Marketing digital para açougue é só postar os horários de atendimento e as carnes vendidas? Não mesmo! Essa é uma parte bem pequena da estratégia – o básico do básico.
Não importa se você tem um açougue pequeno que atende ao bairro ou se sua marca é grande e vende na região toda, com filiais em outras cidades. Uma coisa é unânime: você precisa mostrar seus produtos, seu negócio e seus diferenciais. E nada melhor do que fazer isso do que com o marketing digital.
Se você nunca tinha pensado nisso ou quer dar um passo a mais nas mídias sociais do seu açougue, agora é a hora. E o melhor de tudo: você não está sozinho nessa. Temos um material grátis, com ideias de posts, modelo de calendário editorial e um Trello já pronto pra você se organizar.
Bora colocar a mão na massa (ou no bife)?
O marketing digital para açougues é diferente de outras empresas?
Um dos principais erros de quem começa uma estratégia de marketing digital sozinho é procurar na internet por “marketing digital para pequenas empresas”.
Isso não existe. Não existe um marketing digital que funcione para todas as empresas pequenas, do mesmo jeito que não existe uma estratégia que funcione para todas as grandes.
No mundo real, não existem só empresas pequenas, médias e grandes. Existem açougues, restaurantes, livrarias, supermercados, escritórios de advocacia e por aí vai.
Cada uma dessas empresas tem uma linguagem específica. Tem um público, tem um produto específico, tem uma realidade e uma personalidade específica. Colocar tudo no mesmo balaio de “marketing digital para pequenas empresas” é muito errado.
Existe um jeito de fazer marketing para cada tipo de negócio. Algumas dicas, principalmente as mais básicas, realmente são universais. Mas para se aprofundar e vender bem, você precisa de ações específicas para o seu segmento.
E é isso que você vai ver agora para açougues. Na Cubo Amarelo, acreditamos no desenvolvimento dos pequenos negócios brasileiros. Segmento por segmento, um por um. Continue na leitura pra ver na prática o que fazer.
Como fazer marketing digital para açougues?
Antes da gente começar, um aviso: marketing digital para açougues não precisa ser um bicho de sete cabeças. A gente fala porque estamos há anos fazendo esse trabalho no Açougue do Nilo.
O assunto é leve, dá pra trabalhar imagens, receitas e várias dicas. Como você já está na área e já domina seu negócio, tudo vai fluir com muita naturalidade. A questão mesmo é só começar.
Veja no passo a passo a seguir como dar início ao seu marketing digital para açougue:
Conheça seu público e crie objetivos
Sabe aquelas dúvidas que seus clientes sempre tem? Rendem ótimas ideias de post. Aliás, o ideal é começar traçando o seu público: quem são eles, o que fazem, do que gostam.
Grande parte da população come carne e cozinha em casa. Mas só isso não basta. É preciso de um perfil definido. São as donas de casa? São mulheres com rotina de trabalho e casa? São homens? Ou adolescentes? Comece seu planejamento de conteúdo por aí.
Depois, aponte seus objetivos. Pode ser a curto, médio e longo prazo. Isso vai te ajudar a traçar estratégias para conseguir o que você quer.
Faça pesquisa de pauta
A pesquisa de pauta do marketing digital para açougue vai ficar muito mais simples depois que você fez a etapa anterior. A partir do momento que você sabe com quem fala, é mais fácil saber do que falar e como falar.
Nesse caso, a pesquisa de pauta pode começar por:
- Dúvidas dos seus clientes na hora da compra;
- Análise de perfil dos concorrentes (é inspiração, não cópia!);
- Use o Answer the Public (configurando país e idioma antes);
- Pesquise tendências no Ubersuggest.
Veja o exemplo o Answer the Public:
É um esquema que mostra as principais pesquisas na internet, a partir dos conectivos “quando”, “por que”, “como” e outros. Ou seja, pesquisando o termo “carnes” você pode encontrar esse e outros gráficos com questões como:
- Quais carnes têm menos gordura;
- Quais as carnes mais baratas para churrasco;
- O que é carne maturada.
E por aí vai… São várias opções que você pode usar no marketing digital para açougue.
Esse site é gratuito, mas você só consegue fazer 3 buscas diárias com seu IP do computador. Mas já é uma ajuda e tanto no marketing digital para açougue – e te dá muitos temas em uma só pesquisa!
Confira também nosso completíssimo calendário comercial de 2022. Lá tem todas as datas e dicas de ações de marketing – independente da área que você atua.
Tenha um calendário editorial
Pode parecer difícil, mas é uma forma de facilitar sua vida. No final do texto, junto com as ideias de posts, já deixamos o calendário prontinho pra você começar seu marketing para açougue.
A ideia do calendário editorial é ter um planejamento pra saber quando você vai publicar o que. É organizado e você consegue fazer a produção de uma semana completa, por exemplo. Você senta uma vez e já deixa tudo pronto pra um período.
Só que isso não quer dizer que você precisa seguir à risca. O interessante é só a constância mesmo. Mas fique livre pra mudar as pautas de acordo com os assuntos que vão surgindo.
Se surgir um meme novo, uma brincadeira ou uma situação que faz sentido pro seu contexto, só vai! Essa é outra forma de aumentar engajamento e fugir daquele conteúdo engessado.
Pense no design
Na hora de começar seu marketing digital para açougue, você precisa definir sua identidade visual e padronizá-la. Isso inclui cores, logos e estilo de publicação que você deseja fazer.
Veja como construímos a do Açougue do Nilo:
O filtro azul se tornou padrão nas imagens. Ele vem acompanhado de dois estilos de fontes e em cores pré-estabelecidas no manual de marca. Além disso, temos a logo centralizada na parte de baixo e a mãozinha de passar pro lado pra indicar o carrossel.
Esse é só um modelo. Mas sabe o que realmente faz sucesso no marketing digital para o Açougue do Nilo? Isso aqui:
Nada faz mais sucesso do que o próprio Nilo, o dono do Açougue que tem mais de 40 anos de carreira. O PDV está há décadas no mesmo local, em uma região central de Uberlândia. Não tem quem não saiba onde fica ou que já não comprou com eles.
A relação com os clientes é ótima. Tem gente que compra lá, depois passou a levar os filhos e até os netos. Fora isso, o açougue em questão é uma empresa familiar. Então não tem como não valorizar isso!
Em empresas, o que normalmente dá mais resultado é conteúdo com pessoas que trabalham lá. Gente quer ver gente, não só um conteúdo frio. Esse é um grande diferencial no marketing digital para açougue e é o que torna o material original e único. Só assim é possível atingir um bom resultado.
Criação dos textos
Além de uma imagem atrativa, o conteúdo interessante marketing digital para açougue também envolve um bom texto. Aqui no blog nós já mostramos um pouco sobre técnicas de copywriting para atrair clientes. Vale a pena ler e descobrir um pouco mais sobre o assunto.
Já na peça, é interessante ter um texto curto e bem chamativo. Ele pode seguir a técnica AIDA: chamar a atenção, despertar o interesse, incentivar o desejo pelo produto e chegar à ação (compra).
Na legenda, o interessante é se aprofundar e complementar a peça. Você já tem experiência na área, mas pode não saber tudo. Nesse caso, para fazer marketing digital para açougue, é importantíssimo pesquisar para publicar só o que você tem certeza.
Esses dias, propusemos uma pauta sobre Introdução Alimentar e como a carne entra nesse processo. Não é um assunto que todo mundo sabe no ponto da língua, então tivemos que ler sobre para escrever e não passar nenhuma informação errada. Tenha esse mesmo cuidado ao produzir seu material também.
No final, termine com uma CTA (call to action). Pode ser um número de telefone, um endereço, o link do blog ou site… O que vale é levar a pessoa para outros conteúdos ou para o fechamento do pedido.
Diversifique os formatos
Não precisa ser só imagem e texto. As mídias sociais precisam de diversos formatos para serem interessantes e aumentar o engajamento com o marketing digital para açougue.
Use e abuse dos vídeos, reels, carrosséis com várias peças… E não se esqueça dos stories. Eles são ótimas ferramentas pra mostrar alguma coisa do dia a dia mesmo. Estreita relações, pode ser feito sem grandes produções e mostra um conteúdo totalmente autoral.
Outro ponto que você deve se ligar é na interação. Independente do formato, faça conteúdos interativos. Peça a opinião, abra pra perguntas, sugestões, faça enquetes etc. Quanto mais pessoas interagirem, melhor!
Publicação do post
É a etapa final. Depois de texto e arte feitos, revisados e aprovados, é hora de publicar!
Você pode fazer manualmente? Sim. Mas à medida que seu marketing digital para açougue vai crescendo é meio inviável fazer isso, responder às interações e ainda cuidar do seu negócio.
O ideal é ter uma ferramenta pra te ajudar com o agendamento dos posts. Assim você deixa tudo programado e a publicação vai automática no horário que você quiser. Isso evita esquecimento e perda de pauta.
Outro detalhe interessante é que algumas dessas ferramentas dão um mini relatório sobre o desempenho da sua mídia social. Até os melhores horários de publicação pro seu público tem lá.
Modelo de Calendário Editorial para Açougues
Um calendário editorial é ótimo para organizar seus posts. Ele + um Trello trabalhando juntos já são ótimas ferramentas profissionais.
Veja como funciona o calendário editorial do Açougue do Nilo:
A gente separa as semanas, e dentro delas, os dias. Daí colocamos as pautas definidas em reunião e as especificações no canto esquerdo. Esse modelo é grátis, você pode baixar junto com o Trello para organização dos posts que disponibilizamos ali em cima (e logo abaixo também).
O calendário editorial é ótimo para o controle macro. Mas ele não consegue controlar muito bem as postagens do dia a dia. Como você controla o que foi feito e o que não foi? Como você consegue visualizar as peças produzidas?
Tudo muito difícil em uma planilha. O Trello resolve justamente isso. Cada cartão permite que imagens e texto fiquem organizados de um jeito visual e intuitivo. O controle do dia a dia fica mais fácil e colaborativo.
Esses dois últimos prints não precisam ficar só no print. São seus, de graça. Te recomendo muito baixar o calendário e usar o Trello que a gente disponibilizou pra você. É só preencher o formulário abaixo e acessar.
Todas essas ações são super válidas na hora de fazer marketing digital para açougues. Mas não são as únicas. Confira a seguir outras estratégias que vão te ajudar ainda mais.
Outras ações de Marketing Digital para açougues
Marketing de influência
Já pensou em contratar microinfluenciadoras pra te ajudar? Sabemos que o orçamento fica apertado para contratar as grandes, mas parcerias locais podem acontecer e é uma forma incrível de divulgar seu produto e serviço.
O Nilo, por exemplo, tem parceria com a Cozinha Travessa. É um perfil que usa as carnes do Açougue e faz reels incríveis de receitas. Resultado: o material tá lá, sem eles precisarem fazer e com uma qualidade de quem foca nesse tipo de comunicação.
Mas, antes, saiba se vale a pena atrelar a imagem da sua marca ao do influenciador. Como? Esses dias, nas mídias sociais, a gente apresentou 5 perguntas para se fazer antes de contratar uma influencer:
- Onde minha influencer influencia?
- Que tipo de conteúdo ele produz?
- Esses seguidores são de verdade?
- Tem risco de cancelamento?
- A parceria compensa em custo-benefício?
Saiba se o perfil dele se encaixa com o seu e se você consegue ver seu negócio atrelado a essa pessoa. E lembre-se: se fechar a parceria, não esqueça de analisar os resultados a cada campanha. Nada vai mudar do dia pra noite, mas é importante que as publis venham em uma crescente de resultado – e é importante monitorar se os novos clientes e compras vem mesmo do marketing de influência.
Use o menu digital
Ótima opção pra agilizar atendimentos. Existem diversas plataformas que te ajudam a fazer isso de graça, como o Ola Clique. É só cadastrar e divulgar nas mídias. Se não quiser colocar preço, não precisa.
Mas você também pode trabalhar o marketing digital para açougue com outras ferramentas, como o Goomer. Ele te oferece uma plataforma para ver o cardápio e realizar os pedidos sem ter que entrar em contato por telefone ou ir até o local. Você fecha tudo por lá e com os preços normais da loja.
Colocar seu açougue no Ifood, UberEats ou semelhantes também é uma opção. Mas é importante se informar sobre taxas e se funciona na sua cidade.
Tenha Google Meu Negócio
Essa é uma ferramenta gratuita e que facilita muito a vida de qualquer empresa, independente do tamanho. É com a ajuda dela que seu açougue poderá ser encontrado na Rede de Pesquisa do Google e até mesmo no Maps, para mostrar a localização precisa da loja.
Além disso, com uma conta do Google Meu Negócio você também pode:
- Colocar horário de funcionamento;
- Disponibilizar produtos;
- Oferecer serviços;
- Adicionar fotos;
- Mostrar promoções e configurar anúncios.
Tudo isso com sua conta de e-mail do Google. O cadastro é simples e você já faz e começa a configurar todas essas informações que te contamos acima.
Bom, é isso! Não se esqueça de baixar o calendário editorial e usar nosso quadro do Trello para investir no seu marketing digital para açougue.
Fico te esperando. Um abraço!