Em que momento vem o estudo de palavras-chave para um site? A resposta curta: muito antes de escrever a primeira linha do texto.
A resposta longa? A mesma coisa: antes de você pensar em escrever qualquer conteúdo para o seu site, é necessário criar uma lista de palavras-chave iniciais que vão não só guiar o texto, mas garantir que você apareça nos buscadores com agilidade e para os termos certos.
E esse trabalho, por mais intimidador que possa parecer, não é nada de outro mundo. Só toma um pouco de tempo e requer um conhecimento prévio.
O tempo é com você. O conhecimento você vai ter agora! Leia o texto e veja você mesmo como fazer um estudo de palavras-chave para sites em 5 passos super simples. Vamos lá?
Passo 1 – Identificando termos organizadores
Imagine que seu site já está no ar. E pode ser qualquer site: um e-commerce, site institucional, portal de notícias, qualquer coisa.
Agora pense: como você acha que as pessoas vão procurar pelo seu site? E como você quer que elas o encontrem?
Essa pergunta normalmente tem as seguintes respostas:
- Quero aparecer no Google para pessoas procurando o nome da minha empresa;
- Quero aparecer para pessoas procurando produtos relacionados;
- Também para conteúdo relacionado à minha marca no blog;
- E, claro, para pessoas com dúvidas sobre produtos e serviços que eu ofereço.
Esses são os objetivos da indexação para qualquer site. Os básicos, pelo menos. Nessa primeira etapa, você não vai pesquisar nada nem usar nenhuma outra ferramenta que não seja sua imaginação.

Pegue um caderno ou abra um bloco de notas e anote termos de pesquisas relacionados a esses objetivos. Pode inventar mesmo! Depois, nos próximos passos, vamos formalizá-los com a ferramenta do Google.
Faça algo mais ou menos assim:
- Nome da minha empresa: Cubo Amarelo, Cubo Amarelo marketing, Agência Cubo Amarelo, Cubo Amarelo Uberlândia, Cubo Amarelo marketing digital;
- Produtos relacionados: marketing de conteúdo, marketing digital, agência de marketing digital, agência de publicidade em Uberlândia;
- Conteúdo relacionado e dúvidas sobre produtos e serviços: como fazer um site? Como criar um blog? Contratar redator freelancer vale a pena? Quais os serviços de uma agência de marketing digital?
Viu só que fácil? Nessa etapa, você só vai pensar em termos básicos para começar a buscar suas palavras-chave. Nas próximas, você poderá encontrá-las via Google Keyword Planner.
2 – Acesse o Planejador de Palavras-Chave do Google
Com esses termos na mão, você vai conseguir fazer uma pesquisa mais aprofundada pelo Planejador de Palavras-Chave, uma ferramenta oferecida pelo Google através da plataforma Google Ads.
Não precisa necessariamente fazer nenhum anúncio, ok? Você só vai precisar criar uma conta no Google Ads ou vincular ao Gmail na plataforma. Quando fizer isso, essa é a página inicial que você vai ver:

Agora é só clicar em “Pesquisar” no menu superior e escrever “Planejador de Palavras-Chave”. Você vai cair nessa página aqui:

Agora, é só clicar em “Descobrir novas palavras-chave”. Você vai ser redirecionado para essa página aqui:

É agora que você realmente faz o estudo de palavras-chave para o site. O sistema do planejador funciona através de sugestões. Coloque os termos que você identificou, um grupo de cada vez. Algo mais ou menos assim:

Assim que você tiver um grupo, é só clicar em “Ver Resultados”. E agora é a parte mais densa: encontrando suas verdadeiras palavras-chave para o site.
3 – Encontrando as palavras-chave para o site via Keyword Planner
Assim que você clicar em “Ver Resultados” no Planejador, você vai cair nessa tela aqui:

Parece difícil? Mas só parece. Com o tempo e costume (algo que vai acontecer usando frequentemente a ferramenta), você decifra tudo.
Basicamente, você precisa entender três coisas. Ali em cima, em “palavras-chave que você forneceu”, você terá acesso às estatísticas dos termos que você imaginou. Alguns deles vão sair do mundo da imaginação e ser confirmados pela ferramenta como palavras-chave viáveis para o site.
Embaixo, na parte de “ideias de palavras-chave”, é onde está o ouro. Com base nos termos que você forneceu – aqueles imaginários mesmo – você recebe ideias de palavras-chave novas. É só escolher as melhores levando em consideração:
- O quanto elas estão de acordo com os seus objetivos iniciais do passo 1;
- A concorrência, que deve ser baixa ou média;
- A quantidade de visitas, que preferencialmente deve ser maior que mil.
Já está encontrando suas palavras-chave? Então agora vamos para o quarto passo: quantas palavras-chave para o site você precisa?
4 – Escolhendo o número ideal de palavras-chave para o site
As palavras-chave normalmente devem compor 1% do seu texto. Melhor dizendo: cada palavra-chave precisa aparecer com uma densidade de 1% ao longo da copy e em posições de destaque na página.
Mas o que isso significa? Bem simples:
- Se o seu texto em determinada página tem 700 palavras, cada palavra-chave escolhida precisa aparecer 7 vezes;
- As palavras-chave (especialmente as principais) devem aparecer em pelo menos um H1 e um H2.
Isso para o texto em geral de cada página, ok? Então, se você trabalha com um e-commerce, cada página de produto precisa ter uma palavra-chave principal e outras secundárias. Elas precisam estar em 1% do texto e nessas posições de destaque – header 1 e header 2.

Infelizmente, a resposta para a quantidade ideal de palavras-chave no seu site é um sólido depende. Quantas páginas você tem?
A quantidade de palavras-chave vai ser ditada pela quantidade de texto. Em uma página com pouco texto, é impossível colocar muitas palavras-chave sem comprometer a leitura.
O que eu costumo fazer é trabalhar com um mínimo de 5 palavras-chave por página. Se seu texto estiver maior em uma ou outra, você tem espaço para acrescentar mais.
5 – E onde eu guardo as palavras-chave do site?
Último tópico! Que beleza, se você leu até aqui (espero que sim, hein?), esses passos já são mais do que o suficiente pra você ter uma lista bem grande de keywords.
Mas como guardá-las para verificar mudanças na concorrência e oscilações no tráfego que elas geram? E também para documentar e mostrá-las para os stakeholders do projeto?
Existem vários métodos. Vou te mostrar três, indo do mais rápido até o mais eficaz. Veja:
- Para quem tem pressa: na hora que você escrever o conteúdo de cada página, coloque as palavras-chave usadas no documento mesmo;
- Para quem quer um ótimo trabalho: coloque todas as suas palavras-chave em uma planilha e separe as que você usou das que você apenas encontrou com alguma formatação diferente;
- Para quem quer fazer como os profissionais: contrate uma plataforma como o SemRush, SimilarWeb ou aHrefs, que te permitem não só fazer o tracking das palavras-chave do site, mas também encontrar novas e analisar as que a sua concorrência está usando.
Bom pessoal, é isso. Espero que vocês tenham gostado e entendido, mas se tiverem dúvidas, é só deixar um comentário, ok?
E se você quer ver como o trabalho funciona na prática, te recomendo passar no nosso canal lá no Youtube. Tenho uma série de vídeos sobre marketing de conteúdo que vão te ajudar muito. Um abraço!