Exemplos reais de como aumentar o tráfego orgânico

É muito fácil falar que tem como aumentar o tráfego orgânico mas sem provar como, né? Aqui não! Leia exemplos reais que alcançamos só utilizando o marketing de conteúdo
Tablet sobre a mesa com gráficos

Não é uma lenda urbana! Realmente tem como aumentar tráfego orgânico. Todo mundo diz que “se quiser aparecer tem que investir em Ads”. Mas isso é um tanto radical.

O que acontece é que para engajar precisa ter técnica. Se você criar um trabalho “meia-boca” também vai obter resultados medíocres – ou até resultado nenhum. É geralmente nessa hora que quem não engaja diz que o algoritmo do Google não ajuda.

Convenhamos: o que o Google quer é entregar resultados úteis aos usuários. Esse é o core business deles. Se não for, vai perder presença de mercado. O que você precisa fazer é provar para os algoritmos que seu conteúdo é relevante.

A gente mesmo já conseguiu entender e ter uma relação amigável com o Google e podemos dizer: tem como aumentar tráfego orgânico! Fizemos isso com vários clientes, e vamos te mostrar como agora:

Não tem segredo: blog é o que aumenta o tráfego orgânico

É até bem fácil entender a jornada de um cliente até chegar ao seu site: ele tem uma dor e pesquisa no Google para saná-la. Encontra o seu resultado e voilà! Chegou ao seu site.

Fácil né? Mas a questão é que são mais de 1,9 bilhão de sites na internet e, ao mesmo tempo, 75% dos usuários nem passam da primeira página no Google. Como só tem uma primeira página, o que eles fazem é criar fluxogramas para considerar um resultado bom ou ruim.

Existem mais de 200 desses mecanismos de SEO que o Google utiliza para definir o que é bom ou não. Mas sem dúvidas, o mais o mais conhecido e fácil de entender são as palavras-chave – os termos que esse cliente usa para procurar o que deseja.

Como aumentar tráfego orgânico com o blog?

Você vai entrar em um buscador de palavras-chave, listar os termos relacionados à sua marca e utilizar como guia para o seu texto. Só isso? Mais ou menos. Vou te explicar melhor:

Supondo que você é dono da “Loja de calçados do João”…

Seu trabalho vai ser encher a internet com várias páginas de tudo relacionado a calçados – “como limpar calçados”, “tipos de nós de tênis”. Essas são dúvidas que pessoas reais têm sobre calçados. E que elas perguntam ao Google.

O trabalho do blog dentro do marketing de conteúdo é responder essas perguntas, ser útil ao seu cliente em potencial e levá-lo para dentro do seu site. Uma vez lá dentro, você tem mil e uma maneiras de buscar uma conversão ou expandir seu relacionamento com ele.

E o melhor: sem gastar comprando mídia via Google Ads ou TV.

E esse aumento por conta do blog puxa o crescimento do site inteiro, que ganha mais representatividade nos motores do Google. Ele entende que o seu nome é forte e o site é importante, então vai começar a priorizá-lo nas buscas dos clientes.

Isso leva tempo, mas uma vez que decola não tem mais volta. Você vai receber cada vez mais e mais acessos. Dali pra frente é só alcançar voos ainda mais altos.

Mas chega de conversa fiada. Você quer mesmo é ver os exemplos reais de como aumentar o tráfego orgânico que eu sei. Então é isso que você vai ter – técnica e resultados:

Santo de casa faz milagre sim e sabe como aumentar o tráfego orgânico

Você precisa contratar uma agência de marketing digital? Bom, pelo que a gente vê por aí, até agências estão precisando contratar outras agências, viu…

Mas falando sério: esse é o maior clichê do mundo de agências: ficar tão empenhado cuidando dos clientes e deixar de lado o “cuidar da casa”.

Mas aqui não! Para provar isso, vamos começar essa missão de como aumentar o tráfego orgânico com os textos aqui do blog:

“Arrasta pra cima” e aumente o seu tráfego

Nem existe mais o “arraste para cima”, mas ok. O que importa é que o nosso texto de “postar quantos stories por dia pra conseguir um bom engajamento?” não só está na primeira página, mas na posição zero do Google.

Olha só que orgulho:

Captura de tela de snippet para “postar quantos stories por dia”. O resultado é um texto da Cubo Amarelo.

Nem preciso te falar que esses snippets vão te ajudar demais no como aumentar tráfego orgânico porque os resultados são óbvios: mais destaque, que gera mais cliques e aumenta a sua conversão.

O chato é que não tem uma fórmula específica para aparecer ali. O que se sabe é que 12,29% das pesquisas do Google tem esses snippets. Então o segredo é mesmo trabalhar o conteúdo.

Duas dicas dicas que eu te dou:

  • Responda a pergunta: é o mais óbvio, mas lembre-se que são poucos caracteres para conseguir resolver o problema. Nos meus textos eu costumo utilizar na própria keyword os termos “como”, “o que é” e “por que”. Mas se quer uma ajuda extra, o estudo da Ahrefs listou os 30 termos mais comuns nesse tipo de resultado. É em inglês, mas na tradução os principais seriam “receita”, “melhor”, “versus”, “fazer” e “definição”;
  • Escolha um formato: Neste caso eu escolhi responder em um parágrafo curtinho, mas como lista e tabela também funcionam bem.

Tem muita gente que torce o nariz para esses snippets como estratégia de como aumentar tráfego orgânico. O argumento é que, na verdade, ele pode estar “roubando” as pessoas que já terão o que precisam.

Bom. Realmente isso pode acontecer, mas o que eu sugiro é criar uma resposta útil, mas geral e sempre deixar o leitor instigado a querer saber mais.

Nesse caso aqui mesmo, eu respondi o que eu queria, mas logo já criei um outro problema, falando que a quantidade de postagens depende da estratégia. O intuito é que ele pense “poxa, mas pro meu tipo de estratégia, quantos stories precisa?”.

Lendo o texto você descobre.

Você quer saber quais os lugares tem neve no Brasil? Tem muita gente que quer

Ainda falando sobre como aumentar o tráfego orgânico a partir dos snippets, mas agora te dando a oportunidade de conhecer também como é o trabalho que prestamos à terceiros, eu quero te mostrar esse caso da Trade Turismo com as listas.

Entre eles, o exemplo que eu quero te dar é esse aqui de quando descobrimos que tem muita gente querendo conhecer a neve sem gastar muito:

Captura de tela de snippet para “lugares com neve no brasil”. O resultado é um texto da Trade Turismo.

Sobre o formato, a nossa dica de como aumentar tráfego orgânico com blog é: organize seu texto. Todo texto que você for escrever precisa estar divididinho em headers — que são os títulos e subtítulos — para trazer uma fluidez na leitura. Inclusive, a legibilidade é um dos itens que o algoritmo do Google leva em conta na indexação. Tem que ser fácil de ler. E as listas, como no caso do conteúdo da Trade, entrega isso muito bem e é exatamente o que o snippet do Google apresenta pros leitores. Mais simples que isso, impossível!

Quer testar? Olha o texto original. Na verdade, cada ponto desses tem um texto específico falando sobre o lugar, mas no snippet aparecem só os destinos em bullet points.

Agora, falando sobre a performance desse texto, foi uma surpresa até pra gente! Em “apenas” sete meses ele já é o texto mais lido do site – se tratando de resultados no Marketing de Conteúdo, realmente é pouco tempo.

Olha só:

 Captura de tela dos resultados no Google Analytics no site Trade Turismo.

Faz uns quatro anos que a gente trata de como aumentar tráfego orgânico da Trade utilizando o blog, e nesse tempo foram centenas de textos, mas sem dúvida nenhum deles performou tão rápido. Ele só tem menos acesso que a página inicial do site da Tarde. (esse “/” significa quando não tem nada além do domínio no endereço).

Outra observação que vale ser pontuada aqui é a comprovação do que eu falei mais cedo: o blog sempre vai trazer mais gente para o seu site. Digo, a pessoa chega até o texto e clica no botão de home para conhecer mais e quando vê já está navegando pelo site.

Justamente porque são vários textos levando clientes para um lugar só que, geralmente, a página inicial sempre vai ter mais acessos que os blogs.

Mas calma que ainda tem mais cases:

Use sempre álcool em gel e procure pela Asseptgel

Espero que você não esteja cansado de posições zero no Google, porque eu não me canso nunca! E aqui na Cubo é o que não falta. Dessa vez vou falar especificamente para quem tem um e-commerce de produtos próprios e quer saber como aumentar tráfego orgânico do seu site.

Um problema que a Asseptgel nos apresentou era justamente o sucesso. Dá pra acreditar? Vou te explicar melhor:

Acontece que eles são a marca líder em assepsia no Brasil. Com certeza você tem ou ao menos já viu um pote de álcool em gel deles. E o produto que vende muito está em todos os lugares – entre eles, todos os maiores marketplaces.

Então pensa só. Tem álcool gel em toda a internet, mas quando alguém pesquisar por “produtos Asseptgel” vai aparecer a Americanas, Magalu, Mercado Livre… vários sites, mas o deles mesmo estava lá embaixo.

Uma solução seria recorrer a anúncios de pesquisa para ficar no topo. Mas se alguma dessas lojas patrocinasse algum anúncio não ia adiantar de nada.

E aí como aumentar tráfego orgânico do site? Criar um texto para os “produtos Asseptgel que te auxiliam na prevenção do dia a dia” foi a nossa solução. – E sim, conseguimos colocar o site da Asseptgel em primeiro lugar.

Captura de tela de snippet para “produtos asseptgel”. O resultado é um texto da própria Asseptgel.

Mas além desse texto, eu quero que você veja de verdade como aumentar tráfego orgânico com os blogs gera resultados para o seu site, seja ele do que for:

Captura de tela gráfico de visão geral de acessos ao site Asseptgel no Google Analytics, sempre crescendo.

Começamos os trabalhos com o blog Asseptgel em abril de 2021. Mesmo que tímida, a performance começou a vir em setembro. Hoje estamos no início de fevereiro e os resultados só crescem.

É algo que está até acima da gente! À medida que o tempo passa esses textos vão se consolidando, aparecendo em posições melhores e conquistando mais cliques. Não tem o que fazer – só sentir.

Ok, você já entendeu que tem como aumentar o tráfego orgânico com um blog para o seu site… Mas isso vai trazer dinheiro?

Como aumentar o tráfego orgânico vai converter mais vendas para o seu negócio?

Que um blog vai trazer mais gente para o seu site você já entendeu, né? Agora, a sua dúvida pode ser em como isso vai, efetivamente, fazer essas pessoas comprarem algo no seu site ou pedir um orçamento.

Muitas vezes parece que mostrar esses números é a mesma coisa que ser rico no banco imobiliário – não vai mudar em nada a sua conta bancária. Mas não é nada disso.

Para te explicar, é preciso entender um pouco da estratégia de geração de demanda: o que te ensinamos aqui sobre como aumentar o tráfego orgânico entra na primeira parte do trabalho: aumentar a base de pessoas em contato com a marca. Quanto mais gente, proporcionalmente, mais possíveis compradores você tem.

Com tráfego orgânico no seu site, você tem uma audiência sem precisar pagar caro por ela. Pense assim: investindo em Google Ads, você está basicamente comprando espaço na internet. Investindo em TV, você está fazendo a mesma coisa.

Mas e se você já tivesse a audiência chegando no seu site sozinha? Sem você precisar comprá-la? É melhor ou não é? (ééééé!!). Tráfego orgânico é isso. É aparecer para milhares de pessoas sem precisar pagar os preços exorbitantes de TV. A audiência é sua. Você não está alugando.

Mas essa estratégia não vem sozinha! Realmente, é preciso todo um trabalho além disso para converter o tráfego em vendas.

Sendo bem sincero, até o blog em si é muito mais que a escolha de uma palavra-chave acertada. A gente te mostrando esses prints até faz parecer fácil – mas não é. Tem toda uma equipe por trás para um texto brilhar na posição zero. E o suporte de uma agência.

Pegando o gancho de exemplos reais, eu tenho dois bem completos para te dar – mas dessa vez mostrando o passo-a-passo de como conseguimos transformar o aumento de tráfego em cifrões:

Começando por como levamos o blog do Martins atacadista de mil a 1 milhão com a indexação orgânica para gerar tráfego – aqui você vai saber sobre a escolha de keywords, montagem de pautas estratégia de backlinks….

Feito isso, chegou a hora de descobrir como o EKASA aumentou 91% no faturamento com marketing digital. Nesse caso, não escolhemos o blog como estratégia do marketing de conteúdo, mas a disponibilização de materiais ricos para começar a geração de demanda e converter em vendas.

Se quer abrir a mente, pode se inspirar com o que a gente fez. E se precisar de ajuda, é só entrar em contato!

Abraços e até a próxima.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!