Seu Photoshop está usando muita memória RAM?

Toda vez que você abre o Photoshop o desempenho do seu computador diminui bastante? Ele deve estar usando muita memória RAM! Antes de gastar dinheiro com hardwares mais poderosos, olha só como você pode alterar as configurações do software para deixá-lo mais leve de acordo com sua usabilidade.

Ajuste o uso de memória

Antes de mais nada, abra seu Photoshop e, no menu superior, clique em Edit (editar) > Preferences (preferências) > Performance (desempenho).

Você pode diminuir o uso da memória através da caixa “Let Photoshop use” (deixar o Photoshop usar), diminuindo o tamanho em MB ou arrastando o seletor. Se o programa apresentar erros de falta de memória RAM basta aumentá-la um pouco.

A Adobe disponibiliza um guia para definir a locação de memória ideal ao vigiar o indicador de eficiência do programa.

Ajuste o uso de memória RAM

 

Ajuste os níveis de cache

Quando você trabalha com imagens de alta definição o Photoshop usa o cache de imagens para acelerar o redesenho. Você consegue imaginar quanta performance o seu computador perde por isso, né? Então vamos aos ajustes!

Três predefinições de cache estão disponíveis na guia de desempenho, escolha a que se adequa ao seu trabalho:

Tall and Thin (Alto e Fino): melhor para editar imagens com dimensões em pixels menores que possuem várias camadas (dezenas a centenas)

Default (Padrão): para imagens intermediárias

Big and Flat (Grande e Plano): para editar imagens com dimensões em pixels maiores (muitas dezenas de centenas de megabytes) e menos camadas.

Ajuste os níveis de cache

Histórico Limite

Sabe quando você erra aquele arquivo e quer dar ctrl+z infinitamente? Até dá, mas consome muita memória. Você pode limitar ou reduzir o número de estados salvos para melhorar o desempenho, basta ir em History State (estados de histórico) e reduzir.

Ajuste dos estados de histórico

Gerencie os discos de trabalho

Por padrão, o Photoshop usa o disco rígido (onde o sistema operacional está instalado) como disco de trabalho principal, mas você pode ajustar isso.

Acesse a guia Scratch Disks (discos de trabalho) e escolha um disco que seja desfragmentado, com bastante espaço e alta velocidade de leitura/ gravação. Isso melhorará bastante o desempenho.

Escolher o disco de trabalho

E aí? Já fez o teste de desempenho do seu computador após essas alterações? Fique à vontade para tirar qualquer tipo de dúvida!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!