O que faz um diretor de arte? Preciso de um na minha empresa?

Duas mulheres em frente a uma bancada com um notebook, olhando para ele e conversando.

O que faz um diretor de arte? Aliás, uma pergunta melhor: um diretor de arte, designer ou alguém que cuida principalmente de imagens é indispensável para a sua empresa?

Veja bem, não é o nosso intuito questionar a eficiência de um diretor de arte, apenas entender em quais contextos ele realmente é necessário dentro da sua empresa e em qual momento pode ser viável buscar o auxílio de uma agência.

Existem situações nas quais um diretor de arte in house é simplesmente fundamental. E na maioria dos casos que atendemos, ter o suporte de alguém que entende bastante de direção de arte é muito útil na comunicação agência-empresa.

Já estou me adiantando demais aqui na introdução, acho melhor começar o texto logo. O que faz um diretor de arte e o que ele faria para a sua empresa, caso você decida contratar um?

Vamos descobrir agora!

O que faz um diretor de arte na sua empresa?

Bom, vamos começar falando sobre o que um diretor de arte contratado por você deve fazer, ou seja, quais são suas atribuições e responsabilidades.

Basicamente, o diretor de arte é contratado para suprir suas necessidades em peças para marketing online e offline, comunicação interna, identidade visual da marca e outros serviços relacionados com a manipulação de imagem.

Normalmente, empresas contratam ou designers (mais junior) ou diretores de arte, que têm mais experiência e mais responsabilidades.

Perceba no nome: diretor de arte. O cargo é mais do que um arte finalista, por exemplo, que simplesmente manipula imagens de acordo com briefings passados por outra pessoa, seguindo uma identidade visual que, na teoria, foi desenvolvida por um diretor de arte.

Ou seja, o diretor de arte é responsável por criar os direcionamentos visuais para tudo o que envolva imagem. Normalmente, além de conceber o conceito a ser seguido, o diretor de arte também o executa, seguindo briefings ou não.

É isso o que você deve esperar do que faz um diretor de arte contratado pela sua empresa, nem mais, nem menos. É muito comum que empresas contratem designers, que são focados principalmente na execução e trabalham junto com redatores.

Mas qual é a alternativa terceirizada? O que um diretor de arte em uma agência pode oferecer?

Diretor de arte desenhando fontes em caderno. Na mesa, vemos uma câmera e um notebook.

O que faz um diretor de arte em uma agência que você contrata?

Quando você contrata uma agência, você recebe um pacote inteiro: diretor de arte, estrategista de marketing (seja ele inbound, de conteúdo ou mídias pagas, por exemplo), redatores, revisores e gestor da conta.

Dentro dessa dinâmica, o trabalho de um diretor de arte não muda tanto. Ele ainda é responsável pela coesão da imagem das peças entregues, sejam elas quais forem: para redes sociais, campanhas no Google Ads ou Facebook Ads, e-books e infográficos, outdoors, flyers etc.

A maior diferença é a interação entre a equipe. Em boas agências, os diretores de arte normalmente trabalham em dupla com um redator ou redatora, sendo que o conceito da peça ou da campanha é responsabilidade dos dois ou de um head.

Dentro dessa dinâmica, o redator é responsável por manter a coerência do texto em relação ao conceito definido. E o diretor de arte faz a mesma coisa, mas olhando para o lado da identidade visual.

Tela de notebook com ícones coloridos.

Qual eu devo contratar: uma agência ou um diretor de arte?

Bom, essa pergunta não é tão fácil de responder. Ela está relacionada com vários fatores, incluindo desde sua disponibilidade orçamentária até seus planos de escalar seu marketing e torná-lo mais presente.

Vou separar aqui os principais fatores em mini tópicos para te ajudar a tomar a melhor decisão possível. Vamos lá?

O que é mais barato?

Normalmente, contratar um diretor de arte é mais barato do que contratar uma agência. Mas com um problema: você está contratando só um diretor de arte.

Contratar um diretor de arte não vem com tudo o que uma agência oferece. Não tem redação, não tem revisão e não tem estratégia. Você precisa de pessoas capazes em todas essas frentes para garantir um conteúdo adequado para o seu público-alvo, com objetivos bem definidos.

É aquele caso de que o barato sai caro. Já conhecemos várias pessoas que eram o famoso “faz tudo”: diretor de arte que escreve, cria pautas, faz a estratégia etc. E todas elas sempre dizem a mesma coisa: não dá pra fazer isso tudo e garantir a qualidade do serviço.

O que permite uma produção mais organizada?

Com certeza contratar uma agência. Já explicamos aqui tudo o que faz um diretor de arte, mas tem um outro ponto que precisamos abordar: a organização do trabalho.

Veja, existem várias habilidades no mundo. A do diretor de arte é a de ver o mundo pelos olhos do design. É difícil esperar que esse profissional faça a organização de tudo o que ele precisa fazer do mesmo jeito que é impossível esperar que alguém que trabalhe no RH comece a desenhar.

A agência tem um foco muito maior na gestão dos trabalhos de forma macro, algo muito necessário para garantir entregas de qualidade e dentro de um prazo razoável.

Sem alguém fazendo essa gestão, fica muito difícil organizar todos os aspectos da sua produção e estratégia.

O que tem mais qualidade?

Bom, isso vai depender muito dos seus objetivos. Você pode contratar o melhor diretor de arte para a sua empresa, mas será que ele tem toda a expertise necessária para trabalhar o seu marketing digital?

Isso porque, como expliquei ali em cima, o que um diretor de arte faz está muito relacionado com a peça, com a imagem. A agência faz um trabalho mais holístico e completo, com conceituação de campanhas e estratégias feitas de forma conjunta para alcançar os seus objetivos.

Outro fator muito importante na qualidade é o resultado esperado. Um diretor de arte está, na maior parte do tempo, muito mais preocupado com o visual da peça. Do mesmo jeito que um redator olha principalmente para o texto.

É mais do que estar ou não bonito. A qualidade se expressa nos resultados que aquele esforço trouxe. E isso só é possível de garantir com um time que não só executa, mas planeja e traça estratégias para alcançar um determinado objetivo, algo que a agência já oferece naturalmente.

Tela de iMac com variações de artes de aplicativos.

Ainda estou muito indeciso! Será que um diretor de arte é o melhor para a minha empresa?

Olha, vou colocar em termos menos técnicos para te ajudar na escolha:

  • Contratar um diretor de arte requer muita organização e a contratação de mais pessoas, pelo menos para o texto e estratégia. Sem isso, não é possível garantir bons resultados;
  • Contratar uma agência pode ser um investimento maior (ou não, dependendo do plano que você escolhe), mas dá resultados mais garantidos – além de entregas dentro do prazo e menos dor de cabeça. A peça simplesmente chega e pronto.

O trabalho de um Diretor de Arte, designer, videomaker ou qualquer pessoa que manipule imagens precisa de apoio estratégico para dar certo. Então é muito bacana ter um time apoiando para que você consiga explorar todo o potencial desse profissional.

E o ditado aqui na Cubo cabe muito bem nessa situação: todo o resultado que você poderia ter e não tem é prejuízo.

Por isso, antes de fazer a contratação de um diretor de arte, é interessante pensar quais são os seus objetivos com o trabalho que ele vai desempenhar na sua empresa. O alinhamento de expectativas aqui é essencial!

Qualquer dúvida sobre o assunto, converse com a gente antes! Estamos disponíveis e só esperando seu contato, beleza?

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!