Guia do inbound commerce para a Black Friday 2021

Conheça aqui as melhores práticas de Inbound commerce na Black Friday 2021! Só aquelas que dão mais resultado e que podem ser aplicadas a tempo.
Blocos em madeira formando a palavra “black friday sales”. Acima há um despertador e vários confetes espalhados.

Black Friday 2021 chegando e é hora de falar sério, principalmente quando o assunto é vendas para e-commerce. E pra trazer um conteúdo que realmente faça a diferença pro seu negócio agora, vasculhei o acervo da Cubo e escolhi a dedo só as técnicas que dão mais resultado e podem ser aplicadas até a Black Friday. De onde eu tirei? Desse e-book aqui:

A essa altura acho que nem preciso gastar palavras neste texto para te convencer a investir na Black Friday, né? No ano dos recordes, o natural é que você já esteja pensando no que fazer para garantir sua parte no dia que mais vende no ano. Por isso é que eu venho te falar sobre uma coisa que você talvez ainda não saiba:o inbound commerce na Black Friday.

Nada contra o marketing tradicional, mas neste ano quero te propor uma nova estratégia – e um novo resultado – para a sua campanha. Você topa?

Sendo bem sincero: se você fizer o combo básico “Mídias Sociais + Google Ads”, como já está acostumado, pode até ver suas vendas crescerem.l Mas isso é uma ação pontual para uma data especial.

O que eu vou te mostrar nesse texto é como aproveitar a Black Friday pra aliar o que você já faz hoje ao inbound commerce pra vender mais o ano todo!

E aí, vai querer um pássaro na mão ou uma gaiola cheia deles? Precisa pensar melhor? Então leia esse texto como um “menu degustação”. Depois, quando tiver certeza, baixe o nosso e-book completinho. Combinado?

Começar inbound marketing na Black Friday é uma luta contra o tempo

Antes de começar com as técnicas de inbound commerce na Black Friday, eu preciso fazer um adendo, principalmente para quem nunca fez um trabalho do tipo: como prometido, o marketing de conteúdo – que é beeeemm importante pro inbound – busca criar relacionamento com os clientes – que assim como qualquer outro, leva um tempo para conquistar a confiança necessária.

Então, neste guia vamos deixar um pouco de lado estratégias mais demoradas, como o blog. Isso porque ele não serve? Não mesmo! Nós já conseguimos resultados milionários com o blog do Martins Atacadista, o Falamart. Mas levamos 18 meses para isso – e você tem apenas um mês.

Dito isso, agora sim vamos ao “guia do inbound commerce para a Black Friday 2021” só com o que garantimos que vai dar tempo de fazer e colher resultados para o dia do evento – se você começar logo.

Tudo começa com o Funil de Vendas

Imagem ilustrativa do funil de vendas fragmentado em suas quatro etapas: visitantes, leads, oportunidades e vendas.

A primeira regra do inbound commerce para a Black Friday (e para qualquer outra situação) é que tudo deve ser pensado. Não tem isso de “ah, vamos fazer e se der resultado, ótimo”.

Aqui nós temos o controle sobre cada etapa na jornada do cliente – do momento em que ele descobre que a sua marca existe até a conversão. E isso é orientado pelo funil de vendas.

Basicamente, são quatro estágios. Em cada um deles há um objetivo específico e estratégias específicas de inbound commerce para a Black Friday.

De um jeito bem resumido, os seus objetivos iniciais podem ficar assim:

  1. Atrair visitantes: Criar conteúdos interessantes para quem está navegando pela internet ter o primeiro contato com a sua marca.
    Estratégias: Blogs, Mídias Sociais, Mídias Pagas, SEO.

  2. Converter leads: É a hora de estreitar a relação. Aqui você vai pedir dados desses visitantes para enviar conteúdos – e, na Black Friday, promoções exclusivas.
    Estratégias: Call-to-actions, Formulários, Banners, Landing Pages, Remarketing (com sugestões de produtos que tem TUDO a ver com o visitante).

  3. Relacionar com oportunidades de venda: Até aqui ele está curtindo seus conteúdos, mas é preciso mostrar que você também está ali para vender.
    Estratégias: E-mails, Lead Scoring, Tracking, Atendimento.

  4. (Finalmente) Vender!: Aqui ele já confia, se relaciona e entendeu a proposta da sua marca, só falta fechar o pedido. Então está na hora de dar um empurrão nisso.
    Estratégias: E-mails promocionais, cupons de desconto, campanhas, Televendas, Remarketing (com preços e/ou descontos).

Ah, só pontuando: claro que esse passo a passo que acabei de mostrar é bem raso, se comparado a toda a importância do funil. Mas já deu para ter uma boa ideia, né? Se quiser aprofundar mais nisso, dá uma lida no mini book: Etapas do Funil de Vendas que a Nat, nossa CMO, fez.

É a hora da ação!

Imagem conceitual de um carrinho de compras em miniatura com vários blocos com letras espalhados por ele. Acima, a palavra “black friday”.

Beleza, agora que você tem o mapa do inbound marketing na Black Friday já podemos conversar sobre o mais importante: o que você pode fazer pra vender além da Black Friday. Vou detalhar cada uma das etapas desse funil com o que você precisa fazer durante os próximos dias para transformar oportunidades em vendas com a conversão de leads.

Olha só:

Criar uma base de contatos vai ser o seu principal desafio do inbound commerce na Black Friday 2021

Como eu te disse, começar o inbound agora, já na porta do grande dia, é um desafio e tanto. Quem já tem uma lista de clientes que costuma enviar newsletters tem meio caminho andado. Mas se este não é o seu caso, precisamos juntar essas pessoas que vão receber os seus materiais.

Para isso não tem segredo: você tem que criar conteúdos interessantes! E pensando no inbound marketing para a Black Friday estamos falando quase que exclusivamente de vantagens.

No e-book foram sugeridas algumas pautas:

  • “Conheça os produtos e preços da nossa Black Friday antes de todo mundo”;
  • “Quais os melhores produtos para comprar na Black Friday?”;
  • “Looks incríveis” “Kit de home office” ou “tudo para a cozinha” só com itens da promoção; 
  • “Desbloqueie o cupom de desconto exclusivo da Black Friday”.

Pensou nos conteúdos que dá pra fazer com os seus produtos? Então agora é considerar a parte mais técnica para disponibilizá-los. Quanto a isso, você precisa pensar em três pontos:

  1. Como disponibilizar esses materiais? Pensando no tempo, o jeito mais prático que eu vejo é anunciar nas próprias mídias sociais da sua loja ou pop-ups no site. São pessoas que já tem um contato com a marca e provavelmente vão estar ansiosos para ouvir o que você tem a falar;

  2. Como capturar os contatos? Com o link na bio ou na legenda, você não vai direto para o conteúdo – queremos o contato dessas pessoas. O material é só a isca, lembra? Para isso você precisa de uma Landing Page, que é a tela onde ele vai fornecer as informações pedidas em troca do download do material rico;

  3. Como criar um conteúdo relevante? Entendo que nem todo mundo é um super criativo com as palavras e pode ficar meio travado nessa parte. Então, dê uma lida no texto do Thithi de “como captar leads com um bom conteúdo” que vai te ajudar bastante.

Chegou a hora de encantar sua base de contatos! (não bombardear, ok?)

Você nem percebeu, mas já avançamos bastante no guia do inbound commerce para a Black Friday. O cara que só estava ali, passeando pelas suas páginas, se transformou em alguém interessado em saber mais do que sua marca tem a falar. Demais, né?

Mas agora chegou aquele momento decisivo: o de nutrir a sua base. Na minha opinião, esta é a etapa que exige mais atenção, porque é como andar numa corda bamba: você não pode enviar e-mails demais para não ficar chato, mas também não pode enviar de menos, a ponto dele te esquecer.

Para te ajudar, vou montar uma régua de relacionamento que funciona muito bem no inbound marketing para a Black Friday 2021 por aqui:

  1. Conversão de material: Onde vai o link para ele baixar quando quiser;
  2. Boas vindas: E-mail de relacionamento, mostrando como a marca está feliz em ter o cliente mais perto;
  3. Follow-up: Uns dois ou três e-mails, abordando o conteúdo do material – “Ficou com alguma dúvida?”, “Separamos só o mais importante do material para você”, “Quer falar sobre nossas ofertas da Black Friday?” Mas ó, só mande o segundo e terceiro praquele lead que não abriu o primeiro, ok?;
  4. Fechar a venda: Aqui é hora de arregaçar as mangas, colocando cupons, ofertas e o remarketing para jogo.

Já sei: não sabe certinho como fazer um e-mkt interessante, com assuntos e técnicas que chamam a atenção, né? Então está com sorte: a Nat tem um super texto que conta “como escrever um e-mail marketing com o método Cubo Amarelo”.

Como saber a que pé o cliente está no funil de vendas?

Chegamos à última dica deste texto, que é o lead scoring. Pegando a tradução literal, ele é mesmo um esquema de pontuação que você dá a cada cliente. Quanto mais pontos ele vai ganhando, mais você entende que ele está vinculado à sua marca.

Isso é ideal tanto para você direcionar melhor os seus esforços, focando em quem realmente quer comprar por agora, quanto para não se precipitar. Pode ser que um cliente ainda esteja lá no começo, conhecendo melhor a marca. Se enviar um e-mail já chamando para a compra, vai assustá-lo e por tudo a perder.

Falando a verdade, o lead scoring é bem simples. Mas, como você vai ver agora, ele envolve fatores que vão desde o perfil desse usuário até o relacionamento com a marca. Então, como este texto não tem um caráter tão aprofundado, vou te mostrar aqui apenas os métodos de pontuar os clientes.

Agora, se quiser saber como fazer a sua tabela ou qual plataforma utilizar, é só baixar o guia do inbound commerce para a Black Friday 2021. Combinado?

Enfim, você vai rankear sua base de clientes por duas maneiras:

Pela afinidade com a marca

Aqui você vai pontuar quem tem mais a ver com a sua persona. Se você vende maletas de trabalho, por exemplo: homens entre 35 e 40 anos, gestores de empresas da região X são mais propensos a comprar, logo contam mais pontos.

Pelas interações com a marca

Neste caso, você vai dar mais nota para quem baixou os materiais de inbound commerce na Black Friday ou executar qualquer outra ação, como entrar no site ou abrir um e-mail.

Ainda há mais notas para cada uma dessas ações. Um material topo de funil como “Como comprar na Black Friday” vale menos nota que “Produtos com descontos para comprar na Black Friday da nossa loja”, que são mais específicos.

O score de quem entrou no site também é menor que o de alguém que chegou a colocar algum produto no carrinho, por exemplo.

E agora, já tem tudo para aplicar o inbound marketing na sua Black Friday?

Você já deve ter percebido ao longo desse texto que eu sou bem sincero, né?! Então eu já vou te responder que não, você ainda não tem tuuudo não.

Aqui eu assumi um caráter mais informativo pra fazer uma introdução do Inbound Commerce, afinal, na Cubo Amarelo a gente não só acredita muito na metodologia, como também temos cases de mais de milhões em vendas. E é por conta dessa nossa experiência que nós garantimos que a Black Friday é um ótimo momento para dar o start na sua estratégia.

Quer uma prova? Então veja como a Cubo aumentou em 91% do faturamento do Ekasa com o inbound commerce dando início em uma Black Friday.

Outra coisa: não adianta nada criar esse relacionamento e não cuidar do preço, tempo de frete ou qualquer outro desses erros que você não deve cometer na Black Friday. Assim o seu lead vai chegar, mas não comprar nada, concorda?!

Agora, para fechar essa leitura e realmente se preparar pra aplicar o inbound marketing na sua Black Friday é só conferir – o e-book do real “guia do inbound commerce para a Black Friday 2021”! Ele está prontinho e te esperando! É só clicar neste link aqui e fazer o download.

Até a próxima!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!