Como fazer uma campanha de marketing criativa?

Entender como fazer uma campanha de marketing é um exercício que passa por formato + orçamento + criatividade. Saiba mais no texto.
Pessoa escrevendo em quadro branco com caneta preta. A palavra “audience” está escrita com setas ao seu redor.

A pergunta “como fazer uma campanha de marketing” tem muitas respostas. Por mais que toda campanha passe por etapas similares, elas tem algumas variações bem sutis entre si – no planejamento, na execução e nos resultados também.

Mas essas diferenças são do dia a dia do trabalho, específicas para cada ação. A estrutura de várias campanhas – desde as mais elaboradas até as mais simples – passa por um esqueleto que pode ser (e é) reaproveitado.

Esse esqueleto é o que você vai encontrar no texto de hoje. Vou te mostrar como fazer uma campanha de marketing com agilidade sem comprometer o ingrediente principal: a criatividade.

Começando agora. Já.

Definição de campanha de marketing

Uma campanha de marketing é basicamente um esforço colaborativo para comunicar algo sobre a marca sendo trabalhada para um público, com um retorno de investimento esperado em:

Dentre outras formas de se obter algo de valor em troca do que você investe na sua campanha de marketing.

Essa é a definição clássica, formalizada por Claude Hopkins em 1922 no seu livro Scientific Advertising. Pode confiar no Hopkins – ele foi responsável até por definir nossas rotinas de escovação dental.

Propaganda antiga da Palmolive.
Também por salvar a Palmolive do limbo com as suas propagandas antigas.

Uma campanha de marketing busca trazer atenção para o lançamento de um novo produto, por exemplo, ou fortalecer um produto já existente. Também pode focar apenas na marca, na sua relação com a sociedade, ou na sua qualidade como um todo.

Melhor dizendo: uma campanha de marketing é a estratégia que define qual é o esforço a ser desprendido para divulgar um produto, marca ou funcionalidade.

E isso pode ser qualquer ação, para qualquer produto, em qualquer empresa. O formato, a aparência das campanhas de marketing dependem do que está sendo comunicado e pra quem.

E falando nisso, vamos já começar com o primeiro passo de como fazer uma campanha de marketing: a conceituação.

O que é o conceito de uma campanha de marketing?

O conceito é o que a campanha quer transmitir na sua forma mais simples.

Vamos pegar um cliente nosso como exemplo, a Asseptgel. Nós criamos e alimentamos seu blog, com tudo o que todo mundo precisa saber sobre o álcool em gel. Hoje, no mundo pós pandemia, isso é extremamente importante.

O trabalho de criar o blog e criar conteúdo semanal é uma campanha de marketing, que já vem rodando há dois anos. E os resultados são os números crescentes em tráfego orgânico para o site da Asseptgel.

Mas e o conceito? Simples: ajudar pessoas a usar meus produtos com segurança através da informação. O blog é um canal de comunicação direto entre o consumidor final e os profissionais da Start Química.

Para entender como fazer uma campanha de marketing, primeiro você precisa entender sobre a conceituação. Esse é um trabalho de síntese: você precisa colocar, em poucas palavras, o que sua campanha vai fazer, ou quais sentimentos ela vai abordar. Ou ambos.

Lâmpada redonda de Led em varal com várias outras.

Como fazer uma campanha de marketing criativa?

Agora, vamos pro esqueleto da estrutura de uma campanha de marketing.

Lembra que lá no começo eu mencionei que você não pode perder a criatividade como norte nunca? É aqui que você vai colocar essa preocupação à prova.

Como fazer uma campanha de marketing é um trabalho colaborativo, é muito importante que todos esses passos que eu vou te apresentar agora sejam sempre democráticos e que levem para um resultado final original e diferente.

E isso não quer dizer o conceito, viu? Pegue todas as campanhas de marketing dos últimos 30 anos dos mais variados bancos e veja o que eles transmitem: basicamente a mesma coisa. Uma vida com segurança, um futuro melhor.

A execução é que faz toda a diferença. Mas já estou me adiantando. Veja o passo a passo de como fazer uma campanha de marketing criativa:

1 – Entendendo o orçamento

Quanto sua empresa está disposta a investir em uma campanha de marketing? Isso faz toda a diferença na criatividade e na execução da campanha também.

Uma campanha com um orçamento reduzido exige mídias menos tradicionais e que requerem, além de um conhecimento profundo de como elas funcionam, uma mensagem que se adequa ao seu formato.

Com o orçamento pré definido, você consegue entender onde lançar a campanha e já começa seu desenvolvimento com isso em mente, inclusive alocando as pessoas corretas para o time que vai desenvolvê-la.

Normalmente, as maiores empresas tendem a investir de 10% a 15% do seu faturamento bruto em marketing mensalmente. Se você investe menos, considere atingir esse valor durante a sua campanha de marketing, e à partir daí, planeje as mídias de divulgação.

E falando nelas…

2 – Pra quem divulgar sua campanha de marketing

Onde seu público está? Se você já tem isso definido, esse passo é mais fácil: divulgue lá.

Se você ainda não sabe, é hora de conduzir um estudo pra entender onde é mais interessante fazer essa divulgação.

E olha, não estou falando daquelas pesquisas de mercado ultra competitivas. Estou falando de uma busca mais simples, que você faz aí na sua empresa mesmo, usando Facebook, Instagram, Twitter, Google e algumas informações demográficas.

Pessoas caminhando em uma faixa de pedestres

O importante aqui é entender quem já compra de você. Faça sua pesquisa usando como base sua base de consumidores que já está comprando. Dê uma olhada no cadastro da sua empresa e faça uma média de:

  • Idade dos seus clientes;
  • Porcentagem de homens e mulheres;
  • Onde eles moram;
  • O quanto eles costumam gastar nas compras com você;
  • Quais produtos eles costumam comprar.

Com esses 5 pontos, você entende seu cliente muito melhor. E usando as redes sociais (fazendo uma pesquisa por hashtags e por grupos do Facebook), você entende como, quando e com quem ele se comunica.

A partir daí, é só você configurar seu Google Ads ou Facebook Ads de acordo com os dados que você encontrou e pronto: você já sabe onde divulgar sua campanha de marketing. Agora vamos falar do como.

3 – Como divulgar uma campanha de marketing?

Existem alguns recursos fundamentais na divulgação de uma campanha de marketing que não podem ser deixados de lado.

Os canais disponíveis são um deles. Existem vários tipos de campanhas de marketing, cada uma com um canal de preferência diferente. Alguns focam apenas no digital, alguns vão para a mídia física, outros para a TV e aí por diante.

O que define onde você vai divulgar uma campanha de marketing é o seu orçamento e o seu público. Os canais mais utilizados são:

  • Divulgação de conteúdo: Medium, YouTube, Twitch e portais de notícias através do Dino;
  • Divulgação física de ações: televisão, outdoors, flyers, marketing de guerrilha;
  • Divulgação digital: Google Ads (rede de display e rede de pesquisas), Facebook Ads, e-mail marketing.

Essas ferramentas são as mais utilizadas na hora de fazer uma campanha de marketing digital rodar.

4 – Elaborando o criativo da campanha de marketing

Essa é a parte mais bacana – é nesse momento que redatores e diretores de arte se juntam para trazer a campanha à vida.

Esse é um momento muito delicado na campanha. Aqui, todos esses três pontos já precisam estar muito bem definidos e formalizados em um briefing.

O criativo da sua campanha precisa levar essas informações em conta e fazer um pouco a mais: com criatividade, mostrar as vantagens do que você está oferecendo. Mostrar como o que você está oferecendo vai ter um impacto positivo na vida do seu cliente.

O formato é um ponto importantíssimo, pois é ele que define o que você pode fazer na sua campanha. Se você vai trabalhar com YouTube Ads, por exemplo, sua mensagem precisa ser diferente – cativar o cliente nos 5 primeiros segundos do seu vídeo, antes que a opção de pular apareça.

Se você vai focar no Google Ads, cada peça da rede de display tem um tamanho diferente. Arte e texto precisam trabalhar juntos para solucionar essa limitação.

Como se manter criativo ao fazer uma campanha de marketing?

Hoje em dia a máxima “nada se cria, tudo se transforma” está mais verdadeira do que nunca. Mas há muito espaço pra ser original.

O que eu te recomendo é desenvolver a campanha pouco a pouco. Pense primeiro no orçamento, depois nos formatos, e no que é possível divulgar. Pense em parcerias, em convidados, vá resolvendo a logística primeiro.

E depois foque no criativo. Por que?

Simples: porque juntos, formato + o benefício único (seu UPS, sigla para unique sales proposition), é o que vão te possibilitar a fazer algo 100% original e criativo.

Veja esse exemplo:

Sacola de papel Kraft com a logo da campanha “Unfinished Burgers” impresso em tinta vermelha. Há um post-it com “Mr. Jules” escrito.

A Heinz lançou, em março de 2022, a campanha “Termina o Burger” (unfinished burgers no original). Basicamente, ela lançou, através do YouTube, redes sociais e influencers, uma campanha para que Hollywood deixe seus personagens terminarem os hambúrgueres que eles comem nos filmes.

Formato + benefício único (eles não terminam porque não tinha Heinz… agora tem) definindo a campanha, que é única e completamente original.

Veja outro exemplo:

Foto dos integrantes do BBB comendo hambúrguer do McDonalds.
Vídeo: Globoplay. Veja na íntegra

O McDonald’s, com um orçamento pra lá de milhões, não só comprou uma cota premium no BBB para um VT bacana durante a exibição do programa como usou a filmagem para fazer um comercial de TV.

Mais uma vez: orçamento + formato + benefício único (todo mundo ama muito tudo isso).

Se você se mantém fiel ao seu público, ao seu formato e ao que você está oferecendo, sua campanha de marketing sempre vai ter cara de única e original. E muitas vezes, você nem precisa ser 100% inovador. Só dar uma abordagem diferente para algo que já é feito normalmente.

Pessoa escrevendo uma lista em um bloco de notas quadriculado.

Bom, o papo de hoje fica por aqui. Espero que vocês tenham gostado!

Me responde aqui rapidinho: você sabe se a sua empresa consegue fazer esse trabalho de lançamento de uma campanha?

Está tudo bem não ter 100% de certeza. Eu tenho um material aqui que vai tirar a prova agora, em meia horinha: é o e-book Ter ou Não Ter Agência de Marketing Digital?

Nele, através de um sistema de pontuação simples, você entende se você precisa terceirizar esse serviço ou se a sua empresa consegue internalizar esse trabalho.

Baixe aí que compensa saber. A gente se vê lá. Um abraço!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!