Passo a passo: Como colocar sacolinha de preço no Instagram

As mídias sociais são ótimas para aumentar o alcance da marca e o tráfego do site. Saiba agora como usar a sacolinha de preço do Instagram a favor do seu e-commerce.
Pessoa usando celular para navegar por catálogo de produtos em um e-commerce.

Quem tem uma loja online precisa saber como colocar sacolinha de preço no Instagram. Mesmo que seu foco seja vender só no e-commerce, as mídias sociais são a porta de entrada de muitos potenciais clientes.

A ideia é que você tenha constância e conteúdo nas redes, mas que apresente seus produtos de forma atrativa também. E nada melhor do que o recurso da sacolinha para expor o que vende e já apontar o valor da peça no catálogo.

É uma boa opção para evitar o famoso “qual o valor?” ou “valor inbox” que irritam tanto lojistas como consumidores. Então vem com a gente descobrir como colocar sacolinha de preço no Instagram e o que isso traz de vantagem para sua loja!

O que é a sacolinha de preço do Instagram?

Sabe quando você passa por uma publicação e vê um ícone de sacola no canto inferior esquerdo da imagem? É dela que estamos falando. Essa é uma sinalização do Instagram para marcar produtos de uma loja com seus respectivos preços.

Ao clicar sobre a foto (ou vídeo) que tem a sacolinha, além do valor, você vai para outras telas que te mostram detalhes, fotos avulsas dos produtos, itens relacionados e um botão para comprar.

O recurso surgiu em 2017 com o objetivo de ajudar os perfis comerciais a vender pela plataforma. Por meio de links de produtos e serviços fica muito mais fácil mostrar o que a loja oferece.

Quando você sabe como colocar sacolinha de preço no Instagram, é uma facilidade a mais para o vendedor e para o consumidor também. Ou você acha que uma Amaro com mais de 1 milhão de seguidores tem tempo de responder comentário por comentário sobre o preço de uma blusa? Realmente, é impossível – aliás, qualquer movimentação acima dos milhares de seguidores já fica difícil.

Veja o exemplo de como fica a visão dos produtos marcados no Instagram:

Print de uma postagem da Amaro onde há vários produtos e cinco deles estão marcados por meio da tag de sacolinha de preço.

A sacolinha do Instagram funciona para celular e desktop?

Não funciona para desktop. Até o momento, o recurso aparece apenas para quem rola o feed e visita perfis pelo smartphone.

As únicas marcações disponíveis no desktop são as que ficam no canto superior direito, como sinalização de carrossel, vídeo, reels e etc.

Essa pode ser até uma estratégia que ajuda nas compras por impulso. A pessoa está ali com o celular na mão, consumindo o conteúdo do Instagram e se depara com uma peça que ela gosta. Com um clique dá pra ter todas as informações e ser redirecionado para a loja. São poucos toques na tela para fechar a compra e te ajudar a vender para todos os tipos de seguidores.

Quantas peças posso marcar em cada postagem?

Quem quer saber como colocar sacolinha de preço no Instagram e marcar os itens, também precisa ficar atento à quantidade permitida para produtos na tag. O número de marcações na sacolinha do Instagram funciona assim:

  • Até 5 produtos ao publicar uma única foto ou vídeo (seja feed ou stories);
  • Até 20 produtos ao publicar várias imagens em modo carrossel (com até 10 fotos);
  • Até 30 produtos na publicação de um reels.

Ou seja, dá pra mesclar conteúdo interessante nos posts e ainda marcar os itens para vender na sua loja desde que você saiba como colocar sacolinha de preço no Instagram. E sem ficar muito forçado, como se quisesse empurrar os produtos para os clientes.

Perceba como a Amaro expôs a vitrine da Black, falando sobre a parceria com uma arquiteta e os descontos, mas usando a sacolinha:

Print de um post de Black Friday da loja Amaro com exposição de vitrine e marcações com a tag de sacolinha de preço.

Dá para fechar a venda direto na sacolinha de preço no Instagram?

Não, não dá pra comprar direto do Instagram. O recurso da sacolinha é só para facilitar as compras online pelo celular sem sair da mídia social.

Você vê o produto marcado, clica em comprar e já é encaminhado para outro link. Esse redirecionamento pode ser para o site da marca ou até mesmo para plataformas de pagamento, como o PagSeguro.

Mas nunca será solicitado nenhum dado de cartão pelo Instagram – pelo menos por enquanto. Aliás, nem o Instagram nem o Facebook pegam esses dados bancários ou de cartão para comprar por meio da sacolinha ou do catálogo de produtos.

Pré-requisitos para ativar a sacolinha de preço do Instagram

Alguns pontos precisam ser considerados para ter esse recurso. Então, se você quer saber como colocar sacolinha de preço no Instagram, precisa de:

  • Ter um e-commerce;
  • Fazer sua conta no Facebook Shopping;
  • Ter uma conta comercial no Instagram;
  • Ter um catálogo de produtos integrado ao Instagram;
  • Ter, pelo menos, 9 fotos para ativar a loja;
  • Habilitar a função “compras” no Instagram;
  • Vincular o catálogo à conta do Facebook e Instagram;
  • Ter um sistema de pagamento online;
  • Pensar na logística de entrega.

Parece complicado, mas não é. Agora que você está preparado e sabe todos os pré-requisitos, é hora de colocar a mão na massa e descobrir como colocar sacolinha de preço no Instagram de forma bem prática.

Pessoa usando celular para navegar por catálogo de produtos em um e-commerce.

Como colocar sacolinha de preço no Instagram?

Nós te dissemos que para começar é preciso ter um e-commerce. Isso porque é ele quem te ajuda de verdade a ser aceito pelo Instagram como uma loja confiável. Mas o Facebook também desempenha papel importante nesse processo.

É por meio dele que você vai carregar o seu catálogo de produtos. Por isso, consideramos que esse é o ponto de partida de como colocar sacolinha de preço no Instagram.

Confira como ativar sua sacolinha partindo da configuração do Facebook Shopping:

Configurar o Facebook

Antes de saber como colocar sacolinha de preço no Instagram, é necessário ter uma conta comercial no Instagram. Basta clicar em “editar perfil” e, em seguida, em “mudar para conta profissional”.

Depois disso, é preciso conectar a sua conta comercial à sua página no Facebook, também por meio das configurações. Volte ao Instagram e siga com “Editar perfil”, “Informações comerciais públicas” e depois “Concluir”. Pronto, já está tudo vinculado.

Seu próximo passo de como colocar sacolinha de preço no Instagram é carregar um catálogo de produtos, usando o Gerenciador de Negócios do Facebook.

Veja como é a Loja do Facebook, com o catálogo completo:

Print de catálogo de roupas da loja Youcom no Facebook.

👉 Quer uma dica extra? Um parceiro nosso, o Amplia Vendas, tem um texto contando tudo sobre como configurar sua conta no Facebook Shopping. Dá pra pegar muitas dicas, caso haja dúvidas.

Ah, e quem já tem um e-commerce tem a opção de fazer com o gerenciador, mas também consegue subir o catálogo por API. Nesses casos, você consegue direcionar os posts com a sacolinha direto para o seu site.

Configurando a conta do Instagram

Chegou até aqui? Ok, é hora de mexer nas configurações dessa outra mídia para aprender como colocar sacolinha de preço no Instagram. Nesse ponto, você vai pedir autorização ao Instagram para vender na plataforma. Siga da seguinte forma:

  • Acesse o perfil da sua loja no Instagram;
  • Vá até as “Configurações”;
  • Clique em “Empresa”;
  • Em seguida, vá em “Configurar compras no Instagram” e assinale “Começar”.

Depois disso, você precisa conectar o catálogo que já configurou no Facebook e o endereço do seu e-commerce. Pronto, agora sua conta vai para análise!

É normal que esse processo demore alguns dias, por isso sempre fique de olho no seu perfil. Se estiver tudo certo no processo e com seu e-commerce, o próprio Instagram te notifica.

Com tudo ok, agora é hora de ativar sua sacolinha! O recurso vai ser liberado em “Configurações” > “Empresa” > “Compras”. Aí é só clicar em “Concluir” e aproveitar seu novo recurso!

Configurar o e-commerce

Colocar sacolinha de preço no Instagram é bem fácil, concorda? Mas para além das mídias sociais é preciso que tudo seja esquematizado no seu site, com controle de estoque, logística etc.

Isso, na verdade, é o básico para fazer sua loja online funcionar bem. Mas nem todos têm essa preocupação sobre o funcionamento e conteúdo do site, não é verdade? Só que agora que você está dando novos passos, é preciso estar atento.

Por isso, analise as seguintes questões:

  • É preciso que o ERP esteja integrado ao e-commerce para que você saiba o que tem em estoque e o que pode vender;
  • Mantenha em dia sua gestão de compras e de vendas;
  • Faça seu controle financeiro por meio de relatórios;
  • Configure seu sistema de pagamento de forma mais simples. O checkout transparente é uma ótima opção e oferece segurança aos clientes;
  • Revise sua logística de entrega e veja se ela te atende bem, principalmente agora com a ampliação da visibilidade;
  • Não esqueça do feedback, hein? As comunicações podem ser feitas por meio da automação de e-mail marketing e ajudam muito a melhorar sua loja e te aproximar do seu cliente.

De resto, é só seguir o passo a passo que te ensinamos sobre como colocar sacolinha de preço no Instagram e vender muito!

Tela de celular com dados de insights do Instagram.

Como marcar produtos na sacolinha do Instagram?

Se você aprendeu como colocar sacolinha de preço no Instagram, te garantimos que essa é a parte mais fácil. Na hora de publicar uma foto, vídeo ou reels, é só clicar em “marcar produtos” e selecionar o produto a partir do seu catálogo.

Já nos stories, a marcação vem por meio de uma figurinha de produto. Selecione a sua, bem como qual o item do catálogo você quer compartilhar e poste.

O que pode vender na loja do Instagram?

Uma das coisas que você precisa saber é que não dá pra vender de tudo no Instagram. As políticas da plataforma são bem claras em relação a isso.

Você não pode vender:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Cigarros;
  • Artigos de cunho sexual;
  • Armas;
  • Produtos ilícitos.

Mas roupas, acessórios, alimentos, serviços, bebidas não alcoólicas, eletrônicos e itens de decoração podem ser vendidos tranquilamente. E quando você coloca sua sacolinha de preço no Instagram só é possível anunciar produtos físicos.

Caso você desrespeite as normas, seu perfil pode ser denunciado e você perde sua conta. Em casos de ilegalidades que vão além do aplicativo, as consequências podem ser até mais graves.

Coloquei sacolinha de preço no Instagram. E agora?

Deu tudo certo e você aprendeu como colocar sacolinha de preço no Instagram. Ok, muita gente que vende já está fazendo isso. Mas como se destacar de verdade?

O primeiro ponto é um investimento importante de se fazer: ter fotos e vídeos de qualidade. Se sua loja é pequena, não precisa ser uma grande produção. Mas é importante investir em:

  • Modelos usando o produtos;
  • Vídeos para mostrar opções de uso – valem até os reels;
  • Cenários neutros para destacar as peças;
  • Vários ângulos do mesmo item para mostrar detalhes.

Com esses materiais em mãos, você pode trabalhar pesado na divulgação para que seu produto chegue a mais clientes. E nada melhor pra isso do que investir na divulgação dos itens que você vende.

Como fazer a divulgação da sua loja

Para ampliar seu público, você pode criar campanhas e anúncios pagos no Instagram e Facebook. Basta configurar seu público corretamente, com informações como faixa etária, interesses, localização e outros pontos que são interessantes para você e sua loja.

Na hora de divulgar, pense em:

  • Expor os produtos de forma criativa;
  • Incluir hashtags;
  • Marcar mais de um produto na imagem;
  • Postar no feed, mas não se esqueça dos stories também;
  • Fazer promoções;
  • Oferecer desconto aos seguidores;
  • Ter um calendário comercial para não esquecer nenhuma data do comércio.

Informações que não podem faltar nos post

Na hora de colocar sacolinha de preço no Instagram, é importante deixar seu catálogo bem organizado. Assim, quando os novos seguidores chegarem, eles vão encontrar exatamente as informações que procuram – tudo à disposição pra facilitar o processo.

Coloque também o preço correto, informações sobre tamanho/dimensões, materiais e variedade de cores. Não precisa ser uma descrição minuciosa, como é feito em um site, mas o básico precisa estar ali, de fácil acesso, para evitar perguntas – e não deixar o cliente escapar.

Pode patrocinar produtos da sacolinha de preço do Instagram?

Como a sacolinha de preço do Instagram serve para marcar os itens que você vende, é possível fazer o patrocínio dos posts. Essa, na verdade, é uma das formas recomendadas para dar visibilidade aos produtos em forma de anúncio.

Defina como você quer anunciar (posts estáticos, vídeos ou stories), seu público e qual o item. Depois disso, é só estabelecer seu orçamento.

Lembrando que quanto mais bem definido for seu público, mais sucesso sua campanha terá!

Por que colocar sacolinha no Instagram?

Ah, mas eu já tenho meu site, não preciso de sacolinha do Instagram”. Não é bem assim. Esse recurso é muito interessante para quem vende online, independente do tamanho da sua operação.

É por meio da produção de conteúdo nas mídias sociais que você consegue aumentar o alcance da sua marca. Além disso, saber como colocar sacolinha de preço no Instagram tem outras vantagens:

  • Evita comentários questionando sobre valores dos produtos;
  • Aumenta o tráfego do seu site;
  • Torna o processo de venda mais simples e rápido;
  • Diminui as chances de desistência de compras.

Mais algumas dúvidas sobre a sacolinha de preço no Instagram

Ainda está com dúvidas sobre a utilização dessa ferramenta? Separamos algumas perguntas para te ajudar a entender melhor sobre essa funcionalidade. Olha só!

Posso integrar os mesmos produtos em duas (ou mais) contas diferentes?

Apesar do Instagram permitir que usuário gerencie vários perfis ao mesmo tempo no aplicativo, não está claro nos termos de uso do Facebook se você pode criar dois perfis e configurar a sacolinha de preço dos dois para o mesmo e-commerce.

Vamos supor que seu site venda de tudo um pouco. Você quer, portanto, separar perfis no Instagram para vender para nichos específicos. É válido? Sim, mesmo que não seja tão comum, pode acontecer.

Nos termos de uso não tem nada específico falando sobre isso, como mencionei. E também não tem nada sobre nos Requisitos para Comércio do próprio Instagram.

Minha recomendação é que você siga os passos para ambas as contas. Se eles negarem seu pedido, você pode pedir revisão citando a falta de informação nos termos de uso.

Quantos seguidores precisa ter para ativar a sacolinha de compras?

Você não precisa ter determinado número de seguidores para começar a postar itens de venda e utilizar a tag da sacolinha.

Basta que a sua conta seja comercial ou que você transforme seu perfil pessoal em profissional, para que assim, tenha acesso ao recurso de venda de produtos do Instagram Business.

Lembrando que a utilização do recurso só será ativada depois do pedido para o uso, seguida da permissão do Instagram e Facebook.

Quanto tempo demora para ativar a sacolinha de compras? Tem um período de análise?

Depois de fazer o passo a passo para ativar a sacolinha de compras no seu Instagram. Seus produtos vão passar por uma análise do Facebook e quando eles forem aprovados, já estarão prontos para começarem a serem vendidos.

Os produtos vendidos no Instagram, WhatsApp ou Facebook precisam estar de acordo com as Políticas Comerciais impostas pela comunidade. Essas políticas consistem em regras básicas que os produtos precisam cumprir para serem divulgados como itens de vendas nessas redes pertencentes à mesma empresa, a Meta.

A análise pode ser feita pelo Facebook em segundos. Mas pode ser que em alguns casos, os produtos precisem passar por uma verificação mais detalhada. Sendo assim, essa ação levará mais tempo.

Ou seja, é o famoso depende. Pode ser agora, pode ser daqui alguns dias.

O Instagram pode recusar a sacolinha de preço na minha conta? Por que?

Sim, se a sua conta não for comercial ou se os seus produtos não estiverem de acordo com as Diretrizes da Comunidade, pode ser que eles não te permitam usar a sacolinha de compras no Instagram.

Em casos mais extremos, onde eles detectarem atividades suspeitas ou vendas de itens proibidos, a conta pode acabar sendo suspensa, sem a possibilidade de volta.

Pessoa segurando smartphone com a logo do Instagram no centro.

Deu pra aprender bastante sobre como colocar sacolinha de preço no Instagram, né? Espero que esteja animado pra aplicar esse recurso na sua loja. Você tem muito o que ganhar.

Mas já que está ampliando seu olhar pro seu negócio, que tal saber como uma equipe de marketing pode te ajudar? No nosso próximo texto a gente te conta mais sobre isso!

Te vejo por lá!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!