Quem trabalha com marketing digital, uma hora ou outra vai se deparar com uma dúvida: como escrever um roteiro para vídeo? Hoje em dia a gente tem vídeo pra TV, pra reels, pra youtube e por aí vai. E cada um deles é diferente.
Claro, não existe uma regra que vai te dizer como fazer determinado roteiro e nem garantir que vai ser um sucesso. Mas é como tudo no universo do marketing: algumas indicações te dão um rumo de como escrever um roteiro quando você não sabe nem por onde começar.
E aí depois, já sabe: a evolução vem com a experiência, de acordo com o que o cliente vai apontando e a partir da variedade das mídias com as quais você trabalha.
Hoje, meu propósito é te guiar nesse processo, dando um passo a passo pra você ficar mais seguro pra montar o seu. Ah, de quebra, no final do texto tem um modelo de roteiro para vídeo publicitário te esperando – presentinho da Cubo!
Então, vamos agora aprender como escrever um roteiro para vídeo?

Como escrever um roteiro de vídeo?
Já viu algum redator começar a escrever um texto do nada? Podem ser posts pra mídias sociais, conteúdo pra blog ou qualquer outro material que a resposta é a mesma: não tem jeito. Existe todo um planejamento por trás desse trabalho.
No caso das mídias sociais, é preciso ter um calendário editorial. Pra blogs e sites, é necessário um estudo de palavras-chave antes. E por trás de tudo isso, tem uma estratégia de marketing digital capaz de acompanhar o cliente em cada etapa da jornada.
Se você está por dentro de tudo isso, ótimo. Se tiver algumas dúvidas, é bom ficar ligado aqui no nosso blog. Toda semana tem conteúdo como esse, com modelos e tudo apresentado de forma bem didática pela nossa equipe.
Mas chega de enrolar. Bora para o passo a passo de como escrever um roteiro?
Passo a passo de como escrever um roteiro
Antes de querer um modelo de roteiro para vídeo publicitário pronto, é preciso seguir algumas etapas para a construção da ideia. Entender o conceito do material que você vai produzir é fundamental para o sucesso da sua campanha.
Então, vamos ao pequeno passo a passo de como escrever um roteiro para não errar nesse começo:
Passo 1: reunião com cliente
Sem dúvidas, esse é o passo número 1 de como escrever um roteiro – ou produzir basicamente qualquer coisa no marketing. Não tem como fazer absolutamente nada sem sentar com o cliente e entender o que ele precisa.
Na verdade, com o vídeo isso é ainda mais necessário. Ele é um material do qual naturalmente o cliente espera mais, porque gera mais engajamento. Além disso, ele pode ser trabalhado de forma diferente do padrão de texto e arte que geralmente dominam as mídias sociais.
Por isso, antes de pensar no modelo de roteiro para vídeo publicitário, faça uma reunião de trabalho. Entenda qual o propósito desse material que você vai produzir, quem vai ser o público alvo e se existem outras especificidades que o cliente deseja seguir.

Passo 2: idealização
Com tudo acertado com o cliente, outro ponto fundamental de como escrever um roteiro é a hora de fazer o pitch da sua ideia para montar seu modelo de roteiro para vídeo publicitário. Só depois de conhecer o público e as expectativas a serem atingidas, é a hora de colocar a mão na massa.
Na hora de idealizar o projeto, a parceria entre o redator e o diretor de arte é fundamental. Eu, como redatora, vou saber qual a melhor forma de comunicar com o texto, mas é o designer quem vai dar aquela refinada na minha ideia para apresentá-la da melhor forma no vídeo.
Esse passo de como escrever um roteiro deve ficar mais ou menos assim:

Passo 3: formalizando o modelo de roteiro para vídeo publicitário
O terceiro ponto que você precisa saber em como escrever um roteiro é que tudo precisa ser formalizado. Então, se você chegou a esse ponto é hora de pôr tudo no papel mesmo.
Essa parte fica por conta do redator. Ele é encarregado de colocar no roteiro o que vai ter no vídeo. Aqui, é feita a conceituação do vídeo inteiro, mostrando o que acontece em cada cena, o que vai ser dito etc.
Lembra quando você sentou com o DA e decidiu tudo? Pois é, coloque tudo no papel e com exemplos. Se o vídeo vai ser uma animação, especifique isso. O mesmo vale caso os vídeos sejam gravações com edição.
Ah, e se você já tem algum conceito em mente, aponte tudo lá para inspirar o DA na hora de construir o storyboard.
No começo dissemos que não existe só um modelo de roteiro para vídeo publicitário, mas as formas mais básicas tem as seguintes informações no briefing:
- Cena: o que acontece ali? Quais imagens vão aparecer? Como o texto vai aparecer? Vai ser algo parecido com “o texto aparece em um fundo azul e há uma pessoa mexendo no celular”, mas com todos os detalhes possíveis da ideia que você teve para aquela cena;
- Lettering: é exatamente o texto que vai aparecer no vídeo;
- Narração: essa parte só é necessária quando tem alguém falando no vídeo. Nesse caso, são as falas mesmo o que é diferente do lettering, que podem ser só pontos de destaque da narração ou até textos diferentes.
Essa parte finaliza o trabalho do redator e o seu modelo de roteiro para vídeo publicitário chega às mãos do diretor de arte. Vai ser nesse estilo:

Passo 4: criando o storyboard
É nessa parte que você percebe a importância de saber como escrever um roteiro: a organização de cena por cena no briefing. A edição deve seguir essas indicações:
- Criar cada uma das cenas do roteiro separadamente;
- Incluir os letterings já prontos, na posição inicial e na posição final (duas telas);
- Incluir as imagens na posição inicial.
Se for uma animação, seu modelo de roteiro para vídeo publicitário pode seguir as dicas que demos aqui de como fazer um storyboard para vídeo.
Mas para casos de vídeos prontos, a ideia é colocar os textos e estabelecer o tempo de duração de cada um para dar tempo de leitura, como vai ser a transição etc.
Passo 5: publicando o vídeo pronto
Com o material pronto e aprovado pelo cliente, chegou a hora da publicação! A parte tão esperada de ver que o modelo de roteiro para vídeo publicitário tomou forma.
Nesse passo final, mas não menos importante, na hora de como escrever um roteiro, você precisa entender as diferenças de veiculação.
Na TV, é preciso mandar o arquivo para a emissora e esperar a aprovação – precisa estar tudo de acordo com as especificações, como vou te explicar um pouco pra frente. Já no Youtube, a ideia é publicar direto da conta do cliente – se ele não tiver uma, oriente-o a fazê-la.
Já nos reels, a publicação é na hora. O cliente segue o roteiro, grava e publica, sem muita dor de cabeça. Mas existe também a possibilidade de usar edições trabalhadas, apesar de que a intenção da ferramenta é ter conteúdo instantâneo.
Na prática: modelo de roteiro para vídeo publicitário
Até aqui podemos dizer que você aprendeu o básico de como escrever um roteiro, certo? Mas chegou a hora de aplicar esses conhecimentos, considerando as mídias e, claro, de receber o seu tão esperado modelo de roteiro para vídeo publicitário.
Decidimos dividir esse assunto em três tópicos. A ideia é que você saiba lidar caso o cliente peça esses que são os modelos mais comuns quando falamos em vídeo no marketing. Olha só:

Roteiro básico: vídeo para reels
Os vídeos para reels viraram uma febre no Instagram, especialmente depois que conteúdos nesse formato e de entretenimento passaram a ser mais valorizados pelos consumidores.
Tem muita dancinha? Tem sim, mas também existe muita gente que compartilha conteúdo de qualidade usando essa ferramenta. E assim como qualquer outro material, ele exige que você saiba como escrever um roteiro.
Nesse caso, você só precisa escrever as falas mesmo, nada mais. É o modelo de roteiro para vídeo publicitário simples, que vai ser gravado com o próprio celular e sem edições mirabolantes.
É bem fácil, olha só um exemplo:

Essa é só a primeira parte. O resto tem que se seguir de uma forma que seja didática e atrativa ao público, especialmente com esse cliente da Cubo que fala sobre mercado financeiro.
O foco aqui é ter uma linguagem persuasiva já na hora que você pensa em como escrever um roteiro, ir direto ao ponto dentro dos 60 segundos e respeitar as dimensões:
- Tamanho quando clicado para visualizar: 1080 x 1920 px (9:16);
- Tamanho quando aparece no feed: 1080 x 1350 px (4:5);
- Tamanho capa Reels (thumbnail): 1080 x 1800 px (3:5).
Roteiro normal: vídeo para mídias sociais
Já o vídeo normal é o que contamos ali em cima, com cena, lettering e narração. É o modelo comum que fazemos para mídias sociais.
Já no começo do seu modelo de roteiro para vídeo publicitário, defina:
- Formatos;
- Duração;
- Estilo;
- Áudio;
- Narração.
Acrescente ainda todas as orientações que o DA precisa para desenvolver o job. Depois disso, vem o modelo de roteiro para vídeo publicitário em si.
Roteiro elaborado: vídeo para TV
A gente fala que para TV o modelo de roteiro para vídeo publicitário é mais elaborado porque ele tem mais detalhes do que os outros. A narração, por exemplo, é quase sempre obrigatória.
Sem contar que a linguagem precisa ser mais impactante. Por que? Bem, na TV dificilmente você vai ver um comercial que dura um minuto. Geralmente, são de 15 a 30 segundos mesmo.
Ou seja, é preciso entregar o máximo de informações em um mínimo tempo.
Há uns dias, a Cubo organizou um evento online. Para levar mais tráfego para o site, contratamos alguns VTs pra televisão. Então, se você quer saber como escrever um roteiro para esse mídia, veja o exemplo abaixo:

Até aqui, as informações sobre duração e tamanho do vídeo são comuns a todos eles. Mas saber como escrever um roteiro publicitário para TV tem suas particularidades.
Duas delas, você não teve que se preocupar antes, mas agora são fatores que existem sua atenção: a informação de claquete e o registro na Ancine.
Informações da claquete
No caso do comercial de televisão, a claquete é um trecho de vídeo antes do comercial que identifica o anunciante e a obra específica para ser encaixada na grade da programação. Ela não é vista pelo público final, apenas ajuda os editores da TV na hora de veicular.
Na hora de entregar seu material à emissora, preste atenção aos seguintes pontos que devem ser acrescidos no material digital:
- trecho inicial com claquete, com duração de 5 segundos;
- tela preta sem áudio, para isolar a claquete do comercial, com duração de 2 segundos;
- comercial com trilhas de vídeo e áudio, de acordo com a duração contratada junto ao comercial;
- nova tela preta sem áudio, marcando o fim da parte “exibível” do comercial, com duração de 2 segundos.

Além disso, a claquete deve ter no mínimo as informações a seguir:
- agência e cliente (nome da sua empresa);
- produto ou serviço anunciado;
- marca anunciada no comercial de TV;
- data;
- título/versão (máximo de 26 caracteres);
- duração da parte exibível do comercial;
- produtora;
- número do CRT da Ancine;
- indicação sobre a presença de Closed Caption, SAP e Audiodescrição.
Registro na Ancine
Para se registrar na Ancine, deverá acessar o ambiente do Sistema Ancine Digital (SAD), através da página inicial do sítio da Ancine, no menu à direita, e clicar na opção “Quero me registrar na Ancine”. Após a conclusão das etapas da solicitação eletrônica, inicia-se a etapa de envio de documentos.
Após receber esse número, ele deve ser informado à emissora e estar disponível na claquete.
Mas se você não tiver e não quiser fazer todo esse processo, pode procurar uma produtora da sua cidade, dá pra conseguir essa ajuda e o número.
Se você tem dúvidas, basta acessar o manual para registro na Ancine.
Viu que a tarefa de como escrever um roteiro não é lá um bicho de sete cabeças? Depois que você se acostuma a fazer, esses detalhes vão se tornando cada vez mais rotineiros.
Mas, olha, com o nosso modelo de roteiro para vídeo publicitário em mãos, é menos um trabalho pra você se preocupar, né?
Espero que você tenha curtido nosso papo. Nos vemos de novo em breve!
3 comentários em “Modelo de roteiro para vídeo publicitário + download grátis”
Letícia, parabéns pelo material. Sou redatora freelancer e adorei as dicas!!
Leticia muito obrigado. estava em um momento sem inspiração e teu exemplo ajudo de mais.
muito obrigado leticia, sensacional!