também é um consultor que atua com estratégias de conteúdo nos bastidores de um blog de sucesso! Ele melhora o seu texto, deixando mais fácil de ler e verifica a qualidade do texto antes de você publicar.
  • Mídias sociais: extrapolando todos os limites dos buscadores ele também dá uma super força no marketing em redes sociais, fazendo o agendamento das suas publicações além de (claro) fornecer relatórios seus e dos seus concorrentes.

Então. O Semrush vale a pena? Claro que vale! Agora a pergunta é: o seu negócio precisa mesmo de todas essas funções? Se sim (e se ver que, calculando o ROI, é viável investir tanto em um buscador de palavras-chave) pode ir sem medo.

Bônus: dois buscadores de palavras-chave para escrever os assuntos do momento

Bom, com essas três sugestões acho que já deu para você entender mais ou menos quais são os perfis de buscadores de palavras-chave que temos. Eles são os únicos? Não! Mas são os melhores representantes de cada um.

Poderia ainda falar do Ahrefs, que é bem parecido com o Semrush ou então do Keyword Tool que entrega um resultado similar ao do Ubersuggest. Mas escolhi usar esse espaço no texto para dar duas dicas que não entregam tantos números e métricas como se espera de um buscador de palavras-chave – no entanto são uma mão na roda para quem quer transformar palavras de cauda curta em longa:

Google Trends

O Google Trends não mostra números exatos como os outros buscadores de palavras-chave que mostrei aqui, mas apresenta o perfil de performance do termo buscado ao longo do tempo (na última hora até 2004).

Para isso, ele pega o dia onde ela fez mais sucesso e amplia a nota “100”, os outros serão proporcionais a ele.

Mas esse não é o ponto mais alto do Google Trends – o que ele faz de melhor é mostrar quais termos os usuários estão digitando e também os assuntos mais comentados pela internet. Isso é ótimo para sempre ter assunto relevante.

captura de tela de uma pesquisa por: “marketing digital” no Google Trends. Nela aparecem sugestões de pesquisas relacionadas e assuntos relacionados ao tema.

AnswerThePublic

Já pensou poder entrar dentro da cabeça da sua persona? Sentir as mesmas dores, motivadores e entender as curiosidades que ela tem? Na minha opinião, é essa a experiência que o AnswerThePublic oferece.

Ao buscar um termo na plataforma, ele lista de forma ilustrada os “o que”, “porque” e “como” que o seu lead pode estar pesquisando agora mesmo no Google. Com ele vai ser bem mais fácil criar um conteúdo onde a sua audiência realmente vai se interessar.

captura de tela de uma pesquisa por: “conteúdo” no AnswerThepublic. Os resultados são mostrados em um esquema circular.

O buscador de palavras-chave você já tem. Mas o que fazer com os resultados?

Com essas sugestões já é possível você fazer um bom trabalho para encontrar as palavras certas que vão ser trabalhadas na sua estratégia de SEO.

Sobre isso, é importante te falar que essas estratégias precisam ir muito além dos conteúdos de blog, como muitos pensam. Essa é uma questão de saúde para o seu negócio, sendo vital pensar nas palavras-chave em todas as páginas do site – da home às de produtos.

Pegando um exemplo dentro dos buscadores de palavras-chave mesmo: veja como o Semrush conseguiu colocar um anúncio melhor posicionado até que a própria SimilarWeb (nem vou falar sobre a alfinetada, ok?):

captura de tela de uma pesquisa no Google por “similarweb”. Nela, o anúncio da Semrush aparece melhor colocado que o da própria empresa.

Isso aconteceu porque, mesmo com os dois pagando pelo anúncio, o Semrush conseguiu uma relevância maior para o termo. Agora, pensando no seu negócio: já imaginou um concorrente seu – com anúncios pagos ou não – conseguir uma posição melhor que a sua? Isso tira toda a credibilidade junto ao cliente.

O segredo é ser estratégico. E essa expertise começa antes mesmo de encontrar um buscador de palavras-chave. Se você tiver mais cinco minutinhos, te conto como fazer. É só acessar o estudo de palavras-chave para sites que o Thithi escreveu.

Até logo!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!