07 Dicas para não errar ao imprimir arquivo na gráfica.

E aí meu amigo(a) da criação, tudo bem? Você já enviou um arquivo para a gráfica e depois percebeu que na impressão as cores ficaram estranhas, que aquela foto linda do seu folder ficou meio “borrada” e a gráfica ainda “cortou” mais do que devia das bordas? Se enviou o arquivo pronto, saiba que o erro pode ter sido seu! Por isso hoje vamos te dar algumas dicas para você executar antes de enviar o arquivo para a impressão e assim evitar grandes frustrações (e prejuízos) na hora de receber seu impresso, então vamos lá!

 

1. Confira se as imagens possuem qualidade suficiente para impressão.

É importante ressaltar que as cores e tamanhos do monitor não condizem com as reais condições do nosso arquivo, por esse motivo todas as imagens devem ter qualidade mínima entre 266 e 300 dpi para garantir a nitidez da impressão, Imagens menores são responsáveis pelo aspecto serrilhado, ou estourado (borrado).

qualidade da imagem para impressão gráfica

2. Perfil de cores para impressão é cmyk, cuidado com RGB!

Ao finalizar o arquivo não se esqueça de maneira alguma de verificar em seu software de criação, se o perfil de cores está configurado como CMYK, enviar arquivos para impressão no perfil RGB causa distorções de cores inaceitáveis, chegando em alguns casos ser preciso descartar o material.

imagem-para-impressão-correta-cmyk

3. Converta Também as imagens para CMYK.

Mesmo com o a área de trabalho configurada em CMYK, quando importamos imagens para nosso arquivo, elas trazem consigo o perfil de cores nativo da web (RGB) não se esqueça de também converte-las para CMYK e evitar distorções de cores.

4. Os vilões: Sangria, pontos de corte.

Os pontos de corte servem para mostrar para a gráfica onde devem ser realizados os cortes e dobras do seu impresso, e a sangria serve para que na hora do corte não apareça aquelas “bordinhas brancas” no seu material.
É necessário que você deixe pelo menos 5mm de sangria em cada corte, mas isso pode variar de acordo com a gráfica, então não custa nada conferir direto com a sua gráfica de confiança qual o tamanho ideal para cortes e sangria.

imagem-para-impressão-correta-sangria

5. Tamanho das fontes.

Faça impressão do arquivo em tamanho real para conferir se o texto está adequado ao planejado. É comum se deixar enganar pela aparência do monitor e gerar arquivos com textos muito pequenos e ilegíveis.

imagem-para-impressão-correta-fontes

6. Escolha do papel adequado.

Alguns papeis dão aspectos diferentes ao arquivo impresso, tanto na cor, quanto na textura, tendo como resultado tonalidades mais opacas ou mais vividas que o desejado, troque uma ideia com a gráfica sobre o papel ideal para o resultado desejado.

imagem-para-impressão-correta-papeis

7. Boneco e prova de cor.

E sempre que houver cortes especiais ou dobras, faça um boneco manualmente para garantir que o arquivo foi montado da maneira correta.
Não abra mão da prova de cor antes de autorizar a impressão junto à gráfica, a maioria delas fornecem e é crucial, pois apenas nela é possível ver as cores reais do arquivo, e você também já aproveita pra reforçar sobre resolução das imagens, cortes, dobras, etc.

imagem-para-impressão-correta-prova

Não sabe como conferir estes itens do seu arquivo? Acompanhe a gente que em breve vamos ensiná-lo!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!