Como fazer um pitch da sua ideia?

Várias pessoas em uma sala de reunião com uma pessoa fazendo um pitch pelo computador.

Você sabe o que é fazer um pitch da sua ideia?

É um processo fundamental para todo criativo, dentro e fora de agências. Basicamente, saindo do inglês publicitariês, o pitch é uma apresentação da sua ideia – mas elaborada de forma impressionante o suficiente para fazê-la passar de primeira.

Se você trabalha na produção criativa em qualquer escala – desde planos de postagens em redes sociais até a organização de uma campanha inteira – vai precisar, em algum momento, apresentar seus planos. E por que não fazer de um jeito organizado, lindo e incrível?

Aliás, essa é a nossa filosofia aqui na Cubo. Como diria o Ogilvy, a publicidade é “a verdade, mas dita de uma forma impressionante”. E é assim que começamos – bora descobrir como fazer um pitch da sua ideia memorável?

1 – Organize todas as informações que você tem

Esse é o primeiro passo pra tudo na vida, né? Organizar o que você tem é fundamental em qualquer tarefa.

Mas pouca gente vai te falar exatamente o que é que você precisa organizar. No caso da sua ideia, esse primeiro passo pode ser entendido até como um “passo zero”.

Esses são os pontos que você precisa considerar para dar estrutura ao que você quer transmitir, além de servirem como pontos fundamentais no seu pitch, quando tudo estiver encaminhado e em produção. É como um super briefing. Veja:

  • Conceito: o que a sua ideia transmite? O que ela está dizendo? Por exemplo: “Somos guerreiros e sempre vamos bater a meta, seja ela qual for”, é um conceito que pode ser expresso por vários tipos de imagens e textos;
  • Tema: agora que você decidiu o conceito, como você quer transmiti-lo? Com elementos de luta de boxe? Corrida? Futebol? Um tema nem sempre é necessário, mas ele é um reforço conceitual e semiótico a mais;
  • Mood board: são quadros criados por designers com referências que ilustram o conceito que você quer transmitir. No exemplo acima, um mood board poderia conter imagens de ringues, treinadores, pôsteres vintage de lutas dos anos 70 etc;
  • Manifesto: faça um texto bem convidativo explicando como o conceito vai ser trabalhado, já com cara de texto publicitário mesmo. Um exemplo: “A luta para alcançar a meta nunca termina. Ela tem muitos rounds e cada um deles é mais difícil que o outro. Nossa campanha mostra o Comercial como o lutador que ele é, sempre encarando o desafio de frente, sem nunca desistir”.

Com esses 4 pontos, você já está pronto para desenvolver suas peças. E olha a coincidência: esse é o assunto do próximo tópico:

Folha com post-its colados e materiais de papelaria em volta.

2 – Desenvolva um MVP do seu pitch

Não importa o tamanho ou finalidade da sua campanha, sempre há um mínimo que você precisa apresentar para “passar” – ou seja, ser aprovado pelo cliente ou seu chefe para o desenvolvimento pesado começar.

Um MVP é exatamente isso – o Produto Mínimo Viável. Agora que você já tem o conceito, tema, mood board e manifesto, já pode começar a produzir suas primeiras peças.

Não faça muitas. Como disse, você só vai precisar de alguns exemplos para transmitir bem sua ideia. Normalmente, a apresentação do pitch da sua ideia precisa conter pelo menos um exemplo de cada peça que a campanha vai ter.

Desenho de uma lâmpada com uma interrogação no meio em folha de papel. Ao lado, lápis e borracha.

Mas e se for uma logo? E se for um posicionamento ou trabalho de branding? Nesse caso, você decide o que é o MVP. Aqui na agência, costumamos entregar assim:

  • Variações da peça: faça pelo menos 3 versões do que você vai apresentar, mostrando toda a paleta de cores;
  • Paleta: especifique todas as cores que você vai utilizar, incluindo código Pantone e hexadecimal;
  • Aplicação: faça algumas aplicações simples, em camisetas, cartões de visita, materiais de papelaria e mídia offline (cartazes, totens e até outdoors);
  • Posts: mostre posts para todas as redes sociais com a aplicação da ideia que você quer mostrar e um texto também.

Parte 3 – Juntando tudo em uma apresentação de pitch

Essa é a parte mais bonita do trabalho. Para fazer um pitch da sua ideia, você precisa de um auxílio visual – um pdf ou power point.

Junte todas essas informações que mostramos até agora e monte uma apresentação linda, de tirar o fôlego, já dentro da identidade visual imaginada para a campanha.

Você vai ver o quanto isso facilita o trabalho de aprovação. Quando você só fala e mostra peças soltas, quem vai aprovar acaba não entendendo tudo e pode reprovar simplesmente por falta de informações.

O Behance é o seu melhor amigo nessa tarefa. Tire inspirações por lá, têm ótimos trabalhos de agências renomadas sendo compartilhados totalmente de graça.

Apresentação do site da Ahorta Brasil, cliente Cubo Amarelo

Olha esse exemplo do Behance da Cubo Amarelo. Para apresentar nossa ideia para o site da Ahorta Brasil e a identidade visual criada pelo Estúdio Farândola, criamos uma apresentação linda. Isso demonstra cuidado, competência e carinho pelo job.

Parte 4 – Fazendo o pitch da sua ideia presencialmente

Essa é a hora da verdade: apresentar sua ideia para uma sala cheia de gente.

Aliás, nem sempre é assim. Pode ser que seja só uma pessoa, mas ainda é importante que você prepare uma apresentação verbal tão boa quanto a visual que você está mostrando.

Nesse momento, calma é a melhor receita. Leve água, coma alguma coisa antes e tire um tempo para ler o projeto e ensaiar na frente do espelho. Você precisa de uma boa cadência, precisa mostrar cada detalhe do que você quer fazer e torcer pelo melhor.

Mas, aqui, algumas outras informações são importantes de transmitir:

  • Como você vai fazer? – Onde sua campanha vai ser veiculada, quando e como. É interessante ter documentos detalhando tudo isso e mencionar na reunião que todo mundo envolvido vai receber um e-mail com o cronograma;
  • Quem são os envolvidos? – Sempre vá para a reunião com as pessoas chave que desenvolveram a ideia. Isso transmite mais confiança, além de te ajudar na hora da explicação;
  • Quais são os custos estimados? – Esse ponto é um detalhe, mas dependendo do escopo do projeto, pode ser fundamental. Se for um evento, por exemplo, e você não falar os custos estimados, vão te perguntar imediatamente.

Passo 5 – Adequando tudo e dando seguimento

O ponto principal desse tópico é simples: sua ideia raramente vai ser aprovada de primeira.

Não se frustre, porque isso é completamente normal. O importante durante a reunião é que você consiga defender a sua ideia de um jeito que demonstre aos envolvidos que o melhor jeito para executá-la é o que você está propondo.

Mas pode ser que algum envolvido realmente saiba um jeito melhor. E é o seu trabalho ouvi-lo.

Converse e debata, mas no fim das contas, quem decide mesmo é o cliente. Anote todas as recomendações, volte para a produção e desenvolva uma nova versão. Mas sempre passando por esses 5 passos de novo.

Várias pessoas sentadas ao redor de uma mesa em reunião.

E aí, viu só que apresentar um pitch da sua ideia criativa não é tão complicado? Dá um pouco de trabalho, mas sério: isso é trabalho? É diversão pura, gente. Pelo menos para os apaixonados por jobs como a gente.

E para facilitar esse processo, só com uma boa gestão de tráfego. Mas isso é assunto para outro texto e outra pessoa, mais qualificada no assunto do que eu. Vai que é sua, Dani!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!