Como usar o SEMRush para fazer pesquisa de palavras chave?

Precisando saber rápido como usar o SEMRush para pesquisa de palavras-chave? Vem ver como usar e se vale a pena contratar. Só vamos.
Logo do SEMRush em fundo roxo. O ícone do logo é um cometa laranja e a parte grafa está em caixa alta e fonte branca.

Muita gente acha que usar o SEMRush pra fazer de pesquisa de palavras-chave é a melhor estratégia e que esse é o jeito certo de se fazer esse trabalho. Essas muitas pessoas estão um pouco certas e um pouco erradas.

O SEMRush é uma ótima ferramenta de busca de keywords, sem dúvidas. Mas ele é o queridinho dos estrategistas SEO Brasil e mundo afora por outros motivos não relacionados somente à busca de palavras-chave.

A ferramenta é muito robusta e a pesquisa de palavras-chave amigável e rápida realmente é um diferencial. Mas já deixando claro, antes do texto começar: é possível fazer pesquisa de palavras-chave sem pagar nada pelo Google Keyword Planner.

Aliás, vamos começar o texto nessa toada (gíria de mineiro pra falar de ritmo): o que o SEMRush oferece de extra na pesquisa de palavras-chave?

O SEMRush é bom para pesquisa de palavras-chave?

Claro que é bom. É ótimo, aliás. Entre as ferramentas de pesquisa de palavras-chave no mercado, o SEMRush é uma das que mais se destaca.

Principalmente porque ele faz duas coisas muito bem. Uma é listar as palavras-chave que você já tem indexadas e outra é fazer uma análise completa do domínio do seu concorrente.

Vamos analisar uma agência concorrente nossa aqui pra te ilustrar. Que ousadia.

Print mostrando a evolução de pesquisas do site da Surfe Digital, como análise de concorrência.

Essa é a Surfe Digital. Uma agência de marketing digital lá de Belo Horizonte, trabalhando com produção de conteúdo também, igual a gente. Essa é a visão geral que o SEMRush oferece, mas podemos nos aprofundar muito mais.

Um exemplo: conseguimos ver para quais palavras-chave a Surfe está bem rankeada:

Print mostrando as palavras-chave indexadas no Google da Surfe Digital e em qual posição elas estão.

Dá pra aprofundar ainda mais, inclusive. Hoje, a Surfe está com 48 textos indexados nas três primeiras posições do Google. Pelo SEMRush, eu consigo saber quais são esses textos e quais são as palavras-chave.

Tipo assim:

Print mostrando as palavras chave indexadas no Google da Surfe Digital ordenadas por ordem.

Veja que eu consigo saber quais são as palavras-chave, quais são os textos, quais as posições, o volume que essas palavras têm de pesquisas mensais e até a dificuldade de indexação.

O SEMRush funciona muito, mas muito bem na análise de concorrência. Muito bem mesmo. O maior problema que ele apresenta nesse aspecto está na discrepância dos dados.

Se você colocar o seu site e comparar com o Google Analytics, vai perceber algumas diferenças aqui e ali. E entre as ferramentas que fazem o mesmo trabalho do SEMRush, você também vai encontrar uma leve disparidade nos dados.

É comum. Não é um problema só do SEMRush – é de todas as plataformas que usam dados do Google mas não são do Google.

Mas agora para o assunto principal. Como usar o SEMRush para fazer pesquisa de palavras-chave pro meu site?

Como usar o SEMRush para fazer pesquisa de palavras chave?

O mecanismo de palavras-chave do SEMRush usa dados do Google para montar a sua lista. O processo é bem simples, como você vai ver no passo a passo com os prints.

Talvez o mais complicado seja entender a mecânica de concorrência da palavra-chave, mas vou te mostrar no passo a passo como funciona. Então vamos:

Passo 1: Faça seu cadastro no SEMRush

Começamos pelo começo mesmo. O começo do começo. Prepare o bolso, porque o SEMRush não é a ferramenta mais barata por aí – e o pagamento é em dólar.

Primeiro, entre no site e clique em “Cadastre-se”. Coloque seu nome e e-mail e você já vai ativar seu período de teste grátis de 7 dias. A partir daí, a ferramenta já está funcionando e você pode prosseguir para os próximos passos.

Mas só um momento aqui pra gente discutir sobre os preços do SEMRush.

Print mostrando os planos e preços do SemRush. O Plano Pro custa $119 dólares, o Guru, $229 dólares e o business $500 dólares. Os valores são mensais.

Existem 3 planos pra você escolher. O mais barato tem algumas limitações severas: são só 5 projetos e não é possível escolher um período para analisar. Isso é bem complicado e trava bastante a ferramenta.

Eu te recomendo fechar com o plano Guru, caso você tenha o valor a ser investido e use bastante a ferramenta para fazer análises aprofundadas da concorrência. Nesse plano, o SEMRush se torna praticamente um Google Analytics de qualquer site, com 15 projetos simultâneos sendo monitorados em tempo real.

Com a cotação atual do dólar, o preço do Plano Guru chega a mais de R$ 1000 reais, em comparação com os R$ 600 do Plano Pro.

Tudo entendido? Então vamos para a pesquisa de palavras-chave na prática!

Passo 2: Clique em Keyword Magic Tool

Essa é a ferramenta de pesquisas de palavras-chave do SEMRush. Você vai encontrá-la no menu PESQUISA DE PALAVRAS_CHAVE.

Assim que você abrir a ferramenta, vai se deparar com essa tela:

Print mostrando a barra de pesquisa da ferramenta Keyword Magic Tool, do SEMRush.

É só você colocar as ideias de palavras-chave que quer pesquisar e clicar no botão verde escrito “Pesquisa”. A próxima tela que vai abrir é essa:

Print mostrando a página de resultados do Keyword Magic Tool para a palavra-chave “quantos stories por dia”.

Chegou aí? Então você oficialmente já sabe como usar o SEMRush e fez sua primeira pesquisa de palavras-chave!

Mas o que significa esse tanto de sigla ali em cima? Continua comigo que te conto aqui embaixo.

Passo 3: Entendendo a viabilidade das palavras-chave

Cada uma dessas siglas traz uma informação importante para a sua análise de palavras-chave. Fazer sua pesquisa vai depender inteiramente do que essas informações significam.

Pra ficar mais fácil de entender como usar o SEMRush, a própria ferramenta oferece algumas explicações do que são essas siglas. Mas te ajudo a compreendê-las melhor. Veja:

Intenção

Informação do SEMRush:

Objetivo em um mecanismo de pesquisa. As intenções podem ser interpretadas pelos algoritmos dos mecanismos de pesquisa para mostrar os resultados adequados e os recursos de SERP.

Basicamente, o que isso quer dizer é que o Google separa, de acordo com a grafia da palavra-chave, qual é a intenção de busca que os usuários normalmente têm ao fazer a busca pelo termo.

Essa intenção é dividida em cinco categorias principais:

  • Informativa: o usuário quer achar uma resposta para uma pergunta;
  • Navegação: o usuário quer achar uma página específica;
  • Comercial: o usuário quer saber mais de uma marca ou serviço;
  • Transacional: o usuário tem a intenção de comprar um produto.

Volume

É a quantidade de pesquisas mensais que a palavra-chave pesquisada tem em um valor aproximado. Essa informação é extraída diretamente do Google Keyword Planner.

Nesse caso da imagem abaixo, a palavra-chave “quantos stories por dia” é digitada no Google aproximadamente 480 vezes por mês.

Print pequeno mostrando o volume de pesquisa para a palavra-chave “quantos stories por dia”

Tendência

Essa é uma métrica que vai analisar a diferença no volume de pesquisas mês a mês. Ela não é apresentada em números absolutos, mas como um mini gráfico.

Então, no caso dessa mesma palavra-chave, podemos perceber que ela está em trajetória estável de buscas – ou seja, o interesse vem se mantendo o mesmo ao longo dos meses que o SEMRush analisa.

Print pequeno mostrando a tendência de pesquisa para a palavra chave “quantos stories por dia”.

Aqui, o SEMRush está te mostrando uma métrica própria, um indicador que eles constroem de acordo com a análise das páginas de resultados para as palavras-chave investigadas.

Basicamente, o que o índice de concorrência mostra é a dificuldade que você vai encontrar para indexar seu texto organicamente ou competir com outros anúncios caso você esteja configurando uma campanha no Google Ads.

Esse índice é expresso por um valor absoluto e existe dentro de seis categorias:

  • Muito fácil: valores de 0 a 14;
  • Fácil: valores de 15 a 29;
  • Possível: valores de 30 a 49;
  • Apresenta dificuldades: valores de 50 a 69;
  • Difícil: valores de 70 a 84;
  • Muito difícil: valores de 85 a 100.

Custo por clique

Aqui é uma métrica voltada 100% para o Google Ads. Ela mostra qual é o valor em dólares que os anunciantes estão pagando hoje por clique no anúncio já configurado.

Aqui é onde o SEMRush apresenta uma dificuldade regional. Por ele ter um suporte limitado no Brasil, esse indicador não é expresso em reais. Pelo Google Keyword Planner, você vê em reais.

Densidade competitiva

A densidade competitiva é a dificuldade que você terá de colocar seu anúncio pago para aquela palavra-chave. É o nível de concorrência de anunciantes do Google Ads.

Uma densidade competitiva alta significa que o seu anúncio vai ser mais um entre vários outros, ficando mais difícil de aparecer nas buscas.

SF – serp features ou recursos de SERP

Indica quantos e quais recursos estão disponíveis naquela SERP (página de resultados).

Para a palavra-chave que estamos examinando, “quantos stories por dia”, o SEMRush indica 4 recursos diferentes. São eles:

Print mostrando um snippet em destaque da Cubo Amarelo para a palavra-chave “quantos stories por dia”.
  • As pessoas também perguntam
Print mostrando a parte “as pessoas também perguntam” para a pesquisa “quantos stories por dia”.
  • Carrossel de vídeos
Print mostrando o carrossel de vídeos do youtube para a pesquisa “quantos stories por dia”.
  • Pesquisas relacionadas
Print mostrando as pesquisas relacionadas da palavra-chave “quantos stories por dia”.

SEMRush vale a pena em 2022?

Para finalizar: contratar ou não contratar o SEMRush?

Olha, ele é uma ferramenta bem robusta, mas para o trabalho de pesquisa de palavras-chave, você não precisa dele. O Google Keyword Planner é grátis e oferece basicamente os meus recursos.

Agora, para a análise dos domínios da concorrência, vale a pena sim investir no SEMRush. Mas só se você for usá-lo ao máximo. Esse trabalho vai te permitir um entendimento muito maior de com quem você está competindo por cliques nas primeiras posições do Google.

Belezinha? Ficou claro? Queria tirar esse momento só pra te lembrar que eu tenho um guia bem extenso de fazer pesquisa de palavras chave usando o Google Keyword Planner lá no Youtube.

Vem ver que aí você vai entender muito mais a fundo esse trabalho. A gente se vê por lá!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!