O que é o Reddit? Vale a pena anunciar por lá?

O que é o Reddit? Anunciar por lá é pra você? Hoje vou te contar neste post cheio de exemplos, prints e o que mais você quiser. Bora lá descobrir!
Ícone do App do Reddit visto em uma tela de celular com Zoom.

Pensa numa rede social que vem chegando de levinho, bem de fininho, aqui no Brasil e está crescendo mais e mais a cada dia que passa. Esse é o Reddit, uma rede social principalmente baseada em texto e com grande ênfase na criação de comunidades.

A rede social vem ganhando adeptos nos meios mais exclusivos da Internet, sendo mais distante das mídias sociais “de superfície”, aquelas que a gente usa todo dia – Instagram, Facebook, Twitter e Tik Tok.

Mas, ao mesmo tempo, conhecer o Reddit é importante por dois motivos:

  1. Você precisa avaliar se vale a pena investir nos Ads da plataforma;
  2. Ele é um dos maiores geradores de conteúdo para as outras redes sociais e tem uma capacidade de agregá-los de forma única e incomparável em toda a internet.

Mas, confie em mim, não vou te deixar na mão neste texto. Vou te mostrar exatamente o que é o Reddit e, juntos, vamos chegar ao veredito se vale a pena sua marca anunciar por lá ou não.

Tudo pronto? Então mãos à obra!

O que é o Reddit?

Colocando de forma simples, o Reddit é um agregador de fóruns de discussão. Ele é uma mídia social baseada primariamente em texto e dividida em milhares de comunidades, ou Subreddits, onde usuários com interesses em comum passam o dia conversando.

O funcionamento do Reddit é esse. De uma forma bem resumida, porque para entender melhor, você realmente precisa tirar um tempo para acessá-lo e conhecê-lo.

Vou tentar te ilustrar melhor. Lembra do Orkut? Ele tinha várias comunidades, onde as pessoas entravam e conversavam sobre diversos assuntos, sendo que só quem entrava nessas comunidades via essas conversas.

O Reddit é a mesma coisa. Vamos supor que você goste de copywriting. Então, você entra lá, busca pelo Subreddit “copywriting”. Você vai ver pessoas conversando sobre copywriting, podendo também fazer parte das discussões. Algo assim:

Captura de tela da página inicial do r/copywriting no Reddit.

O que você está vendo é a página inicial do Subreddit r/copywriting. Você pode acessá-lo
agora, clicando no link, e ver por si só como ele funciona.

Clicando em cada um desses tópicos, você entra na discussão específica, onde os usuários estão conversando entre si.

Captura de tela de um tópico do Reddit com pessoas conversando entre si.

Essa conversa, por exemplo, está acontecendo nesse link. Você pode acessá-la agora e, com uma conta criada, pode inclusive participar. Alguns subreddits são fechados para membros muito novos, mas a maioria não é. É só entrar e conversar.

Quem vai julgar o conteúdo postado e as respostas a ele é a própria comunidade. Está vendo essas setinhas na imagem? Elas são os upvotes e downvotes (cimavotos e baixovotos na tradução brasileira do app).

Mas agora que esclarecemos o básico, algumas perguntas fundamentais. Continue na leitura.

O Reddit tem muitos usuários brasileiros?

Bom, aí a resposta é “depende”. Segundo a Statista, o quinto país com mais visitantes no Reddit em 2021 é a Alemanha, com cerca de 3,5% do total de representatividade total no site.

O Brasil nem aparece no top 10. Então não, ele não é tão popular assim quando consideramos o mundo inteiro.

Mas essa é uma forma um pouco simples de encarar as coisas. Podemos ir por outra ótica. A comunidade brasileira no Reddit, o r/Brasil, tem 718 mil membros cadastrados. Mais de meio milhão de usuários!

Captura de tela do r/Brasil, subreddit dedicado somente a brasileiros, mostrando 718 mil usuários cadastrados.

Isso sem falar de outras comunidades em português, que são bem menores, mas que também possuem alguns milhares de usuários ativos.

Capturas de tela de várias comunidades em português do Reddit, todas com pelo menos 3000 usuários, algumas com mais de 100 mil.
Capturas de tela de várias comunidades em português do Reddit, todas com pelo menos 3000 usuários, algumas com mais de 100 mil.

Gente até que tem. Mas que tipo de pessoas? E essa quantidade de usuários brasileiros vale o investimento em ads na plataforma?

Investir no Ads do Reddit compensa?

Primeiro, vamos falar sobre perfil.

A maioria dos usuários do Reddit é mais ligada na internet e não está buscando anúncios comuns, como de eletrodomésticos ou coisas parecidas. Então, e-commerces anunciando por lá vão ser, no mínimo, ignorados.

A maior parte dos anúncios do Reddit são para empresas SaaS, que oferecem software como serviço – são plataformas de cursos, serviços de streaming, consultorias e coisas nesse estilo.

O varejo definitivamente não tem lugar por lá, até porque não compensa investir pra ter um alcance reduzido assim. Uma única campanha segmentada no Facebook Ads, por exemplo, é o suficiente para atingir o dobro desses usuários.

Então, compensa investir no Reddit se você trabalha com:

  • Plataformas de serviços online;
  • Plataformas de cursos;
  • Sites interessantes para o perfil;
  • Modelos de subscrição;
  • Canais de conteúdo no Youtube ou outras plataformas.

Dentre outros. Não tente vender em quantidade. Não vale a pena.

Como minha empresa pode usar o Reddit?

Como agregador de conteúdo e inspirações para o seu próprio negócio, principalmente. Todo produtor de conteúdo precisa frequentar o Reddit – não para roubar informações de lá, mas para trazer discussões interessantes para o seu público.

Se você fala inglês, perfeito. Tem um subreddit pra tudo o que você imaginar por lá. Tudo mesmo. Trabalha com semi jóias? Se inspire no r/JewelReps. É vendedor? Tem tudo quanto é dica no r/Sales.

Construção civil? Check. Opa, mas e carpintaria? Tem também no r/Carpentry.

O Reddit é um universo enorme esperando que você o explore. Tem muita ideia de conteúdo lá te esperando. Desde que você não copie nada, mas se inspire, ele é uma mão na roda para o seu marketing.

Está precisando de ideias sobre o que escrever e onde anunciar? Gente, a Cubo é uma verdadeira powerhouse multimídia agora. Tem podcast no Spotify, canal no Youtube e o nosso querido blog aqui também.

Vem seguir a gente! Tô te esperando. Um abraço!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!