Como as ferramentas de SEO impactam o seu negócio?

Quando eu lembro que:

Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser mais otimista e inspirador, mas eu não posso mentir para você, querido leitor: contra dados não há argumentos.

Muita gente faz conteúdo e cria site sem verificar dados e sem uma estratégia de SEO, ou seja, fadado ao fracasso. 

Vamos relembrar um pouquinho o que é o SEO:

“SEO” é o que mesmo?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em português conhecido como otimização para mecanismos de buscas. Esta palavra, que está inserida dentro do Marketing Digital, tem como principal função ajudar profissionais de marketing a desenvolverem estratégias mais assertivas para alcançar os objetivos e, consequentemente, trazer resultados positivos para as empresas. 

Tudo isso dentro do tráfego orgânico, ou seja, sem investimentos financeiros. Mas como ele funciona? Hoje, vamos te explicar tudo isso e também como ele pode impactar o seu negócio, então vem com a gente!

Porque utilizar o SEO nas estratégias da sua empresa

Qual é o grande segredo para vender? Claro que você precisa ter uma boa estratégia de marketing e persuasão para convencer as pessoas a adquirirem o seu produto. Mas para tudo isso acontecer, sua voz precisa chegar até elas.

E, não adianta tentar forçar a barra: as pessoas não confiam em marcas que não conhecem e com as quais não têm familiaridade. É aí que o SEO entra: ele te ajuda a tornar sua empresa conhecida, e a põe nos buscadores como superior às concorrentes.

Confira abaixo a importância de ter uma estratégia de SEO:

Dados que apontam para a necessidade de SEO

Um dado do site Internet Live Stats, site que integra o Real Time Statistics Project e apresenta dados atualizados em tempo real sobre a utilização da internet em todo o mundo, indica haver uma estimativa de cerca de 3,5 bilhões de pesquisas diárias no Google. A julgar pelo avanço tecnológico e maior democratização do acesso à internet, esse número já deve ser ainda maior atualmente. Ou seja, “todo mundo está no Google”, se tem um lugar que precisa de investimento para fomentar suas vendas é o Google.

Outro dado indica que quase 100% do tráfego das buscas são realizadas na primeira página, já na segunda página o tráfego corresponde a apenas 0,63%. Viu o quanto é importante contar com o SEO para alavancar seus sites, blogs, e conteúdos em geral para que eles alcancem uma alta posição no ranking?

Mas, e aí? Como fazer isso, na prática?

A gente já falou e falou sobre a importância do uso de SEO, e como ele é uma ferramenta indispensável no Inbound Marketing, mas ninguém vive só de teoria, não é mesmo? A grande questão é como colocar as estratégias de SEO em prática.

Não precisa se desesperar, porque aqui na Cubo, se tem uma coisa que gostamos de fazer é te ajudar a melhorar seus resultados no mercado, e tudo isso de uma forma muito simples de entender. Confira algumas dicas de como fazer isso:

Escolha de palavras-chave

Uma das estratégias de SEO mais importantes é a escolha de palavras-chave. A escolha correta delas é a porta para descobrir o seu conteúdo. Mas engana-se quem pensa que as melhores palavras são as que possuem maior volume de busca. 

É preciso lembrar que o propósito do texto é responder com eficiência a pergunta de sua persona. Você não está escrevendo um texto para um jornal em que as mais variadas pessoas irão ler para se informar; apesar de ocorrer isso, não é o propósito dessa estratégia.

O propósito é trazer um fluxo de pessoas realmente interessadas. Você precisa estar focado nas chances reais de ranqueamento e venda.

Use uma ferramenta de busca de palavras-chave, como o Keyword Planner, do Google Ads, gratuita que te ajuda a criar campanhas bem alinhadas e escolher as palavras certas. Vale a pena consultar!

Observar o concorrente

O mercado corporativo é uma verdadeira arena de guerra, onde todos estão competindo por um potencial consumidor, um lead

Mas como já dizia o general de guerra e filósofo Sun Tzu, se você conhecer a si mesmo e ao seu oponente, não há o que temer na disputa.

Seguindo a regra de Sun Tzu você perceberá que uma das grandes estratégias de SEO é observar o conteúdo das empresas concorrentes.

Analisar nos buscadores qual é o nível dos textos que alcançaram a posição 1 do ranking, e a partir dessa pesquisa, fazer o seu próximo texto tendo em mente o que faltou nos conteúdos concorrentes e assim aumentando muito as chances de ranqueamento.

Friendly Mobile

Já ouviu falar desse termo? Se a resposta for não, não se desespere, essa é sua grande chance de estar um passo à frente de seus concorrentes. Continue por aqui e entenda por que essa estratégia é tão importante.

O Friendly Mobile (FM) consiste em medidas que tornam um site acessível, funcional e facilmente lido em dispositivos móveis. Essa ação não é o mesmo que tornar um site responsivo, ou seja, que apenas adapta o tamanho das telas aos dispositivos.

Meninas sorridentes com blusas coloridas mexendo no celular em frente a prédios coloridos
Meninas- Sorrisos- Alegria-Celular

O FM apresenta um texto com tamanho legível, uma boa velocidade do site, conta com uma boa resolução e tamanho das imagens, bom funcionamento de links e botões.

E por que você, caro leitor, deveria investir nessa estratégia?

Simplesmente porque as buscas feitas por smartphones já são superiores às feitas por computadores. O Google então privilegia os sites que contam com Friendly Mobile. Confira os dados a seguir:

Pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) indica que, em 2018, 49% dos brasileiros usaram internet apenas por smartphones, 47% por meio de celular e computador e apenas 4% se conectaram somente pelo computador.

SEO local

Dentre as várias estratégias de SEO que existem, há um tipo de SEO muito específico que não serve para quaisquer tipos de sites ou negócios, o SEO local, e nós vamos te explicar o porquê disso.

Caderno de anotações com capa dura na cor amarelo sobre um caderno espiral com folhas brancas e um lápis de grafite amarelo ao lado.
Caderno de anotações – caderno de espiral

As práticas de SEO local estão totalmente ligadas à questão geográfica. O algoritmo de busca modifica a forma como o Google apresenta os resultados. Sendo assim, há uma série de fatores que fazem com que sua empresa alcance as primeiras posições nesse buscador. 

E isso quer dizer o quê? Quase 100% do tráfego direto para você, então vale a pena investir.

É importante ressaltar que essa estratégia não adianta para qualquer negócio, como e-commerces, por exemplo, pois são lojas que não possuem um ponto físico.

Vantagens do SEO local

O Google sabe sua localização! Isso mesmo! A gente já viu que a maioria dos usuários se conectam pela internet através de dispositivos móveis, um dos recursos desse uso é a informação sobre a localização. Ela auxilia os algoritmos do Google a nos oferecer experiências muito significativas quanto a rotas de carros ou opções próximas que desejamos ir.

Caso você tenha iniciado os trabalhos com sua empresa recentemente, essa também pode ser a ferramenta ideal para você, pois esse recurso ajuda a descobrir novos negócios.

(Com certeza esse tipo de imagem é bem comum para você, né? 

Buscar por uma determinada empresa e já aparecer várias informações sobre ela)

As principais práticas de SEO local são:

  • A acessibilidade do site;
  • Estudo de palavras-chave voltadas à localização a que se refere;
  • Criação de um marketing de conteúdo local;
  • Tem o objetivo é ajudar ao cliente (pensando no Inbound Marketing e depois uma futura venda);
  • Inserir sua empresa no Google Meu Negócio.

Como medir os resultados das estratégias de SEO

O que guia o mundo na atualidade são os dados. Como vimos acima, os dados fundamentam as estratégias, mas, além disso, os dados também nos ajudam a ver se os objetivos foram alcançados. 

Como já dizia Peter Drucker, o pai da administração, “o que pode ser medido, pode ser melhorado. “

O primeiro passo é ter bem delineadas as informações que você pretende analisar. 

E dentro do Marketing Digital existem ferramentas específicas para essas análises. 

Confira algumas:

Site Checker

O Site Checker é uma ferramenta que rastreia e classifica seu site com notas de 0 a 100, fornece relatórios de problemas, e é 100% gratuito.

Basta digitar endereço da URL de seus sites e prontinho!

Bing Webmasters Tools

Para as buscas feitas no Bing pode ser usado o Bing Webmasters Microsoft que indicará a performance de seu site neste motor de busca.

SEO Analyzer

Plataforma de análise de SEO criada por um dos maiores nomes do Marketing digital, Neil Patel.

Site gratuito, e de fácil acesso. Insira a URL que você quer analisar, e aguarde o relatório. 

O relatório fornece as indicações das falhas, e também o passo a passo para a solução das mesmas.

Google Search Console

Google Search Console é uma ferramenta que pode ser usada com o Google Analytics e ela fornece os resultados que o seu site tem apresentado.

Ela também vai mostrar a quantidade de usuários que acessam as páginas e a taxa de rejeição dos conteúdos, bem como a permanência em seu site.

Viu só? O quanto é importante a criação de relatórios de SEO? Agora pensando nisso, não vai dar a bobeira de criar um site sem analisar dados, sem investir em SEO.

Seu negócio tem total capacidade de sucesso se você utilizar todas, todas mesmo, as ferramentas que estão ao seu dispor.

Por isso, como dizia a grande filósofa contemporânea Elza Soares, “Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima!”

Um grande abraço!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!