5 dicas para não ser enganado por um “especialista” em e-commerce

“Especialista” jamais pode vir entre aspas. Nesse texto te mostramos os principais sinais que deveriam te afastar de um profissional não tão expert assim.
Homem de blazer andando com celular no ouvido em frente a parede rabiscada

Ah, o famoso especialista em e-commerce. Hoje eles estão em todos os lugares, com promessas incríveis de como o que eles fazem vai mudar completamente seu jeito de vender online. E isso da noite pro dia.

Já preciso começar este texto dizendo que não é assim na realidade. Isso não existe. Não há técnicas infalíveis que você faz uma vez e nem fórmula mágica. O que existe de fato é dedicação e conhecimento. Qualquer um que te venda qualquer outra coisa que fuja disso está mentindo.

Que jeito light de começar um texto, hein? Mas é porque é verdade – e é muito necessário te dizer isso desde o início. Hoje, reuni o conhecimento dos experts de verdade aqui da Cubo para te mostrar quais são os principais sinais de que o tal especialista em e-commerce não é o que ele diz ser.

Bora?

1 – O especialista em e-commerce só vende curso

O primeiro ponto pra você ficar de olho: seu “especialista” em e-commerce vende o que? Só curso ou ele tem vendas comprovadas em marketplaces – um portfólio, por assim dizer?

Não que necessariamente alguém que só vende curso está tentando te enganar. Não é isso – e eu já irritei a comunidade vendedora de cursos o suficiente lá no LinkedIn pra te dar essa certeza. A questão é que alguém que só vende cursos e nunca trabalhou em um e-commerce… bem, não é especialista em e-commerces.

Parece simples e realmente é. O interessante de pagar por cursos é poder ter um olhar direto no que o professor ou professora fizeram na sua carreira e como você pode replicar esses resultados. Se essa experiência não existe, o curso em si não existe.

Então tome bastante cuidado. Vai fazer um curso? Considere o SEBRAE ou vá atrás de pessoas que realmente sabem o que estão falando.

Homem usando terno e gravata em escritório minimalista.
“Confie em mim – minha mesa é bonita e eu tenho uma câmera 4K”

2 – É só uma pessoa trabalhando no seu e-commerce

Não feche com nenhum especialista em e-commerce que diz fazer tudo sozinho. Todo o trabalho está na cabeça dessa pessoa? Não tem nenhuma agência dando suporte por trás? Tome bastante cuidado.

Isso é ainda mais importante quando você vai começar seu negócio do zero. Existem várias áreas de atuação dentro do universo dos e-commerce. Pra citar algumas:

Dentre vários outros pontos. Vários mesmo. Criar um e-commerce do zero requer, muitas vezes, uma equipe de profissionais junto com você.

Se o seu especialista em e-commerces diz que faz tudo sozinho, as chances de ele contratar freelancers pagando muito menos do que ele está te cobrando são altas.

Olha, nada contra freelancers (não quero arrumar problemas com mais uma classe), mas você recebe o que você paga. E se o seu especialista não consegue citar um bom parceiro sequer, ele está pagando barato. Então, quem vai receber um serviço mais ou menos é você.

Uma equipe trabalhando e usando computadores ao redor de uma mesa.
“Se você só trabalha comigo, sua mesa nunca vai ficar bagunçada. É ganha-ganha”

3 – Ele não tem padrões e “entrega o que você precisa”

O sucesso de um e-commerce está diretamente relacionado com quantas vezes você escuta a palavra “não”.

Ouvir um não ou vários nãos ao longo do desenvolvimento do seu projeto deve ser desmistificado. Muita gente vem com a expectativa que um profissional de e-commerces ou uma agência especializada vai sempre “dar um jeito”.

Não é bem assim. Existem alguns pontos que não se encaixam no seu negócio. Existem outros que não vão funcionar como você espera. Nesses casos, é preciso saber ouvir.

Se o “especialista” simplesmente diz sim pra tudo e vamos em frente, alguma coisa não está 100% certa e é melhor desconfiar.

Homem com o celular na mão olhando pela janela

Verdadeiros especialistas em e-commerce sabem do que estão falando e vão te informar disso. Você precisa de alguém assim.

Alguém que te diga qual é a quantidade de produtos que você precisa ter na vitrine principal. Como dividir as categorias do melhor jeito, o que considerar para escolher a melhor plataforma de vendas, como implementar seu anti-fraudes, configurar formas de pagamento, envio, etc.

E alguém que, acima de tudo, não deixe você cometer erros. Todo mundo erra – mas o verdadeiro especialista conserta.

4 – Ele não define exatamente quais são os resultados almejados

Meta, OKR, KPI – pode chamar do que você quiser. Aqui, a gente chama de resultado.

E resultado precisa ser compartilhado de uma forma transparente. Sabe como? Tem até uma fórmula que a gente gosta de seguir. É a Regra dos 5:

  1. A definição de que resultados entregar vem antes dos resultados em si;
  2. Se não tiver resultados bons o suficiente pra mostrar, mostre mesmo assim;
  3. Explique como atingimos o resultado;
  4. Mostre como vamos replicar os esforços buscando novos resultados;
  5. Repita.

Tem como ser mais simples que isso? Resultados precisam ser definidos com antecedência pra evitar que o acaso domine sua conversa.

Ou melhor dizendo: você precisa saber se o especialista em e-commerces realmente está trazendo mais vendas. Se as vendas que você está tendo vieram diretamente dele.

Gráfico desenhado em papel quadriculado. Ao redor, há canetas e régua de aço.
“Desenhei esse gráfico pra você, cliente” “Mas quais são os valores? O que você pretende entregar?” “Sim”

5 – Ele te mantém longe de outros fornecedores

Como mencionei ali em cima, ser especialista em e-commerces e montar um e-commerce são duas coisas diferentes. Muito, por sinal.

O trabalho de montar a sua loja online e sua empresa para começar a vender envolve muita gente. E mesmo quando você já está consolidado no mercado, ainda vai precisar de outros fornecedores para te ajudar com demandas pontuais.

O marketing inbound, por exemplo, para ampliar as vendas. Ele também faz? Ué, mas é especialista em e-commerce ou em marketing?

Normalmente, os que não são especialistas em nada dizem que são em tudo. É completamente esperado que você vá procurar outros fornecedores. Se o seu especialistas “não deixa” ou te aconselha a só confiar nele, tá errado.

Bom, lista curta, né? Mas esses 5 passos são só o que você precisa para não cair na conversa de especialistas em e-commerces do pior tipo – os que vêm com aspas.

Agora, se você quiser saber como funciona o trabalho de especialistas de verdade, te convido a conhecer o jeito Cubo Amarelo de trabalhar – transparente, 100% colaborativo e do seu lado pro que você precisar.

A gente se vê!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!