SEM e Google: como a plataforma te ajuda a aprender

É hora de aprender! Configura como o SEM e Google podem te ajudar a conhecer mais sobre plataformas e melhorar sua estratégia de marketing.
Tela de computador com imagens coloridas e palavras em inglês relacionadas a marketing.

SEM e Google é o Romeu e Julieta do marketing digital. O Search Engine Marketing é uma área grande, que engloba várias ferramentas e modalidades de trabalho. É redação, é análise de dados, é um pouco de programação, tem de tudo um pouco na área.

O que muita gente acha difícil é se especializar. Tem muitos cursos por aí falando de SEM e Google cobrando alto para aulas super rasas. Mas hoje vim falar pra você que não compensa pagar pelo que o próprio Google dá de graça.

É isso aí mesmo. O Google ensina SEM pra que você faça Search Engine Marketing com foco no Google. É bom pra todo mundo, e você sai com uma certificação do próprio Google pra postar no LinkedIn.

Bora saber mais sobre SEM e Google com cursos do próprio Google?

O que é SEM?

Uma pausa antes de entregar o conteúdo. Como já mostramos no título, vamos te ajudar a usar SEM e Google para conseguir certificações específicas de marketing. Ok, mas o que é exatamente o SEM?

SEM nada mais é do que o Marketing de Mecanismos de Buscas (ou Search Engine Marketing). Ele se refere a toda a estratégia de marketing que é feita com foco nos buscadores e inclui tudo o que pode ajudar uma empresa a se posicionar melhor nesses mecanismos de buscas.

Pareceu semelhante a alguma outra sigla sobre o universo da indexação do Google? Não, você não está enganado.

Diferença de SEM e SEO

SEO (Seach Engine Optimization) é uma das estratégias SEM. Ou seja, a otimização para mecanismos de busca é algo que pode ser feito no marketing para mecanismos de busca. Se você ainda está achando confuso, calma que eu te explico:

O trabalho de SEO foca na otimização de um site para que ele seja melhor rankeado nos mecanismos de busca, sendo o Google o mais famoso de todos, mas também vale pra Bing, Yahoo e outros.

Para se trabalhar o SEO de uma página, é preciso levar em consideração pontos como:

  • melhorias na estrutura do site, na questão de programação mesmo;
  • criação de sites responsivos, aqueles que se adaptam para exibição em smartphones;
  • ter um bom trabalho de marketing de conteúdo, com estudo de palavras-chave para produção de blog;
  • e outros.

Todo o foco do SEO é voltado para alcançar uma melhor posição no Google e gerar tráfego orgânico para o site sem precisar investir em anúncios pagos.

A diferença, então, entre esses dois é que o SEO são as otimizações que podem ser realizadas em um site. O SEM é a estratégia de marketing por trás desse e de outros métodos que tem como foco a geração de tráfego via motores de busca.

Anúncios pagos

Outra estratégia de SEM para fazer com que um site apareça nas primeiras posições dos mecanismos de busca são os anúncios pagos. No caso do Google, esses anúncios são feitos via Google Ads.

Mas não é só colocar grana no Google e pronto. Para alcançar bons resultados com os anúncios pagos é preciso levar em consideração o seguinte:

  • definição de público-alvo;
  • estudo de palavras-chave;
  • comportamento de busca;
  • criação de copys que brilhem os olhos do usuário;
  • bom domínio da ferramenta de anúncios, no caso o Google Ads.

É nesse último ponto que entra o interesse do Google em compartilhar conhecimento e boas práticas de SEM, afinal, a gigante das buscas quer sempre entregar os melhores resultados para quem procura.

Tudo entendido sobre a relação de SEM e Google, e a diferença com ferramentas e metodologias como o SEO? Então vamos de cursos grátis do Google! Separamos 5 certificações que vão te ajudar demais nos seus estudos. Confira:

Visão de cima de uma mesa. Há duas pessoas em volta, computador e vários papéis com gráficos neles.

Conseguindo certificações de SEM com o Google

Existem várias certificações que você pode conseguir por meio do Google, com materiais e ferramentas de marketing no geral – tudo online e grátis. Dá pra aprender muito sobre dados, tecnologia, vendas, estratégias e conteúdo diretamente na plataforma.

Algumas são em português, outras são em inglês. Mas é possível ver opções que estão em outro idioma e são legendadas. E todas têm certificados de participação.

A plataforma de aprendizado de SEM no Google se chama Skillshop. O foco dela é ensinar a utilizar todo o potencial dos produtos da marca. A headline, em si, já diz muito:

“Obtenha os conhecimentos de que precisa para ter sucesso e receba certificações de produtos Google para demonstrar a sua especialização”

É super válido, especialmente porque estamos falando do maior buscador da internet. Entender como ele funciona com dicas da própria companhia é um passo à frente.

Página inicial da Skillshop, da Google.

Sem mistério: é só acessar e começar. Agora que já demos esse panorama maior, vamos direto falar sobre os cursos do Google? Nesse texto vamos abordar os seguintes:

  • Qualificação em Analytics;
  • Certificação em Google Ads;
  • Certificação na plataforma de Marketing Google;
  • Curso de base de anúncios no Waze;
  • Passo a passo para criar Google AdMob e Ad Manager.

Começando pelo começo:

Aprenda análise de dados com o Analytics Academy

Uma boa estratégia de marketing requer não apenas planejamento, mas também análise de dados. É nesse ponto que saber ler os relatórios que o Google Analytics oferece é um grande diferencial.

Falando de SEM e Google, entender de Analytics é fundamental pra você conseguir mensurar o que você está fazendo, entender quantas visitas seu site tem e o que você precisa ajustar pra ele trazer cada vez mais gente.

Para aprender sobre essa ferramenta, basta acessar o Analytics Academy. E a vantagem de aprender por lá é que você tem as informações direto da fonte, com aulas para todos os níveis. Os principais cursos são:

  • Google Analytics para iniciantes: com apresentação da plataforma e dos recursos básicos, desde a criação da conta e a implementação do código no site até o acompanhamento das campanhas;
  • Curso Avançado de Google Analytics: já com detalhes mais avançados, que incluem a coleta, processamento e configuração de dados. É ideal para quem quer uma análise de marketing com maior complexidade técnica;
  • Analytics 360: passo a passo de como usar os recursos mais avançados, com uma visão completa da ferramenta. O mais interessante nesse curso é que ele vai além do padrão e já engloba integrações com o BigQuery, Google Ad Manager e produtos do Google Marketing Platform;
  • Fundamentos para gerenciador de tags do Google: foi pensado para complementar o pacote Google. Com o uso desse recurso, é possível implementar tags para facilitar o gerenciamento para profissionais de marketing, analistas e desenvolvedores.

Vale lembrar que as aulas são em inglês. Mas se você não sabe o idioma, ainda pode usar SEM e Google para aprender sobre o Analytics, já que o vídeo tem o recurso de legendas em português.

Depois que você fizer essa parte teórica, pode assistir nosso vídeo sobre como interpretar os dados do Analytics. É uma complementação bem bacana e com exemplos dos nossos próprios clientes aqui da agência:

Aprenda Google Ads com o curso do Google

Outro ponto principal pra falar de SEM e Google: configuração de anúncios pagos. Sabemos que são eles quem trazem resultados mais rápidos e que atingem um público segmentado, ou seja, vai direto onde você quer atingir.

Mas para isso acontecer, é preciso dominar todas as técnicas de Google Ads. Para colocar a mão na massa, invista em uma jornada completa do conhecimento:

  • Certificação em Google Ads: com informações básicas sobre formatos variados e análise das métricas;
  • Experiência ampliada em Ads: com tudo completo para a jornada da agência (estratégia, geração de leads qualificados, otimização de desempenho de campanha e noções básicas sobre os criativos);
  • Performance Max: fundamentos principais de campanhas;
  • Privacidade e questões de segurança: foco nas medidas que o Google toma para oferecer suporte aos profissionais de marketing e o que você pode fazer para preparar sua publicidade para o futuro.

Nessa trilha do conhecimento, a experiência em SEM e Google ainda pode ser personalizada. Então, se você não sabe algum dos pontos a seguir, consegue pegar uma certificação em:

  • Rede de pesquisa de Ads;
  • Rede de display de Ads;
  • Campanhas em vídeo;
  • Campanhas para apps;
  • Campanhas inteligentes;
  • Anúncios do Shopping;
  • Análise dos Ads;
  • Desempenho em dispositivos móveis.

Se interessou? Basta clicar aqui para ser direcionado a todos esses cursos.

Pessoa usando computador e celular para fazer estratégia de marketing. Há vários gráficos nas duas telas.

Conseguindo certificações do Waze Ads

Já pensou em anunciar no Waze? Pois é, não só tem jeito como é uma forma diferente de usar SEM e Google para sua estratégia de comunicação.

E olha que interessante: SEM não é necessariamente focado somente no Google clássico. Search engine pode ser qualquer motor de busca: inclusive o Waze e o Google Maps.

Apostar nessa certificação ajuda e muito quem tem negócios locais. Isso porque, ao usar o navegador no trânsito, o GPS permite que sua marca apareça para quem está passando por perto da sua empresa. E pra aproveitar essa ferramenta, pode contar com o curso gratuito e online.

O Waze Fundamentals E-Learning ajuda quem é iniciante e quer colocar em prática soluções de publicidade no aplicativo. Tendo essa base, o curso apresenta todas as ferramentas para alcançar resultados com anúncios por lá.

Isso inclui desde práticas recomendadas para se destacar da concorrência até o público-alvo e a comunidade do Waze que podem ser alcançados por meio dessas campanhas.

Ao final, você passa por uma prova para avaliar seu conhecimento sobre o tema. A certificação vem com o selo do próprio Waze.

Pessoa usando o celular enquanto dirige para ver trajeto em aplicativo semelhante ao Waze.

Certificação Ad Manager

Por fim, temos o Google Ad Manager. Se você ainda não ouviu falar, é hora de separar algumas horas e aproveitar o SEM e Google para dar um up nas suas certificações.

A plataforma é completa e serve para aumentar a receita de anúncios e proteger sua marca em todos os lugares onde as pessoas assistem, jogam ou interagem. Ela funciona em parceria com a Rede de Display e foca na compra e venda de publicidade.

Isso quer dizer que quem usa pode é por lá que os anunciantes definem os lances para a publicidade gráfica de toda a Internet.

O curso é oferecido para quem é realmente iniciante. Ele mostra o passo a passo de como começar, criar inventário, configurar campanhas publicitárias e gerenciar criativos no Google Ad Manager. Além disso, há uma área atualizada com as novidades da ferramenta para que o usuário fique por dentro das novidades que forem aparecendo.

Basta acessar e começar! São quase 6 horas de curso, divididas em vários módulos curtos. É fazer e já sair usando a plataforma mesmo.

Gostou de saber mais sobre SEM e Google? Tem várias certificações interessantes para colocar sua estratégia no ar. Mas se você não sabe se dá conta de tudo, tá na hora de tirar a prova: faça nosso diagnóstico e saiba se você precisa contratar uma agência.

É rápido, fácil e te poupa muito tempo para focar no que realmente interessa para seu negócios.

Nos vemos lá!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!