Fazer o planejamento de conteúdo para as redes sociais, pra quem gosta de organização, é até mais divertido do que fazer o próprio post. Como já diria o Julinho da Van, “falo com tranquilidade”.
É simplesmente maravilhoso olhar sua planilha certinha, com tudo planejado, e ter na ponta da língua a resposta para quando sua chefe te pergunta “o que vai sair no Instagram no dia 24?”. Não tem sensação melhor.
O que trava muita gente de fazer o planejamento de conteúdo para redes sociais é aquela ansiedade de leve, que diz que você não vai conseguir, que é muito difícil, que está sem ideias etc.
Hoje o texto está um pouco diferente. Vou te mostrar na prática não só como fazer um planejamento de conteúdo, mas também como vencer essa síndrome do impostor te dizendo que você não vai conseguir.
É bem fácil. Vamos?
Passo 1 – Comece enumerando suas ideias
A maior inimiga de um planejamento de conteúdo é a falta de ideias. Mas muita gente olha pra esse problema pela ótica errada – sem nem começar a tentar.
Surgir com novas ideias é um trabalho como qualquer outro. Você precisa se esforçar. Ficar 10 minutos olhando para uma página em branco não vai te ajudar muito. Você precisa escrever qualquer coisa que vier na sua cabeça, mesmo que seja ruim, só pra pegar o gás.
E olha só: não tem nada de errado em pegar ideias de outros lugares. Claro que copiar nunca é uma boa ideia, mas pegar inspirações sobre assuntos não faz mal a ninguém.
Veja onde encontrar ótimas inspirações:
- Em grupos sobre o seu assunto no Facebook ou Linkedin;
- No Instagram dos seus concorrentes (com cuidado! Não copie pautas);
- No Reddit, em subreddits específicos sobre o seu conteúdo;
- Em blogs e/ou portais da sua área;
- No Youtube;
- No Twitter;
- E até na TV.
Dentre vários outros lugares. Encontrar ideias pode ser a tarefa mais simples do mundo, mas também pode ser muito complicado. Cada dia é um dia diferente – não desista!
Passo 2 – Crie um calendário editorial
Se você acompanha a Cubo, já sabe que o calendário editorial aqui pra gente é sagrado. Não tem nada mais importante para quem produz conteúdo, para redes sociais ou para qualquer outro lugar, do que ter tudo formalizado.
É por meio de um calendário que você consegue fazer a mágica que eu citei no começo do texto. Sua chefe te pergunta “o que tem no dia 24?” e você sabe. “E no dia seguinte?” – também.
E o calendário tem outra função: ele serve como consulta pra quem vem depois de você. Quer coisa melhor pra entender uma marca do que um log de tudo o que foi postado nas redes sociais desde que ela começou?
Nesse vídeo aqui embaixo eu te mostro como fazer um calendário editorial:
É super fácil. Esse vídeo é um pouco grande, mas vale muito a pena assistir pra entender melhor como construir um calendário editorial.
Mas se você já quiser ir direto pra ação, pode baixar nosso modelo grátis também bem aqui embaixo.
Passo 3 – Deixe espaço para mudar
Um calendário editorial que nunca muda é muito complicado. Tudo bem, algumas empresas não precisam de mudanças constantes, mas é interessante que o seu planejamento de conteúdo para as redes sociais deixe lacunas para acontecimentos recentes.
Isso porque um calendário editorial vai te falar todos os posts que você precisa escrever naquele mês. Mas e se acontecer algo relevante durante o processo? O que fazer?
Pessoalmente, eu prefiro que tudo o que é produzido de conteúdo para as redes sociais seja formalizado. Então, gosto de deixar essas lacunas no planejamento para ocasiões como essas. Se nada de relevante surgir (o que é muito improvável), é só ter algumas ideias de reserva e pronto.
Passo 4 – Do planejamento de conteúdo até a publicação
Método é tudo. Aqui na Cubo Amarelo nós levamos muito a sério o processo de produção de qualquer material, desde um banner até um e-book super complexo.
A confecção do seu material é tão importante quanto o planejamento de conteúdo. Por isso, te recomendo bastante ter uma linha de produção muito bem afiada, levando em consideração os seguintes pontos:
- Primeiro, a concepção da ideia no calendário editorial;
- Depois, o desenvolvimento do post por um redator;
- A seguir, a criação da arte por um diretor de arte;
- Por último, a publicação por um social media.
O melhor para se manter sempre dentro dos prazos é fazer toda a produção com pelo menos uma semana de antecedência. Assim, você nunca vai ter um problema urgente. É assim que a gente mantém tudo girando sem atrasos aqui na Cubo.
E falando disso, tenho um texto inteiro falando sobre isso. Um não, dois!
Dê uma olhada nesse aqui, sobre a gestão de marketing da sua empresa, que fala de tudo isso que citei aqui neste texto, mas de uma forma mais aprofundada.
E para uma experiência mais light e direto ao ponto, temos também o texto da Daniella, nossa gestora de tráfego, falando sobre esse último ponto, do trânsito da peça desde a ideia até a postagem.
Te espero. Um abraço!