Entendendo o Algoritmo do Instagram: o que ele realmente faz?

Mockup no celular com ícones do Instagram.

O algoritmo do Instagram parece ser mais complicado de entender do que ele realmente é. Podemos resumir tudo em: uma série de regras de comparação para entender qual conteúdo é interessante para cada indivíduo.

E essas regras são simples. O que complica é a atuação de cada marca, cada segmento, cada pessoa. E como o algoritmo interage com elas.

O Instagram está constantemente mudando e aprimorando suas estratégias para mostrar apenas o conteúdo mais relevante com o qual seus seguidores vão se identificar mais.

Isso significa que entender como o algoritmo do Instagram funciona ajudará você a desenvolver uma estratégia mais eficaz para aumentar sua visibilidade. Isso é importantíssimo!

Bora saber mais sobre como funciona o algoritmo do Instagram? Começando agora:

Como funciona o algoritmo do Instagram

Existem quatro diferentes fatores que influenciam o algoritmo do Instagram para postagens no feed — que foram confirmados pelo próprio Instagram, entre eles estão:

  • Informações sobre o post: é uma foto ou um vídeo? Quando foi postado? Quantas curtidas tem?
  • Informações sobre quem postou: quão interessante sua marca é para os seguidores? Eles são seus amigos? Com que frequência as pessoas se envolvem com seu conteúdo?
  • A atividade do usuário: com que tipo de conteúdo ele costuma se envolver? Assiste muitos vídeos, reels, stories ou só fica no feed?
  • Histórico de interação do usuário: o usuário normalmente deixa um like ou comenta nos posts da sua marca?

São com essas informações que o algoritmo do Instagram calcula a probabilidade de alguém interagir com uma postagem — também conhecida como pontuação de interesse. A partir dessa pontuação, a plataforma estabelece a ordem em que suas postagens são exibidas no feed.

Uma mão segurando um celular com aplicativo móvel para Instagram na tela.

Além disso tudo, a ferramenta também leva em consideração a possibilidade de cinco interações que são extremamente importantes porque ajudam o algoritmo do Instagram a determinar a classificação do feed, como:

  • Tempo gasto: seus seguidores gastam tempo em posts similares?
  • Curtidas: qual é a probabilidade do seu seguidor gostar do seu post?
  • Comentários: qual a probabilidade do seu seguidor comentar no post?
  • Salvar: qual a probabilidade do seu seguidor salvar a postagem?
  • Toques no perfil: qual a probabilidade do seu seguidor você tocar no perfil depois de ver a postagem?

Nossa dica na hora em que você for montar sua estratégia é: faça análises para identificar qual conteúdo funciona melhor e qual não funciona e como sua comunidade de seguidores está se relacionando com as postagens ao longo de um determinado tempo.

Esses pontos do algoritmo estão muito relacionados com o que seu seguidor já vem fazendo. Sua interação com perfis similares ao seu é o que conta. Por isso é tão importante estudar seu público e entender o que já funciona e o que não funciona.

Entenda a seção Explorar do Instagram

Bom, cada parte do aplicativo – Feed, Explore, Reels – usa a mesma ideia do algoritmo, mas de uma forma adaptada.

Por exemplo: nos stories, o algoritmo funciona de uma forma 100% voltada para as pessoas que você já segue. Então, para aparecer lá, seus seguidores precisam ver os stories da sua marca e interagir com eles.

Agora, na aba Explorar é diferente. Aqui, o algoritmo atua de forma similar, mas para apresentar sua marca para uma audiência que talvez nunca tenha te visto antes.

Em poucas palavras, o algoritmo do Instagram classifica as postagens de forma diferente em cada parte do aplicativo, com base em como as pessoas as usam e procuram no dia a dia.

Demonstração da página do Explorar no Instagram.

Para você entender, a página Explorar no Instagram nada mais é do que uma coleção de conteúdo com base nos interesses individuais de um usuário.

Quer um exemplo prático? É fácil: a aba explorar de uma pessoa que gosta do universo de sub-celebridades, BBB e novelas é completamente diferente da mesma aba de um usuário que assiste bastante futebol e consome conteúdo desse nicho.

O algoritmo do Instagram faz a administração de conteúdo com base em contas ou conteúdos semelhantes aos quais você interagiu nos últimos dias.

A página Explorar inclui fotos, vídeos, reels e até stories, tem um pouquinho de tudo. E como ele utiliza dados do que você consumiu ao longo da semana, ele seleciona o conteúdo desta página de acordo com o seu gosto.

É o que te falei ali em cima: Você nunca vai ver duas páginas Explorar iguais!

Além disso, para as marcas, as vantagens de aparecer no modo Explorar incluem possíveis picos de alcance, impressões e vendas — um lugar sensacional para ajudar você a aumentar o público e construir uma comunidade.

Como ter mais engajamento no Instagram com base no algoritmo?

Se você deseja criar conteúdos relevantes e aparecer mais no Instagram, você precisa se preparar. Nisso, entender o algoritmo te ajuda bastante a ter uma noção do que você pode fazer para ter mais engajamento, mas não é tudo.

O Instagram é sobre encontrar pessoas que se identificam com a sua marca e interagir com elas, criar comunidades e produzir conteúdo relevante.

Preparamos algumas dicas ali embaixo para te ajudar mais nesse sentido, olha só:

  • Faça e compartilhe muitos reels, eles têm ganhado cada vez mais espaço dentro da plataforma;
  • Atraia mais interações no seu perfil com os adesivos do Instagram Stories, quase sempre eles criam novos para os usuários poderem ter mais engajamento e usufruir dessa estratégia; Mas olha: sem usar adesivos de ações de cunho religioso e que foram feitos para um grupo específico no qual você não se enquadra.
  • Faça conteúdos do Instagram de forma cruzada, isso quer dizer que você pode compartilhar uma imagem no feed em collab com outra pessoa, fazendo com que seu post tenha mais alcance;
  • Curtidas e comentários são importantes, eles ajudam na classificação do seu feed, por isso, desenvolva boas legendas para que isso dê certo;
  • Otimize sua estratégia de hashtags, elas podem fazer suas postagens atingir mais pessoas no Instagram, ou seja, mais “visualizações” para o algoritmo do Instagram levar em conta;
  • Interaja com a sua rede! Responder seus seguidores, tanto nas postagens do feed quanto do direct e curtir comentários é uma boa estratégia para aumentar o seu alcance (dica extra: faça isso minutos antes de publicar uma nova postagem);
  • Por fim, use o Instagram Analytics para monitorar suas estratégias e ver o que está dando certo e o que não está.
Pessoa segurando celular com a tela dividida em seções. No meio, a logo do Instagram.

O Instagram recompensa boas ideias chegando para as pessoas certas. Criatividade + distribuição = sucesso.

Mas o que postar? Tá sem ideia por aí? Temos 53 pra te ajudar, e mais alguns materiais extra. Bora continuar nossa conversa no próximo texto?

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

cuboamarelo

O algoritmo de busca do Google é uma das ferramentas tecnológicas mais influentes já criadas no mundo. Estima-se …

cuboamarelo

Hoje vamos falar para você as vantagens da utilização dessa técnica que não para de crescer no mercado

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!