Como fazer um storyboard para um vídeo? Se você já precisou de uma produtora especializada em audiovisual, provavelmente fez um, certo?
Mesmo os vídeos mais simples – só com uma narração, pouco texto e algumas imagens stock – precisam de um storyboard. É a primeira coisa que a produtora vai te pedir, simplesmente por uma questão de divisão do trabalho.
Mas lógico que existem outros videomakers e produtoras que fazem eles próprios o storyboard. O problema é que isso encarece bastante o trabalho e você não tem um controle prévio de como o vídeo vai ficar.
Com um storyboard pra vídeo na mão, é possível resolver esses dois problemas. A produção fica mais barata e você vê o vídeo antes de ficar pronto, tela por tela.
Eu sei: você quer saber como fazer um storyboard pra vídeo e eu aqui enrolando. Então vamos direto à prática!
Passo 1 – Criando o roteiro
Alô, amigos redatores! Essa é uma das partes fundamentais de criar um storyboard para vídeo: a concepção da ideia e a redação das cenas.
Normalmente, o redator fica encarregado de colocar no roteiro o que vai ter no vídeo. Nesse momento, é feita a conceituação do vídeo inteiro, mostrando o que acontece em cada cena, o que vai ser dito etc.
Aqui embaixo te mostro com mais detalhes como é a criação do roteiro ao fazer storyboard para um vídeo:
Como criar um roteiro para vídeo?
O roteiro normalmente é dividido em grids e precisa conter as seguintes informações:
- Cena: o que acontece na cena? Há alguma imagem? Como vai ser o texto? A imagem se mexe? Escreva algo como “há uma pessoa na rua com um guarda-chuva, embaixo de uma chuva leve. Ela está feliz, cantando e dançando”.
- Lettering: aparece algo escrito no vídeo? Se sim, escreva aqui exatamente o que vai ser exibido.
- Narração: tem alguém falando no vídeo? Ele está sendo narrado? Se sim, escreva as falas e sempre as leia em voz alta para ter uma ideia do tempo total do vídeo.
Esse estilo mais básico de roteiro normalmente se apresenta assim:
Mas, claro, existem vários modelos de roteiro disponíveis. Esse aqui, mais simples e com essas divisões, você pode baixar aqui, preenchendo o formulário abaixo:
Passo 2 – Que tipo de storyboard você precisa?
Primeiro: você sabe o que é um storyboard?
Basicamente, o storyboard serve como o guia para a produtora de vídeo. Ele pode ser mais simples (para criar um vídeo institucional, por exemplo) ou mais complexo – para um comercial de TV, vamos supor.
Em essência, um storyboard é um conjunto de cenas prontas que a produtora de vídeo vai produzir ou animar, de acordo com o que o roteiro está pedindo.
Veja esse exemplo que vai ser mais fácil de compreender. Ele foi extraído do Behance e é trabalho da agência espanhola Dinos & Teacups.
Agora veja o vídeo completo e compare os dois. Está vendo como um guia o outro?
Contudo, o que acontece na maioria dos vídeos simples é um trabalho bem mais complexo. Esse storyboard que você está vendo aí foi desenvolvido pensando no básico do básico, só para guiar as cenas.
Normalmente, agências e empresas já fazem as cenas, só que estáticas. E aí a produtora do vídeo é que vai trabalhar na elaboração do material.
Esse é o caminho mais seguro e o mais comum para pequenos vídeos.
Passo 3 – Como criar um storyboard?
O mais difícil, na verdade, nem é criar o storyboard – é o passo anterior, entender que tipo de storyboard você vai precisar fazer.
O resto agora é bem simples, mas você vai precisar de um bom designer e uma ótima comunicação entre as equipes de redação e arte.
Basicamente, para criar um storyboard você vai precisar:
- Criar cada uma das cenas do roteiro separadamente;
- Incluir os letterings já prontos, na posição inicial e na posição final (duas telas);
- Incluir as imagens na posição inicial.
Só isso! Tá vendo que o roteiro tem as numerações de cenas? Pois é. Cada número daqueles é uma cena no seu storyboard.
Seu diretor de arte vai criar essas cenas separadamente, então cada uma é uma imagem. Depois que elas estiverem prontas, é só fechar o arquivo em um PDF e enviar para a produtora – junto com o roteiro, é claro.
Com tudo isso feito, seu storyboard já está pronto e seu vídeo com certeza vai ser um grande sucesso.
E ação! O texto não ficou muito grande porque a criação de um storyboard é bem simples. Fazendo você descobre mais. Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário que a gente conversa.
Ah, e se você gostou desse modelo de roteiro que a gente disponibilizou, aproveite pra conhecer os nossos tipos de briefing também. Lá temos mais material grátis pra você baixar, ok?
Um abraço!