Análise: como foi o faturamento da Black Friday em 2021?

A Black Friday 2021 não foi um sucesso estrondoso - mas poderia ser pior.
Painel digital anunciando promoção. Pessoa de moletom está parada na frente dele. Só se vê sua silhueta.

Black Friday em 2021: vendeu muito? Deu certo? Foi mais do que o esperado? Foi pelo menos dentro do esperado? 

Essas perguntas são importantes de serem feitas. O que acontece, muitas vezes, é que depois da Black Friday a imensa maioria dos comerciantes que aderiram à data só analisam se o faturamento deles cresceu. E acabam ignorando o resto. 

Se não cresceu, muita gente pensa “ah, isso da Black não é pra mim”. Se cresce, aumentam as expectativas para o próximo ano. Sem saber o motivo do crescimento, essas duas abordagens podem ser perigosas. 

Isso porque a Black Friday é um fenômeno nacional. Entender como os consumidores do Brasil inteiro se comportaram vai te dar uma ótima ideia do que aconteceu com você. E aí você consegue se planejar para as próximas com mais certeza e segurança. 

Esse texto está aqui pra isso. Hoje, vamos discutir se a Black Friday deu certo em 2021 e quais foram os pontos fortes e fracos. Vamos lá? 

Atenção: nesse texto, estamos considerando apenas os e-commerces. Ainda não existem dados confiáveis para dizer se a Black nas lojas físicas foi boa o suficiente em 2021, comparada a de 2019 (pré-pandemia).

O faturamento da Black Friday aumentou em 2021?

Gráfico verde com picos e vales.

Segundo o consenso da mídia e de pesquisadores independentes, o crescimento da Black Friday nos e-commerces foi de 5% no faturamento em 2021. Veja as manchetes:

Aqui, existem dois pontos importantes a se considerar para entender melhor como realmente foi essa Black Friday. 

O primeiro é esse 5% (ou 5,6% ou 5,8% – dependendo da fonte analisada). Ele é nominal, o que indica que, quando consideramos a inflação, ele fica menor. Um crescimento assim é considerado quase neutro exatamente por isso.

Isso aponta para um crescimento fraco quando comparamos o dia da Black Friday (não o mês de novembro) entre 2021 e 2020. 

Foi complicado vender mais do que 2020 no e-commerce

Ao mesmo tempo, precisamos entender que o faturamento do e-commerce em 2020 foi absolutamente gigantesco. Com a pandemia, o e-commerce cresceu 41%, o maior resultado em 13 anos. E a própria Black Friday teve R$ 5,1 bilhões de faturamento, um crescimento 25% maior do que em 2019. 

Então fica aqui nossa primeira resposta. Em relação ao faturamento no dia da Black Friday, o resultado foi bem modesto. Mas crescer em relação a 2020, o ano de ouro do e-commerce brasileiro, já é um grande feito.

Carroceria de carro de entregas cheio de pacotes e caixas.

Outra métrica pra enriquecer nossa análise do faturamento da Black Friday em 2021 é o número de pedidos. Aliás, essa é uma das mais importantes. 

Você achou os preços justos esse ano? A maioria das pessoas dessa pesquisa, feita pela EXAME, achou. 86% das pessoas entrevistadas disseram que os preços estavam mais altos por causa da inflação. 

Isso teve um impacto direto no número de pedidos e no faturamento da Black Friday 2021. Segundo a Ebit Nielsen, os pedidos tiveram queda de 9% na sexta-feira, comparando com 2021.  

A maioria dos economistas atribui essa queda dos pedidos a dois fatores fundamentais. O primeiro foi a alta dos preços e a inflação, e o segundo foi a distribuição das compras ao longo de todo o mês de novembro. 

Sobre isso, a gente conversa melhor no próximo tópico. Olha só: 

Qual foi o faturamento de novembro de 2021 comparado com 2020?

Gráfico em barras em tendência de crescimento com ilustração de dólar ao fundo.

Mas nem tudo foi desapontamento. Não podemos dizer que o faturamento da Black Friday 2021 foi um fracasso. O que a gente viu até agora foram estatísticas apenas do próprio dia da Black Friday – 26 de novembro de 2021. Só na sexta. 

Em 2021, a Black Friday virou Black November em praticamente todos os grandes e-commerces. Alguns começaram a fazer as promoções mais cedo, logo no começo do mês, enquanto outros um pouco mais tarde. Mas praticamente todos não deixaram as vendas somente para a sexta. 

Quando consideramos novembro inteiro, o faturamento da Black Friday 2021 foi melhor: 19%. E o número de pedidos também aumentou, ficando 13% melhor que em 2020. 

Isso mostra que a estratégia de pulverizar as ações ao longo de novembro inteiro deu muito certo em 2021. Conseguimos driblar um cenário de queda, e bailar o crescimento da inflação que deixou muita gente com medo de abrir a mão. 

Qual foi a importância da Black Friday 2021 para o mês de novembro? 

Esse ponto de informação é muito importante para compreender o que realmente aconteceu com o faturamento da Black Friday 2021. 

E o melhor: ele nos comprova, com dados, exatamente o raciocínio do tópico anterior: que a Black Friday foi pulverizada ao longo de todo o mês. 

A Ebit Nielsen elaborou um gráfico mostrando a real importância do dia da Black Friday em todas as edições e 2021 teve o menor índice. Veja o gráfico para entender melhor:


Fonte: Ebit Nielsen via G1

A variação pode parecer pequena, mas ela quebra a tendência, e isso é o mais importante. 

Veja, desde 2015 a importância do dia da Black Friday foi ficando cada vez maior, com um pico em 2019 – quando 36% de todas as vendas de novembro se concentrou em um único dia. Por outro lado, 2020 apresentou queda para 31%, enquanto em 2021 a queda ficou ainda maior – 28%. 

Isso significa que agora estamos em tendência de desvalorização da própria Black Friday e uma valorização maior para outras ações, como o Esquenta Black Friday, Black November e qualquer outra ação de marketing que explore descontos progressivos ao longo do mês inteiro. 

Mais alguns dados interessantes sobre a Black Friday 2021

Pra finalizar nosso textinho (ou quase) veja alguns dados interessantes que vão trazer ainda mais força estratégica para a Black Friday 2022: 

Quais foram as categorias mais compradas na Black Friday 2021? 

Isso não mudou tanto. A Black Friday ainda se concentrou principalmente em eletrônicos e eletroportáteis. 

Porém, como bem analisou o economista Igor Lucena para o IG, os produtos de higiene básica e mercearia tiveram um crescimento grande na data. Isso porque, segundo ele, esses produtos foram os que tiveram maior percentual de desconto. Do mesmo jeito que os consumidores estão com dificuldade de comprar, os lojistas também estão sofrendo para dar descontos. 

Veja o ranking das categorias mais procuradas na Black Friday 2021, com informações do G1: 

  • Moda e Acessórios;
  • Beleza e Perfumaria;
  • Telefonia;
  • Eletroportáteis;
  • Eletrodomésticos;

Qual região do Brasil comprou mais na Black Friday 2021? 

Ano passado, o Nordeste brilhou no e-commerce. A maior parte do crescimento recorde do setor no ano inteiro veio dessa região. 

Esse ano, Sudeste e Nordeste foram os campeões de faturamento na Black Friday. O sudeste todo mundo já espera por concentrar as maiores cidades do país – Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte (somos de Minas, então incluímos Belô sim!). 

Mas esse crescimento do Nordeste, aliado ao seu destaque ano passado no e-commerce, mostra que está mais do que na hora de investir na região. 

Veja o ranking das regiões que mais compraram na Black Friday 2021, com informações do G1: 

  • Sudeste – 61%
  • Nordeste – 16%
  • Sul – 14%
  • Centro-Oeste – 6%
  • Norte – 2%

O veredito: a Black Friday 2021 foi um sucesso?

Sacola de compras comum, de papel, pintada de preto no exterior.

Essa é uma questão de opinião. Em relação ao faturamento no dia, não – houve estagnação com o crescimento nominal de 5%, abaixo do esperado e previsto. 

Em relação ao mês inteiro, mesmo não alcançando o que diziam as previsões (acredite: raramente essas previsões acertam), houve um crescimento bacana graças ao bombardeio de marketing buscando vender ao longo de todo novembro. 

E também é muito difícil dizer se deu certo ou errado quando o comparativo é 2020: o melhor ano do e-commerce no Brasil. 

Então não é que a Black Friday 2021 foi um fracasso. Nem que ela tenha sido um sucesso. Na verdade, essa edição foi… ok. Mediana, nada fora do normal no momento em que o país se encontra. 

Mas de todo esse texto, extraímos algumas lições. Vamos relembrar? 

  • A tendência agora é que a Black Friday seja ao longo do mês inteiro; 
  • Categorias como higiene pessoal, alimentos e bebidas estão ganhando força; 
  • Se o preço não é bom, o número de pedidos vai cair; 
  • O Nordeste está crescendo com força total nos e-commerces; 

Se você precisa de ajuda e de uma análise aprofundada do mercado para a Black Friday 2022, nada melhor do que um time de marketing dedicado pra isso. 

Esse texto poderia ser muito mais aprofundado, um verdadeiro dossiê, se ele fosse produzido apenas pra você, por uma equipe especializada em e-commerce. 
Nós aqui da Cubo Amarelo podemos ser essa equipe.

Mas não queremos te pressionar. Veja nesse texto se você realmente precisa de uma agência de marketing. E se precisar, estamos aqui. Um forte abraço!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!