Estratégias de tráfego pago: como ter os melhores resultados

Como começar a pensar nas estratégias de tráfego pago? Nesse texto, mostramos o que você precisa levar em conta antes, durante e depois de iniciar a campanha. Se liga.
três mulheres sentadas à mesa de reunião

Uma forma de aumentar os resultados de uma empresa, ao mesmo tempo em que se investe em ações específicas e eficazes, é utilizar estratégias de tráfego pago. Quando feito com cuidado e pensando nas melhores táticas, pode garantir o desenvolvimento do seu negócio.

Essas estratégias de tráfego pago são muito importantes, pois garantem que o público terá acesso aos conteúdos, materiais e produtos que você trabalha, promovendo um maior alcance e, consequentemente, conversões em venda.

Se você ficou interessado em saber mais sobre esse assunto, fique aqui com a gente nesse conteúdo. Boa leitura!

Montando as estratégias de tráfego pago

Para fazer uma estratégia de tráfego pago certeira, é preciso levar em consideração alguns pontos que vamos falar logo abaixo.

Defina objetivos

Antes de implementar qualquer planejamento de marketing em uma empresa, é necessário definir um objetivo e traçar estratégias para alcançá-lo. Assim, é muito mais fácil manter o foco do que você quer e o que precisa fazer pra ter sucesso nisso.

Por exemplo, se uma empresa que vende t-shirts femininas estabelece que quer aumentar suas vendas, ela consegue investir apenas em estratégias que garantam a atração de um público qualificado para comprar, ou seja, que está procurando o que ela vende.

Pesquisa de concorrentes

Analisar o que seus concorrentes fazem é uma boa estratégias de tráfego pago, pois ao descobrir onde eles tiveram sucesso, você consegue tirar ideias do que foi feito e aplicar em suas campanhas.

Diretamente pelo Google não tem como fazer uma análise super completa. Na plataforma do Ads, só conseguimos visualizar nossas próprias campanhas, mas você consegue fazer uma análise de palavras-chaves e ter acesso ao custo por clique que as marcas que estão aparecendo nas primeiras posições pagam. Essa é uma informação que você deve guardar.

Além disso, você pode usar outras ferramentas, como o SemRush, pra juntar mais dados sobre o tráfego pago dos seus concorrentes. A versão free faz uma pequena análise e você consegue ter acesso ao volume de tráfego pago do seu concorrente, além de algumas campanhas de pesquisa e/ou display do Google que estão sendo divulgadas.

Defina seu público

Existe uma máxima no marketing que diz “quem fala com todo mundo, acaba não falando com ninguém” e, por isso, a definição de quem você quer que receba o seu anúncio é de extrema importância para o sucesso do tráfego pago.

Aqui é importante você juntar dois ingredientes essenciais: o público certo no momento certo. Então, antes mesmo de fazer as configurações na plataforma, trace um perfil de público-alvo que mais se assemelha com os seus clientes do dia a dia, com faixa etária, localidade, assuntos de interesse, etc.

Feito isso, é hora de configurar isso nas ferramentas de mídia paga que você vai utilizar: Google Ads, Facebook Ads ou Linkedin Ads, por exemplo.

O Google ensina a fazer essa segmentação na plataforma Google Academy, de forma completamente gratuita.

Com a ferramenta, você consegue determinar exatamente pra onde seus anúncios vão aparecer. Isso vai desde a rua do lado do seu negócio até municípios específicos por demografia em todo o Brasil. É incrível!

Mas é preciso muito cuidado, calma e conhecimento. Faça o curso que ele ensina exatamente como fazer, com as várias tecnicidades que só quem conhece sabe aplicar.

Determine sua copy

A copy do anúncio é o conteúdo que incentiva um comprador em potencial a agir e comprar um produto. Ou seja, ao invocar uma resposta emocional, comunicar valor e resolver dúvidas, uma copy de anúncio eficaz pode aumentar as vendas e os lucros de uma empresa.

Para melhorar o texto do anúncio você deve considerar:

  • Alinhar objetivos do marketing;
  • Transmitir a personalidade da marca na linguagem do texto;
  • Público-alvo: saber falar do jeito certo com as pessoas certas;
  • Proposta de valor;
  • Referências para criar a copy dos seus anúncios;
  • Determine qual canal ele será veiculado.

Com todas ações mapeadas, você já possui recursos para escrever um texto poderoso, alinhado às suas estratégias de tráfego pago e à personalidade da marca.

Formatos de um anúncio no Google Ads

No Google Ads, os formatos de anúncio disponíveis dependem do tipo de campanha, podem ser aplicativos, display, discovery, local, pesquisa, vídeo e outros, assim como também da meta da campanha (por exemplo, gerar conversões).

Homem trabalhando com um computador aberto e teclado ao lado.

Para cada um desses formatos, há um tipo de escrita e tamanho de texto diferenciado, no caso de textos, tem o espaço de Descrição, onde você irá formatar ele de forma rápida e fácil. E para que seu anúncio de pesquisa fique responsivo, você precisa:

  • Adicionar um terceiro título;
  • Adicionar uma segunda descrição;
  • Use até 90 caracteres para cada descrição.

Para mais informações, você pode conferir neste link disponibilizado pelo Google.

Pesquisa de palavras-chaves

A pesquisa de palavras-chave ajudará você a criar conteúdos certeiros para atrair os visitantes certos para seu site. Isto é, descobrir as palavras e frases que seus clientes estão usando nas pesquisas permitirá que você ajuste suas estratégias de tráfego pago para torná-las altamente eficazes.

Mãos sob o teclado de um notebook trabalhando.

Para isso, você pode utilizar ferramentas como o Google Keyword Planner, que é integrado ao Adwords, otimizando tempo no padrão das configurações, que já vêm de acordo com a conta do seu site, além de outras funcionalidades que irão te auxiliar na hora de focar as aplicações nas palavras-chave que de fato te interessam.

Como se cadastrar no Google Ads?

Se você quer atrair mais tráfego para sua página de venda, você precisa aprender como anunciar no Google Ads, certo? Por isso, vamos explicar de forma rápida e simples como você se cadastrar no site. Vamos lá?

O site do Google Ads é bastante intuitivo, com isso, logo na home, você vai encontrar a opção Começar Agora, na qual você vai vincular um e-mail do Google para iniciar o cadastro.

Mãos sob o teclado do notebook, com canetas e uma xícara ao lado direito.

Em sequência, você precisará inserir as configurações solicitadas pela plataforma. Feito isso, coloque as informações sobre a sua empresa — você tem a opção de fazer uma criação de campanha teste para conhecer as funcionalidades do Google Ads, legal, né?

Logo nesse momento, será solicitada a inserção da forma de pagamento. Finalizada todas essas etapas, seu cadastro estará criado e você já pode começar a criar seus anúncios e ações de marketing dentro da plataforma.

Agora que você já sabe como performar sua estratégia de tráfego pago, é importante contar com especialistas que potencializam ainda mais os resultados. Por isso, te convidamos a conferir por qual motivo você deve contratar uma agência de marketing digital. Nos vemos lá!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!