Propagandas de Natal antigas e atuais para relembrar

Natal bate aquela nostalgia, né? Então pega o pijama, o chocolate quente e vem ver nossa coleção de propagandas antigas de Natal - e outras recentes também.

Ah, o Natal! As luzes tomando conta das ruas, o clima de harmonia, a família toda com fome até 00:00 para poder jantar…

É lindo, mas sabe o que mais fascina a gente? Jingles, historinhas cativantes e Papais Noéis descendo por chaminés embaixo de neve em pleno verão brasileiro.

No texto de hoje vamos viajar pelo mundo das propagandas de Natal antigas – e outras de um passado bem recente. Fala sério, quem é que não gosta de propagandas de Natal?

A Coca-Cola inventou o Papai Noel?

Mais esperada que a piada do pavê, temos as propagandas de Natal da Coca-Cola.

Essa tradição é tão emblemática que, provavelmente, você já até ouviu aquela história de que foram eles quem “inventaram” o Papai Noel, né? Não, não é verdade – a Coca Cola não inventou o bom velhinho nem as cores da roupa dele.

A primeira propaganda da Coca-Cola com o Papai Noel foi ao ar em 1931. Antes disso, em 1822, Clement Clarke já havia dado essas características a ele no poema “An Account of a Visit from St. Nicholas”. Há, inclusive, outros relatos de propagandas de Natal antigas com o bom velhinho antes dessa data (Canetas Waterman’s 1907, Michelin e cigarros Murad 1919).

Mas essa é uma discussão pra outra hora – A gente veio para falar de propaganda.

Então segura aí a primeira propaganda oficial de Natal da Coca-Cola publicada no Ladie’s Home Journal:

Arte da primeira propaganda de Natal da Coca-Cola utilizando a figura do Papai Noel.
“Tiro o meu chapéu para a minha pausa refrescante”

A Caravana da Coca-Cola (ainda) é um clássico

Não me leve a mal, juro que não queria te frustrar ao revelar essa verdade sobre o Papai Noel. Mas assim, o mais impressionante é que eles nem precisaram fazer essa mentira rodar o mundo – ela rodou sozinha.

Agora, se você quer um case de sucesso da Coca-Cola, a minha dica é a campanha de 1995 criada pela agência norte-americana WB Doner… Eu mesmo que tinha um ano nessa época, já ouvi os sussurros de “O Natal vem vindo… Vem vindo o Natal” por aí.

Olha a sacada: “se o trenó traz os presentes, os caminhões trazem algo tão precioso quanto… a própria Coca-Cola”.

Eu diria, inclusive, que essa foi uma das primeiras propagandas de Natal multicanais. Envolve TV, outdoor, PDV, as embalagens dos produtos… e por que não os próprios caminhões?

Até hoje a Caravana da Coca-Cola causa um alvoroço nas cidades por onde passa. As pessoas vão para as sacadas e carros seguindo… Ah, esse é o espírito de Natal dos anos 90!

💡 Neste ano a Caravana da Coca-Cola vai passar por 66 cidades, mas para evitar aglomerações, elas não serão divulgadas previamente. No app oficial da marca é só ativar a geolocalização que receberá um aviso quando ele estiver passando na sua região.

Outras propagandas antigas emotivas de Natal

O Banco Nacional morreu, mas o “quero ver você não chorar” se mantém bem vivo.

Você conhece a Mesbla? Mas essa propaganda de Natal precisa conhecer!

A primeira (de inúmeras) propagandas de Natal da Varig cantando a “estrela brasileira”

“Não esqueça a minha Caloi”

Falando em propagandas de Natal antigas, dos mesmos criadores de “Compre Batom” e praticamente todos os comerciais de programas infantis nas décadas passadas, temos o “compre minha Caloi”, um marco criado pelo gênio José Cocco – que ainda está na ativa, conecte-se com ele no LinkedIn!

Sem querer problematizar, mas vale lembrar que hoje a lei proíbe publicidade que estimulam o consumismo nas crianças. Mas dá para imaginar que essa série de propagandas de Natal fizeram com as crianças dos anos 70/80? Até hoje eu conheço muito marmanjo de 38 que sempre teve o sonho de ganhar uma Caloi. Força amigo! Um dia sai.

Dica: Assim como o mundo, a publicidade vem mudando. Em 2018, a Caloi e a agência Tribal convidaram José Cocco para fazer uma nova versão da propaganda, agora focando em mobilidade urbana e sustentabilidade no trânsito. Olha só:

Propagandas de Natal atuais para se inspirar

Espera, primeiro a gente precisa determinar o que é uma propaganda atual. Eu não acho justo colocar que “são todas aquelas a partir do ano tal”. Acontece que, quando falamos de publicidade, uma campanha pode ficar ultrapassada em poucos meses. Da mesma forma, outras podem continuar na memória por gerações, como a Coca-Cola.

Então, para não ter discussão, eu vou considerar as atuais aquelas que compartilham dos valores que queremos passar hoje. Aquelas propagandas de Natal que você olha e pensa “poxa, é isso que eu quero pra minha empresa”, sabe?

Hoje temos várias empresas que já estão fortes nisso. Todo ano conseguem entregar uma mais impactante que a outra. A gente mesmo já fica só esperando essa temporada chegar para ver o que eles bolaram… Aqui eu vou trazer um exemplo de cada, mas você pode pesquisar no Youtube que vai encontrar mais coisa bacana deles, tá bem?

O Boticário sempre entregando tudo

Tem gente que ainda vive na época das propagandas de Natal dos anos 80. “O melhor chester é o que tem peito e coxa”, por exemplo.

Mas o lado bom é que a sociedade como um todo tem evoluído. E como as empresas são um reflexo do seu público, algumas, como O Boticário, sentem a necessidade de representar toda a sua base de clientes. Toda a sua base.

Natal de 2020: “Seja tudo o que desejar”

Também sentiu um quentinho no coração assistindo esse vídeo? Ele traz justamente esse raciocínio que eu estou falando com você: não estamos mais na década de 80 (onde começa a história do protagonista), e as propagandas de Natal precisam evoluir.

Mas atenção: seu público não quer ser passado pra trás! Está cheio de empresas se apropriando de causas para faturar sendo o “amigo da galera”. Acredite, isso não vai funcionar – e se você quiser um exemplo do que não fazer, dê uma olhada na Propaganda de Natal de 2018 da Perdigão.

Quer uma dica? Faça como O Boticário que começou a sua mudança por dentro. Unindo-se com o Instituto de Identidades do Brasil (ID_BR), eles fizeram o dever de casa para ver como poderiam (e podem) impactar genuinamente a propaganda – inclusive, eles criaram o Prêmio “Sim à Igualdade Racial”. Bacana, né?

💡 Fugindo um pouco o assunto das propagandas de Natal, sugiro que você relembre a propaganda de Dia dos Namorados de 2015 e a de Dia dos Pais de 2018. Não vou dar palco negativo aqui, mas pesquise também sobre a repercussão que elas causaram, ok?

Natal no Reino Unido sem as propagandas da John Lewis não é Natal

É bem provável que você nunca na vida tenha cruzado com uma loja da John Lewis. Neste caso, você só precisa saber que eles são a maior loja de departamentos do Reino Unido. Para se ter uma ideia, em uma loja só você compra roupas, produtos para a casa, eletroeletrônicos, conta com consultoria de moda, vai ao spa… enfim. Tudo!

Mas isso não vem ao caso. O que você precisa entender é que por lá, todo mundo fica esperando as propagandas de Natal deles como se fosse o Natal em si. Isso começou em 2009, quando fecharam parceria com a agência de publicidade inglesa Adam&Eve/DD. De lá pra cá, as campanhas foram ficando só mais inovadoras – e caras.

Então, se você curte propagandas de Natal mais viajadas e com impacto, essa vai ser a sua referência!

Minha queridinha é a de 2015, mostrando a conexão entre uma garotinha e um senhor que “vive no mundo da lua”. Tudo para “mostrar a uma pessoa que ela ama o Natal”:

E tem mais:

Em 2013 “Dê a alguém um Natal que ele nunca vai esquecer”

Em 2021, “Por um Natal tão mágico quanto o primeiro”

Bônus: Propagandas de Natal combinam com Ano Novo, não? Para o Itaú sim!

Ok, esse é um texto sobre as propagandas de Natal de hoje e de ontem. Mas já que estamos falando de inspirações, acho que sobra um espacinho para falar de Ano Novo, não é?

A grande sacada da Agência África nas campanhas do Itaú é justamente o alinhamento com o seu público: serviços bancários estão totalmente relacionados à projeção de um futuro mais seguro para os seus clientes.

Então, já faz um tempo que as propagandas de Natal deles deram lugar às “propagandas de fim de ano”. O que caiu super bem – o que também cai sempre são algumas lágrimas ao ver os vídeos.

Outra dica importante é que nesse tipo de publicidade você não vende a sua marca. Vende a sensação que quer passar. Claro que o protagonista vai comprar algo na sua loja e tal, mas esse é o segundo plano. Essa é a consequência de uma boa publicidade.

Aprenda com os melhores hoje:

Em 2017 Fernanda Montenegro narra “Eu sou o futuro”

Agora, para o #AcrediteEm2021 ela foi a esperança. Sugestivo, não?

Tem ainda mais propagandas antigas

Olha, a minha listinha de propagandas de Natal antigas e atuais vai ficando por aqui. Se você é como eu, a essa altura já deve estar cheio de nostalgia, né? Então eu tenho uma notícia – ou melhor, duas – para você: tem alguém aqui ainda mais fascinado por propagandas antigas por aqui!

Sério, o olho do Thithi, nosso head de conteúdo, chega a brilhar com o de copywriting mais agressivo e impactante desse tipo de propaganda! Então, se você quer explodir a cabeça com muita – muita mesmo – referência de quem fez história na propaganda, é só ler as ”propagandas antigas e os melhores exemplos de copywriting do mundo”.

Meu outro aviso é especificamente pra você que deve estar se sentindo um pouco mal por não poder contar com uma agência de publicidade para bolar propagandas de Natal tão mirabolantes quanto essas: você realmente sabe se precisa ou não de um apoio profissional? Muitas vezes, só o que você precisa é de uma ideia e um time que consegue embarcar nessa contigo.

De verdade, na parceria. Não vou usar esse espaço para fazer o “jabá” da Cubo e nem nada… Só faça um teste rápido para ver se você realmente precisa contratar uma agência de marketing digital. Se o resultado mostrar que sim, depois a gente conversa 😛

Sei que já me estendi demais, mas posso dar um último recado? É que eu entendo que essa reta final é bem complicada, principalmente para quem trabalha com vendas… mas tire um tempinho só para você e os seus nesse feriado. Nada vai sair de controle por isso. Esse é o verdadeiro espírito natalino.

Agora sim: Feliz Natal!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!