O que é Marketing Conversacional e como implementar ele no seu negócio

Você já está cansado de saber que sem um bom marketing fica muito difícil competir no mercado. Desse modo, é preciso se manter atualizado para não perder nenhuma novidade do meio.  Pensando nisso, nós vamos falar hoje sobre Marketing Conversacional no seu negócio, uma estratégia de Inbound Marketing com tecnologia de ponta que humaniza a comunicação com o cliente.

A tecnologia conversacional, bem aplicada, gera engajamento, interação, conversão e consequentemente, vendas, que é o objetivo de nossas ações.

Você não quer ficar em desvantagem em relação aos seus concorrentes, né? 

Então, continue por aqui e aprenda a implementar essa tecnologia em sua empresa.

Diálogo, sim ou claro?

Casal com expressão otimista indicam com o dedo um balão de diálogo representando o marketing conversacional
Mulher-homem-dedos indicando-balões de conversa-otimistas

Quantos relacionamentos amorosos você conhece que chegaram ao fim pela falta de diálogo?  Ou pessoas que se afastaram para sempre, devido a um problema muito simples de ser resolvido que não foi conversado e nem discutido?

Esse é um grande problema que afeta as relações humanas, a falta de diálogo. Quando não há comunicação, a tendência é o fracasso.  

Você não quer que aconteça isso com o seu negócio, né? Então, invista no conversacional!

A comunicação com o cliente evita os “murros em ponta de faca”, uma vez que a empresa não precisa deduzir ou supor o que o cliente quer, pois a comunicação atende à necessidade e às expectativas do cliente, além do feedback que você recebe que passa a determinar suas ações, saindo do lugar de achismo e apresentando soluções reais e efetivas.

Assim, você economiza tempo e dinheiro, fornecendo ao cliente exatamente o que ele quer, ou seja, conteúdo útil e relevante.

Todavia, há quem não se esforça em conhecer mais a fundo as estratégias que podem (e vão) alavancar o seu negócio, os famosos céticos, não é seu caso, né?

Quanto mais pessoal a comunicação, melhores serão os resultados. Porque o diálogo faz com que o cliente se sinta ouvido e importante.

Por isso, o marketing conversacional é a jogada de mestre.

E no próximo tópico, vamos detalhar para você, para não restar dúvida quanto a isso! Confira!

Uma das principais tendências do marketing digital, o Marketing Conversacional, é uma estratégia que tem por objetivo a comunicação personalizada e em tempo real com o cliente. E como isso é feito? Arrasta pra baixo!

Ferramentas do Marketing Conversacional

O Marketing conversacional é a evolução natural da comunicação com o cliente possibilitada pela tecnologia.

Robô segura um tablet com algumas pastas no fundo da imagem, representando a tecnologia no marketing conversacional
Robô-Tablet- tecnologia

Alt: Robô segura um tablet com algumas pastas no fundo da imagem, representando a tecnologia.

Essa comunicação é feita de forma mais natural e humanizada com soluções personalizadas para as demandas do cliente através de chatbots, redes sociais, mensagens e e-mails interativos, que são as ferramentas do marketing conversacional.

Chatbots

Como o próprio nome indica, é uma conversa com um robô. São algoritmos que imitam uma conversa humana. Podem ser usados no chat de WhatsApp, assistente virtual, redes sociais e site da empresa. O cliente pergunta e as respostas são fornecidas por meio de uma inteligência artificial ou respostas pré-programadas.

Automação de diálogos nas redes sociais

Como já falamos, o WhatsApp é um dos meios em que é possível automatizar a comunicação com os clientes, mas não só o WhatsApp, como Instagram e Facebook Messenger também.

E-Mails interativos

Os e-mails interativos se valem de perguntas e respostas em conversas personalizadas e geralmente direcionam a um chatbot.

Assistente virtual de voz

São programas de computadores que buscam auxiliar e fornecer respostas objetivas para as perguntas que lhe são feitas. Embora pareça óbvio, tem muita gente que ainda não sabe o quanto essa ferramenta é necessária, se valendo de uma interação mais natural e humanizada, tendo como interface a voz.

Sobre as Características e os Benefícios

Com tudo o que falamos até aqui, já deu para ter uma ideia de algumas características principais do Marketing Conversacional, né? Mas, isso não é tudo. 

Confira uma listinha que preparamos sobre as maiores (e melhores) qualidades dessa estratégia:

Características

  • 1. Personalizado: As respostas oferecidas são de acordo com as perguntas do cliente, portanto, personalizadas.
  • 2. Automatizado: Ou seja, corresponde ao uso de Inteligência Artificial.
  • 3. Pessoal: O contato é mais próximo com o cliente, fazendo com que ele se sinta mais confortável e tenha seus anseios ouvidos.
  • 4. Humanizado: O cliente sente que realmente está conversando com uma pessoa.
  • 5. Fácil aplicação: Para implementar o Marketing Conversacional é só preciso seguir alguns passos (que vamos explicar no próximo tópico)
  • 6. Econômico: O Marketing conversacional evita que você gaste dinheiro desnecessariamente com campanhas que não fazem sentido pro seu cliente.

Benefícios

  • Aumento de leads qualificados: Esse modelo de marketing por meio de sua assertividade atinge aos leads ideais, os que realmente têm interesse em seu produto.
  • Aumento de vendas: Com a maior conversão de leads, uma consequência óbvia é o aumento de suas vendas, também. A proximidade permite a recomendação de produtos específicos que atendam às necessidades dos clientes.
  • Diminui os custos do atendimento ao cliente: A automatização permite que a empresa não gaste muito com várias contratações para que atendimento e suporte ao cliente sejam efetivos. O uso da Inteligência Artificial consegue lidar com várias demandas e fornecer respostas rápidas e específicas ao lead.
  • Economia de tempo: A economia é tanto para o cliente quanto para a empresa. Primeiro porque o programa instalado responde instantaneamente. Isso poupa tempo de espera do cliente e tempo de trabalho que pode ser direcionado a outras funções, no caso dos funcionários.

Agora que você conhece as características e os benefícios dessa estratégia, que tal a gente aprender a implementar?

Sobre a Implementação da Metodologia 

A primeira questão a ser analisada é: quais são os objetivos dessa implementação?  Melhorar a experiência do cliente, atrair mais leads, ou diminuir custos da empresa?

Homem em uma empresa está com papéis nas mãos sorrindo. Monitor com imagem de gráficos, para analisar a implementação do marketing conversacional
Homens- gráficos- papéis- sorriso-otimista

Tendo as metas bem estabelecidas, os próximos passos são: escolher as ferramentas ideais, onde serão aplicadas e qual será o modelo da conversação!

  1. Escolha a plataforma em que o chat será inserido: Whatsapp, Facebook, Instagram, site, slack;
  1. Escolha a plataforma de chatbot que mais te agrada, há uma série de outras opções pagas e gratuitas, conforme sua preferência e necessidade como o Bolpress, Tars e ManyChat;
  1. Crie seu chat, inserindo alguns conhecimentos e as respostas automáticas;
  1. Inclua o chatbot em seu site;
  1. Insira o código de seu chatbot que será fornecido pela própria plataforma de chat. Provavelmente, o código será um trecho de JavaScript;
  1. Não se esqueça de testar o chat;
  1. Meça os resultados dessa implementação.

Mas, e aí? Tá esperando o que para investir no marketing conversacional? Chega de achismos e de ficar em desvantagem em relação aos seus concorrentes.

A Cubo assume o compromisso de te deixar por dentro de tudo o que ocorre no mundo do marketing. Contudo, queremos saber de você?  Assume o compromisso de avançar em melhorias para seu negócio? Não perca mais tempo, corra pro nosso site e solicite a nossa ajuda!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!