Agendar posts nas redes sociais: o que você precisa saber

Você ainda faz seus agendamentos de forma manual? Tá na hora de mudar isso. Conheça mais sobre ferramentas e organização para agendar posts nas redes sociais.
Pessoa olhando para tela de notebook com celular na mão.

É difícil agendar posts nas redes sociais? Depende – se você tem método, o processo é bem mais tranquilo. Agora, se não tem, o processo fica muito mais difícil.

E estou te falando por experiência própria. Eu mesmo já trabalhei com agendamentos e postagens, primeiro sem nenhum tipo de formalização e depois com tudo documentado, como é feito aqui na Cubo. E a diferença é gritante.

Se você está sofrendo para agendar posts nas redes sociais, tenho duas notícias pra você. A boa é que muita gente sofre também. E a ruim é que você deveria sofrer por outras coisas – muito mais complexas e que dão um resultado muito melhor.

O texto de hoje é pra falar sobre isso. Pronto para parar de sofrer? Então, vem comigo!

Quais são as ferramentas para agendamentos de posts nas redes sociais?

Existem várias ferramentas de agendamentos de posts, cada uma com funcionalidades diferentes, mas todas fazendo o básico: agendar seus posts todos de uma vez para que você não precise fazer manualmente.

As ferramentas mais comuns são essas aqui:

  • mLabs: a mais conhecida aqui no Brasil e muito popular também. Permite a conexão a múltiplas contas e agendamentos em praticamente todas as redes sociais mais usadas;

  • Hootsuite: faz o mesmo que o mLabs, mas o pagamento é em dólar e o suporte é completamente em inglês. É uma plataforma mais avançada, mas também bem mais cara;

  • RD Station: tudo bem, não é uma ferramenta de agendamento em si, mas uma plataforma de automação com foco em marketing inbound. Mas ela também permite postagens nas redes mais básicas: Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter;

  • TweetDeck: tem mais funcionalidades para o Twitter, permitindo agendamento e acompanhamento do engajamento;

  • Estúdio de Criação: é a ferramenta do próprio Facebook, com muitas funcionalidades mas com algumas limitações, especialmente de design – é bem difícil navegar por ele.

Basicamente, todas as plataformas de agendamento são quase a mesma coisa. As diferenças entre elas são mínimas, então vale a pena ir testando para encontrar a que faz mais sentido para as suas necessidades.

Aqui na Cubo nós utilizamos o mLabs. É uma plataforma simples, bem fácil de mexer e resolve todas as nossas necessidades. Aliás, quase todas. Tenho que te dar uma notícia bem triste agora:

Dá para agendar carrosséis e stories no Instagram em 2021?

Se prepare para a notícia triste: não, não é mais possível fazer agendamento de stories e carrosséis – posts com mais de uma imagem – no Instagram e Facebook em 2021.

Todas as plataformas estão sofrendo com isso. O Facebook, como parte das suas atualizações em 2021 para se tornar Meta, bloqueou sua API para aplicativos terceiros.

Hoje só é possível agendar posts de uma imagem só no Instagram e Facebook através de ferramentas de agendamento.

O que muitas empresas estão fazendo é um malabarismo de agendamento muito difícil de seguir. Eles oferecem um aplicativo que você baixa e “agenda” seus carrosséis e stories. Quando chega o dia de postar, esse aplicativo te avisa, mas você precisa fazer a publicação manualmente.

Veja a mLabs explicando como funciona essa funcionalidade:

Como organizar os posts de redes sociais para aprovar?

O melhor jeito hoje é usar o Trello. Agendar posts nas redes sociais fica muito mais fácil quando você já está inserido em uma rotina organizada. É o que eu estava falando ali na introdução.

Minha mãe sempre me dizia isso – “o que você faz em casa, faz na rua”. Na publicidade é a mesma coisa. Se o seu processo de aprovação dos posts junto aos clientes (a casa) já é organizado, o agendamento dos posts (a rua) também é.

Dá uma olhada no nosso Trello pra você ter uma ideia:

Captura de tela do Trello da Cubo Amarelo, mostrando a visão geral de todos os cartões do quadro.

A gente separa cada dia da semana, coloca cada post com data, cria checklists, legenda, tudo lá.

Olha aqui a visão de dentro do Trello, mostrando a legenda do post:

Captura de tela do Trello da Cubo Amarelo, mostrando a tela inicial de um cartão.

E tem mais: o Trello te permite subir todas as peças relevantes do post – formatos diferentes, stories etc – e criar uma checklist para que todo mundo saiba em que pé está a publicação.

Captura de tela do Trello da Cubo Amarelo, mostrando as peças de um post nas redes sociais.

E a criação dos seus quadros vai longe. Você consegue organizar um fluxo inteiro lá dentro. Antes da gente migrar para o Studio, plataforma da Rock Content para gestão de tráfego, todo nosso trabalho era formalizado direto no Trello.

Grandes empresas usam o Trello, pequenas também e até os freelancers que querem organizar os jobs. Ele é uma ótima opção para você começar com o pé direito a sua organização.

Como criar um calendário editorial para as redes sociais?

Muito simples. Basicamente, você só precisa colocar todos os dias do mês em uma planilha, todos os posts que você vai fazer em cada dia e quais os canais.

Você precisa fazer isso porque o Trello começa a ficar bagunçado se você for organizar o mês inteiro por lá. A visualização fica muito complicada e os erros ficam mais frequentes.

Olha só como é um calendário editorial aqui na Cubo:

Captura de tela mostrando um calendário editorial de agendamento de redes sociais

De um lado, os dias e as semanas. Do outro, as especificações do conteúdo, que podem ser quantas você precisar para ficar mais fácil. Mas geralmente a gente costuma colocar:

  • Data exata; 
  • De qual semana do mês é esse post (produzimos semana por semana); 
  • Qual é o “nome” do post, ou seja, o tema; 
  • Qual é o objetivo do post, de acordo com a comunicação da sua marca; 
  • Em quais redes sociais o post vai sair (através disso criamos peças diferentes); 
  • Um mini briefing para ajudar os redatores e diretores de arte a se guiarem na produção.

Quer saber mais sobre o tema? Maravilha, porque eu adoro falar sobre Calendário. Olha esse vídeo aí embaixo onde eu construo um do zero, passo a passo, te mostrando o que é necessário fazer:

Como testar um post nas redes sociais?

Se você não sabe como um post vai se comportar, teste. Esse é o último passo para agendar posts nas redes sociais.

Thithi, mas testar pra que?” – olha, existem vários formatos que costumam dar uma leve bugada nas plataformas. Carrosséis com vídeos postados via Android, por exemplo, costumam deixar 1 segundo de tela preta antes de cada item do carrossel.

Isso impacta muito? Em alguns casos, bastante. Temos clientes que, com razão, não aceitam jamais um probleminha desses.

Então, antes de postar algo muito complexo ou fazer o agendamento do post nas redes sociais, teste. Como? Com uma conta fake.

Eu tenho uma no LinkedIn onde sempre posto antes pra ver se vai dar alguma zebra. Especialmente em carrosséis PDF, que são muito complicados de postar lá – as imagens perdem a qualidade quase que por mágica.

No Instagram também é interessante você fazer esse trabalho, especialmente se a conta que você gerencia é muito movimentada. Nesses casos, postar e apagar imediatamente nunca passa batido.

Bom, olha só o caminho que a gente fez. Começamos lá nas ferramentas e já estamos até fazendo teste, hein?

Mas vamos ter que parar por aqui por hoje. Fica a promessa: vamos atualizar esse texto pra gente ter o máximo possível de conteúdo pra te ajudar a agendar posts nas redes sociais cada vez melhor.

Mas enquanto a gente não atualiza aqui, bora continuar essa conversa – mas pessoalmente, ou quase. Vem conhecer nosso Youtube!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!