5 dicas de como alavancar suas redes sociais

Ilustração com o fundo rosa, com ícones de lupa, lâmpada, Youtube, megafone e celular.

Não podemos negar que as redes sociais assumiram um papel crucial nas relações humanas, tanto pessoais como profissionais. É só entrar nas configurações de uso do seu celular e você descobrirá que, com certeza, gasta no mínimo 1h por dia nas mídias.

Falando em hábitos, as redes sociais estão presentes tanto na socialização quanto na hora de comprar produtos. Por isso, uma estratégia de gestão de mídias sociais não pode ser ignorada – muito pelo contrário.

A questão é: como alavancar as vendas e ser autoridade no mercado por meio das redes sociais? Realmente tem jeito? Tem. Preparamos 5 dicas que devem fazer parte da sua estratégia se você quiser ter sucesso. Vamos?

#Dica número 1: Escolha a rede social que mais combina com seu público-alvo

Qual é o seu público-alvo? Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer. Em quais das redes sociais você vai atingir melhor o seu público?

Esse é o primeiro ponto, e o que você mais vai ver textos pela internet te falando. E não é à toa: existem variações bem grandes entre o público e o conteúdo do LinkedIn, por exemplo, quando comparado com o Instagram.

Para entender melhor qual mídia social utilizar, separamos algumas informações e um breve panorama de cada uma delas para você escolher qual a melhor para produzir conteúdo:

  • Facebook: o Facebook tem um alcance orgânico de apenas 1% a 2%, entretanto é a rede social com mais usuários no mundo e possui diversas opções para potencializar vendas, como o Facebook Ads;
  • Instagram: o Instagram já é uma rede mais dinâmica e visual; proporcionando interações por meio dos stories, IGTV, reels e outras opções para produção de conteúdo. É a que tem o público mais engajado, e por isso acaba sendo a queridinha das marcas;
  • Linkedin: o Linkedin é focado em conexões profissionais, ligando pessoas e empresas a outras empresas, basicamente o B2B das mídias sociais;
  • Youtube: é usado para fazer vídeos com conteúdo de qualidade e se tornar referência no seu nicho, além de conseguir divulgar seus produtos, mas de um jeito mais orgânico. Não vale ser “forçado” no Youtube, seu foco está inteiramente em conteúdo.
  • Twitter: focado principalmente em conteúdo curto, rápido e sucinto. O Twitter possui um público mais jovem e depende muito de interações. É mais recomendado para marcas que já estão conseguindo uma boa interação com seu público e estão mais expostas em outras mídias.

Agora que você sabe um pouco sobre cada uma das mídias sociais, é só seguir para a próxima dica e se tornar autoridade com sua marca.

Se por um acaso você escolheu o Facebook como uma rede social que mais combina com seu público-alvo, aqui na Cubo temos um conteúdo que te ensina como fazer o seu primeiro Ads.

#Dica número 2: Crie conteúdo relevante e tenha frequência de publicação

Uma pesquisa recente da We are Social mostrou que os brasileiros passam, em média, 3 horas e meia por dia nas redes sociais. Por isso, é importante que você crie uma frequência de publicações. Esse tipo de mídia é muito imediatista, o público sempre está atrás de conteúdo novo e informativo.

Isso sem falar nos algoritmos, que favorecem marcas que estão tendo interações constantemente. Então, se você posta uma vez por semana e pronto, não vai conseguir alcançar um público tão grande porque as próprias redes vão te limitar.

Então, crie um calendário editorial mensal ou semanal (depende da quantidade de conteúdo) e foque em conteúdo interessante, informativo e que gere engajamento. Se ainda não sabe como seu público gosta de consumir conteúdo monte algumas semanas de testes.

Se sua rede social foca em produtos de cabelos, por exemplo, uma boa forma de produzir conteúdo relevante para seu público é mostrar técnicas e cuidados do dia a dia para diferentes tipos de cabelo. Você pode usar vídeos, fotos, reels, stories e influencers.

Basicamente, crie um conteúdo que não seja repetitivo! Existe tanta informação online que o consumidor está, mais do que nunca, procurando algo novo e que chame atenção.

Por último, faça testes e acompanhe os resultados de engajamento. O processo é um pouco demorado mesmo, principalmente porque o seu público está se acostumando com a sua presença digital.

Aproveite para saber mais sobre produção de conteúdo e dê uma olhada nesse texto sobre o segredo de uma produção de conteúdo mais eficiente.

#Dica número 3: Interaja com seus seguidores para aumentar seu engajamento

O Brasil tem cerca de 140 milhões de usuários ativos nas mídias sociais, portanto as chances de se conectar e se comunicar com o seu público são muito grandes. Mas, quando falamos comunicar, é realmente estar presente e estar atento à sua audiência.

Conversar com o seu público. Essa é uma dica de ouro! Não adianta só postar conteúdo de valor, se você não responde os comentários, os stories e só pensa nas curtidas. O engajamento é, sem dúvidas, o mais importante para alavancar as redes sociais.

Repostar stories que seus seguidores te marcam, responder comentários com intimidades é estar perto do seu público. Um exemplo muito bom desse tipo de interação é a Netflix.

O público já comenta em publicações da empresa esperando uma resposta e garantimos que, quando ela vem, ele se sente importante e parte do todo. Por isso, interaja com seus seguidores. Essa proximidade gera maior engajamento e sensação de pertencimento para sua marca.

Pessoa segurando o celular olhando uma página do Instagram, em frente ao notebook.

#Dica número 4: Utilize opções de segmentação, linguagem e posicionamento

Sabia que algumas redes sociais possuem uma opção de segmentação e direcionamento para determinados tipos de públicos? Pois é, essa estratégia é ótima para direcionar o conteúdo. Isso aumenta a probabilidade de interações e o alcance orgânico.

Outro ponto importante é encontrar o tom de voz e linguagem da sua marca. Usando a Netflix de exemplo novamente, a linguagem que a plataforma usa é jovem, com gírias e memes da própria internet, se posicionando conforme seu público.

Isso não é “natural”. Pode ter certeza que o time de redação da Netflix tem um documento enorme mostrando como esses valores se traduzem na hora de escrever qualquer coisa usando a marca.

A melhor opção é verificar como seus potenciais clientes conversam e se portam nas redes sociais, assim a linguagem e posicionamento atenderão à preferência deles.

Ilustração de uma árvore na qual as folhas são ícones de redes sociais.

#Dica número 5: Utilize ferramentas de gestão de mídias sociais

Para que todas essas dicas tenham sucesso, e os seus produtos e serviços sejam vendidos, é ideal que você utilize ferramentas de gestão de redes sociais. Você pode ter uma conta comercial, fanpage e usar os relatórios que as próprias redes oferecem ou utilizar ferramentas como Mlabs para avaliação de métricas.

As ferramentas, além de te ajudar a monitorar curtidas, menções e engajamento, ainda te proporcionam agendar as publicações e automatizar esse processo – e isso vai te poupar tempo.

Mas, se você acha que é muito trabalho para você e sua empresa, a Cubo Amarelo trabalha com Gestão de Mídias Sociais, focando principalmente em automatizar esses processos, para te poupar tempo e alavancar suas redes sociais. É só entrar em contato conosco e tirar sua dúvidas.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!