Cases da Cubo Amarelo? Ah, se balançar o pé de manga que tem aqui na frente da agência caem cinco. Brincadeira: realmente tem bastante, mas cases não ficam em cima de pés de manga.
Eu acredito – e foi a Cubo que me ensinou – que cases de sucesso não são necessariamente um objetivo. Eles são consequência de um trabalho feito com muito amor, expertise na área e vontade de ver o cliente crescer.
Como dizia o Sr. Alair Martins, “o sucesso é só um complemento daquilo que se faz com muito entusiasmo”. E um ótimo complemento.
Hoje queria mostrar pra vocês nossos últimos cases de sucesso, tão novos que nem no site chegaram ainda. Vamos falar do trabalho que fizemos para a Trade Turismo, para a Asseptgel e para a Cubo Amarelo.
Essa última aí da lista é a gente mesmo. Casa de ferreiro não tem espeto de pau não. Bora começar?
Case Cubo Amarelo + Asseptgel
Que honra fazer parte do trabalho incrível que a Asseptgel realiza. A marca esteve na linha de frente no combate à transmissão do Coronavírus e segue como a maior fabricante e distribuidora de álcool em gel do país.
Nós já temos um case da Asseptgel no nosso site, mas fomos muito além do que ele fala. Lá estamos falando de 2 mil visitas mensais no site por mês logo após o lançamento, só agora, pouco mais de um ano depois, a evolução atingiu níveis realmente inacreditáveis.
E, olha, não é exagero. Você acredita se eu te falar que teve página com um crescimento de mais de 10.000% em novos visitantes?
Eu não acreditaria também. Mas tem print aí pra te mostrar.

A primeira coluna é o número de visualizações não únicas: 7.842,86% de crescimento. A quarta coluna é a quantidade de novos usuários únicos que entraram na página: 10.720% de crescimento.
E isso não é crescimento anual. Estou comparando dezembro de 2021 com janeiro de 2022. É crescimento mensal.
Olha aí mais um print pra comprovar:

A cobrinha azul é janeiro. A laranja é dezembro. A azul tem que vencer sempre, porque mostra que seu blog está com saldo positivo da métrica que você quer analisar.
Estamos crescendo, mês a mês, nas métricas mais importantes. São elas:
- Visualizações de página: crescimento de 57,81%;
- Visualizações de páginas únicas: crescimento de 203,45%;
- Entradas (quantidade de usuários acessando): 275,73%.
E eu vou te mostrar a razão de essas métricas estarem tão malucas desse jeito agora. Olha aí:
Indexação orgânica no Google com a Asseptgel
Essas porcentagens ficaram loucas assim porque os textos do blog Asseptgel começaram a rankear na primeira posição do Google todos de uma vez.
A gente tinha um ou outro ali, o de sempre. Mas no espaço de uns três meses, o blog ganhou uma autoridade enorme e passou a aparecer em posições muito boas. Inclusive na posição zero.
Aqui um exemplo:

Quando posts começam a aparecer aqui, significa que seu site está com uma ótima autoridade de domínio. Ou que o seu conteúdo simplesmente é o melhor de todos para aquela palavra-chave.
Nossa meta para a Asseptgel é continuar colocando o máximo possível de páginas na posição zero. E aí, quando rolar, a gente volta a conversar aqui. Quem sabe mais um textinho com 10.000% de variação positiva?
Case Cubo Amarelo + Trade Turismo
Jornalismo de turismo não é fácil de fazer. Um dos cases da Cubo Amarelo que mais enche a gente de orgulho justamente por isso é a Trade Turismo.
A Trade é uma agência independente, daqui de Uberlândia, que trabalha com viagens turísticas e corporativas. E eu te falo: o jornalismo de turismo não é fácil por dois motivos.
Primeiro: tem muita gente fazendo. Segundo: tem muita gente que realmente viaja fazendo.
E aí como que a gente fica? No marketing digital, a meta é ter os melhores resultados sem gastar demais. Imagina mandar a Letícia, redatora da conta, lá pra Paris? Certeza que ela ia adorar. Nosso financeiro, e o da Trade, acho que nem tanto.

Letícia in Paris soa bem. Mas custa caro. Sorry, Letícia.
Nosso foco então foi voltado para a pesquisa extensa e no método conteúdo 10x. Já ouviu falar?
Basicamente, o 10x postula que um bom conteúdo precisa ser 10 vezes melhor que o mais completo em uma SERP para uma palavra chave específica. Focamos nisso: vamos fazer 10 vezes mais pesquisa para entregar um conteúdo de qualidade.
Se o melhor blog para a palavra-chave “inglês para viagens” dá 15 frases, a gente faz 150. E o resultado está aí em números. Olha o print:

Tá meio difícil de ver, mas de todas as páginas listadas aí, só 2 que não são de um blog. Olha a magia acontecendo. É isso que um blog consegue te entregar. Ele funciona como páginas extra do seu site, trabalhando uma variedade enorme de palavras chave.
E aí vale a Lei da Cauda Longa: quanto mais palavras chave indexadas no seu site, mais visitantes você tem.
Esse é o resultado anual. Em um ano, trouxemos mais de 100.000 visualizações de páginas completamente orgânicas para o site. Não gastamos 1 único real em posts patrocinados ou anúncios no Google Ads.
O site, com um blog pra apoiar, cria uma audiência que é sua. Assim, pra você atingir milhares de pessoas com sua publicidade (blog não é publicidade – é conteúdo), você não precisa gastar com Google Ads, Facebook Ads e comerciais de TV.
Case Cubo Amarelo + Cubo Amarelo
Ah, a gente fez uma revolução na Cubo ultimamente. Antes, 100% dos nossos esforços iam para nossos clientes. Os cases da Cubo Amarelo eram sempre de outras marcas.
Mas a gente não aceitou. Bom é ter case nosso, poxa vida. Mas como? A resposta estava bem ali, na nossa cara: fazendo a mesma coisa que a gente faz com todos os outros clientes. Tendo disciplina e compromisso com as entregas, empregando a mesma rigidez que a gente empregava numa Asseptgel, num Tribanco, numa Mattel, num Martins.
O resultado não foi maravilhoso. Está sendo. Começando pelo bom e velho print do Analytics. Se liga:

A Laura, Gestora de Projetos aqui da Cubo, até mandou um “Só sucesso” quando eu compartilhava esses prints. Só sucesso não. Alguns fracassos também. Mas entre acertos e erros, a máxima permanece: pelo menos tem gente entrando no site.
Outro grande acerto é a News da Cubo. Comecei sem fé nenhuma de que ia conseguir entregar uma newsletter semanal de conteúdo, mas mesmo com alguns atrasos, ela está saindo e dando super certo. Olha essas taxas de abertura:



36% de taxa de abertura na primeira Newsletter. Inclusive, estou mostrando como atingimos esse resultado na Newsletter que eu enviei hoje. Está tudo no campo “Assunto” dos e-mails.
O case Cubo Amarelo + Cubo Amarelo só existe por um motivo simples: a gente sabe o que está fazendo. A gente sabe o que vende, a gente sabe o que sua empresa precisa para vender. Você só precisa nos dar a oportunidade. Vontade aqui tem de sobra.
Olha só nossa evolução mensal com dados da RD Station. No período analisado, de dezembro/21 a fevereiro /22, saltamos de 108 leads para 200. Como? Oferecendo conteúdo rico todo mês, atualizando textos no blog para buscar posições melhores nas páginas de resultados e trabalhando a nossa newsletter.
Veja os dados:



Os nossos textos no blog vêm crescendo todo dia. E você vai perceber que eles não são textos comuns: eles oferecem a possibilidade de baixar arquivos que vão fazer a diferença na vida de quem está lendo. Olha só:

Nossos textos mais acessados são modelo de roteiro para vídeo publicitário, como tirar o site do papel e tipos de briefing. Todos eles oferecem materiais para download.
A nossa evolução vem em porcentagens grandes assim. E como você viu, maiores que as nossas só as dos nossos clientes.
Espero que vocês, amigos leitores (como dizia o Machado de Assis), tenham curtido essa leitura pelos nossos acertos. Um dia, se a chefe deixar, eu faço outro texto falando só sobre as coisas erradas que a gente já fez.
Mas até lá, um abraço, e a gente se vê. Aliás, temos um outro que nos enche de orgulho mas que não coube aqui. A Mattel. Vem conhecer!