O segredo de uma produção de conteúdo mais eficiente - Cubo Amarelo
Home / Marketing Digital / Marketing de Conteúdo / O segredo de uma produção de conteúdo mais eficiente
produção de conteúdo

O segredo de uma produção de conteúdo mais eficiente

A produção de conteúdo é a função em que se baseia grande parte das estratégias de marketing digital atualmente. Isso é algo que provavelmente você já deve ter notado nas suas rotinas de trabalho!

Se a sua produção de conteúdo está dando resultados, é crucial pensar no próximo passo: fazer com que seu conteúdo sempre funcione bem, em qualquer circunstância e em qualquer job.

Quer saber como atingir esses resultados? Nós temos o segredo, e vamos compartilhá-lo com você neste artigo. Vem com a gente!

Qual é o segredo da produção de conteúdo eficiente?

produção de conteúdo

Como tudo o que fazemos bem, não importa o quão bom você seja na produção de conteúdo, sempre há espaço para melhorar. E no marketing digital, essa melhora se mostra como ótimos resultados ocorrendo com maior frequência. Mas o que isso significa na prática?

Simplesmente que quando você adota uma postura de aperfeiçoamento contínuo dos seus processos, você consegue atender mais clientes, a produção de conteúdo se torna mais criativa e ainda é possível interpretar os resultados dos seus esforços com mais fidelidade, o que, por sua vez, alimenta o ciclo de melhorias nos processos ainda mais.

O segredo em questão é a padronização da produção de conteúdo através do estabelecimento de workflows, ou fluxos de trabalho.

O que é exatamente um workflow?

produção de conteúdo

Colocando em poucas palavras, estabelecer um fluxo de trabalho é padronizar rotinas, ou criar uma sequência lógica de tarefas para atingir um objetivo específico. Assim, a produção de conteúdo é o objetivo, e o fluxo de trabalho são as etapas necessárias para se atingir o resultado.

Estabelecendo um fluxo de trabalho, você reduz o overworking, o que termina por aumentar a produtividade e a criatividade do seu time de escritores.

Assim, as pautas são bem definidas, a escrita é feita com mais embasamento e a revisão é mais precisa, pois há tempo para que todas essas etapas sejam feitas com muita calma e concentração.

Fácil, não é? Mas a maior questão é como fazer um fluxo de trabalho. Não se preocupe, a resposta já está na sua cabeça. Duvida? Continue lendo para saber por que!

Como estabelecer um fluxo de trabalho?

produção de conteúdo

Muito provavelmente você sabe como a produção de conteúdo começa e termina muito bem, só não estabeleceu uma rotina documentada obrigatória, que é, em si, o fluxo de trabalho.

O fluxo de trabalho está baseado em uma padronização lógica de começo, meio e fim. Depois, na repetição desses esforços focada na melhoria contínua.

Veja só como funciona:

Começo: elaboração de pautas

Antes da produção de conteúdo começar, é preciso padronizar a forma com que são produzidas as pautas. Perguntas importantes aqui são: quem produz, como se é produzido e quem as libera.

Estabeleça uma rotina simples de captação de novas pautas, como o processo funciona e o que é necessário observar para a sua liberação. Isso feito, partimos para a segunda fase:

Meio: produção de conteúdo

Aqui, a produção de conteúdo em si é feita, com escritores seguindo o briefing elaborado na primeira etapa.

Também é necessário entender quem revisa esse conteúdo, e quais sao os critérios documentados para o seu ok final.

Fim: publicação e interpretação

Aqui, é necessário definir quem publica o conteúdo e em quais lugares ele é compartilhado, se no Facebook, no Instagram, no Twitter e com qual frequência.

Após esse passo, é importante fazer uma interpretação dos dados usando as ferramentas disponíveis, como o Analytics ou alguma solução de automação de marketing digital.

Usando um fluxo de trabalho na produção de conteúdo, cada uma dessas etapas se torna relativamente independente na criação. Abrindo, assim, espaço para a criatividade e revisões muito mais criteriosas.

Assim, você assume o controle, e não deixa que as demandas controlem você!

Gostou desse artigo? Temos muito mais no nosso blog, só esperando por você. Vai deixar essa passar?

Sobre Thiago Sgobero

Vindo da mesma cidade em que nasceu Drummond, tem no sangue o amor pela linguagem, e no marketing de conteúdo é onde exerce sua paixão sem medo de ser feliz. Com certificação HubSpot de marketing inbound, muita história pra contar e a certeza absoluta de que quem tem boca vai mesmo à Roma, quer transformar o mundo com a força das palavras, principalmente se elas forem palavras-chave.