Como fazer um bom conteúdo de LinkedIn para empresas

O LinkedIn do seu negócio não decola? Aqui te contamos o que um bom conteúdo de LinkedIn para empresas precisa e damos exemplos de como produzir os seus
Foto do vidro de entrada da sede do LinkedIn em Sunnyvale, na Califórnia.

Este não é um texto sobre estar ou não no LinkedIn. É sobre o que você está fazendo com o da sua empresa e o que pretende fazer.

Com mais de 700 milhões de usuários, vou tomar como verdade que você e todo mundo já entendeu a relevância do LinkedIn na sua empresa – não só para encontrar profissionais, mas também parcerias e até fechar negócios.

Agora, o que me preocupa é a quantidade enorme de empresas com uma conta ativa, mas sem atividade. Ou com atividade, mas nenhum engajamento. Muitas delas nem sabem como criar conteúdo de linkedin para empresas ou pior: o que estão fazendo lá.

Quer fazer um teste? Vasculhe as últimas postagens do perfil de empresas no seu convívio. A grande maioria – desculpe o pleonasmo, mas é chocante – recebe 5 ou 6 likes dos próprios funcionários e pronto.

Assim a mensagem é completamente esquecida. E acaba que muitas dessas empresas entram nessa de que “precisa estar”. Empresa nenhuma precisa estar no LinkedIn. Para ela estar, dois requisitos precisam ser cumpridos: ter vontade de fazer algo diferente por lá e ter conteúdo para mostrar.

E são nesses pontos que vou te ajudar a criar um bom conteúdo de linkedin para empresas:

Antes de tudo: um bom conteúdo de Linkedin para empresas só existe se tiver vontade de estar lá

Foto de duas mulheres sorridentes sentadas no sofá. Uma está segurando placa com logotipo do LinkedIn e outra com um tablet na mão.

Pense comigo em como só compensa ter uma conta nessa mídia social se for para ser f*** no conteúdo de LinkedIn para empresas:

Diferente das outras mídias sociais, o LinkedIn tem cunho estritamente profissional, então (a não ser que você faça marketing para atacadistas ou de qualquer outro negócio B2B) é bem difícil do seu cliente te procurar lá para querer confirmar a reputação ou interagir com a marca.

No LinkedIn você faz conexões, aumenta a visibilidade da marca entre profissionais e outras empresas compartilhando o way of work e valores da corporação – o que é muito valioso se você quiser se relacionar com os melhores.

Agora, o que vai adiantar se o que esses stakeholders encontrarem não for interessante? Ou não tiver nada a ver com a empresa? Pode até afugentar ao invés de atraí-los.

Viu como muda de figura? O direcionamento é completamente diferente, então o conteúdo também precisa ser. Não tem como só colocar alguns posts lá de vez em quando – ou então replicar as mesmas publicações do Instagram e Facebook que não vai dar certo.

Agora, sendo sincero: ter um bom conteúdo de LinkedIn para empresas dá trabalho.

Isso justamente porque é um ofício personalizado para essa rede. Independente se tem uma equipe de marketing própria ou vai contratar uma agência, você vai precisar de ao menos um redator dedicado, que entende dessa mídia social e sabe bolar estratégias para aparecer bem por lá. E isso vai te custar dinheiro.

E aí, quer mesmo ser um case entre os profissionais? Então vou te ajudar a criar um bom conteúdo de LinkedIn para empresas!

Como precisa ser o conteúdo de LinkedIn para empresas?

Foto de homem em escritório concentrado enquanto utiliza seu notebook.

Nem todo mundo sabe, mas assim como em todas as mídias sociais hoje, um bom conteúdo de LinkedIn é aquele que consegue agradar tanto os usuários quanto os robôs.

Sim, tem algoritmo no LinkedIn! Agora, o lado bom disso é que diferente do que eu expliquei nesse texto sobre Instagram Stories, aqui não é tão complexo a ponto de, por mais que fazemos de tudo, ainda sentimos que estamos sendo passados para trás por eles.

De verdade, a análise que é feita pelo sistema para considerar o conteúdo de LinkedIn para empresas bom ou não é feita em etapas definidas, então você não fica dando “tiro no escuro”.

  1. Procedência do conteúdo: Basicamente, é aqui onde a plataforma identifica se o seu post é um spam – conteúdos puramente de ofertas visando ganhos monetários também costumam cair nessa malha;
    • Dica: Aqui eles também costumam “pontuar” o seu perfil, então é bom manter todas as informações preenchidas e atualizadas.
  2. Sinalização do usuário: Para entregar um bom conteúdo de LinkedIn eles também olham quem é mais interessado nisso: o público. Compartilhamentos, reações, comentários… tudo conta! Por isso é muito importante colocar CTAs chamando para essas ações;
    • Dica: Sinalizações de spam pelos usuários também são avaliadas negativamente (mais uma vez), então cuidado mais uma vez com o seu tipo de conteúdo de LinkedIn para empresas.
  3. Filtragem de conteúdo: É aqui onde eles vão decidir se o seu conteúdo de LinkedIn para empresas vai ser visto e para quem (só assim para manter a plataforma interessante).
    • Dica: Muitas vezes nem é que o seu post seja maldoso, eles só não entendem que está alinhado com o público. Uma forma de “calibrar” isso é seguir perfis e hashtags do mesmo nicho.
  4. Revisão humana: Sim, tem pessoas em um escritório sentadas avaliando o seu conteúdo! Não todos, mas principalmente aqueles que foram denunciados ou que mandaram muito bem nesses três primeiros filtros – se você chegar até esse ponto, pode ter certeza que o seu conteúdo de LinkedIn para empresas será arrasador!

Resolvida a parte técnica, agora vamos ao que você vai escrever:

Qual tipo de conteúdo de LinkedIn mais engaja?

Foto do vidro de entrada da sede do LinkedIn em Sunnyvale, na Califórnia.

Eu costumo dizer que o conteúdo de LinkedIn bom é aquele que mostra de verdade quem é a empresa – é a tal da brand persona.

Sendo assim, não tem muito como eu te mostrar o tom de voz que você vai utilizar, o tipo de identidade visual e até mesmo as pautas específicas que vão estar no calendário editorial. Isso só você e o seu time vão saber porque precisa traduzir “o quem” e não “o que” vocês são.

Mas eu posso te mostrar que tipo de conteúdo do LinkedIn para empresas mais engaja por lá! Sabendo disso, é só adaptar para a sua operação:

Conteúdo Original

É o melhor de todos, simplesmente! Diferente do que oriento quando falo de TikTok ou se o seu Instagram precisa mesmo ter reels engraçados, um bom conteúdo de LinkedIn para empresas não é aquele que segue as trends do momento.

O que explode de likes e views se ninguém mais estiver fazendo o mesmo. E aqui vale de tudo. Copiadoras podem postar gente cortando papel rápido que tem like. Padaria pode postar a receita secreta da vovó… Conteúdo original é o que manda aqui!

Vale

Quando que você teria ao menos curiosidade em saber como é produzida a areia? Pois então, esse conteúdo do Linkedin para empresas feito pela Vale fez muito sucesso mostrando justamente esse processo por lá com o que não seria aproveitado na operação deles.

Nubank

Mas nem só de “o que fazemos” é feito o conteúdo do LinkedIn para empresas. Também é interessante mostrar parte da evolução e cultura de vocês. Isso traz uma força e tanto para o reconhecimento de marca. Sabe aquele sentimento de admiração e de “eu quero fazer parte disso?” É o que você vai despertar nesse caso.

Olha só esse vídeo do Nubank. Sendo clientes ou não, dá ou não dá um orgulho de ver como começaram de o que já construíram?

Conteúdo mostrando a equipe

O que se espera de uma mídia social corporativa? Gente feliz trabalhando, certo?

E é bem isso que chama a atenção por lá – principalmente dos melhores profissionais que ficam instigados a fazer parte do seu time ao ver como todos são reconhecidos pela empresa. Um outro ponto é em relação a futuros parceiros que além de números, levam em conta a cultura da sua empresa ao fechar um negócio.

Latam

É ótimo ver gente trabalhando contente com o que faz. Mas o conteúdo de linkedin para empresas com a equipe que mais impactam são aqueles onde o negócio faz parte da história, como neste caso da Latam que proporcionou o encontro da sua comissária Andrielle com a mãe depois de mais de 30 anos – caiu até um cisco aqui no meu olho.

Você mesmo pode fazer algo parecido em qualquer negócio. Se vende cosméticos pode entregar às mulheres no dia das mães. Se está no ramo alimentício, monte kits de Natal… é só pensar um pouco que vai encontrar a melhor oportunidade.

Sankhya

Quer um conteúdo de LinkedIn para empresas autêntico dos seus funcionários? Deixe a liberdade nas mãos deles! Mais que isso, incentive.

Olha só a página da Sankhya, eles tem uma seção só para apresentar os conteúdos dos seus funcionários que estão em alta. Isso vai até tirar um pouco da sua pressão em ter que produzir conteúdos novos sempre.

Porta vozes da marca

Muitas vezes o CEO ou qualquer gestor da marca é que gera mais likes que a própria empresa. E não é pra menos, de alguma forma, tudo o que todo mundo ali faz é um reflexo das ideologias dessa pessoa.

Sobre isso, temos dois pontos que acho melhor te explicar com exemplos:

SBT

Sem dúvidas o conteúdo de LinkedIn para empresas que mais engaja é quando essa história vem do próprio fundador, contando como foi difícil vários anos atrás e como chegou ao patamar de hoje.

Sei que este é um exemplo extremo, já que o Silvio Santos é o rosto da marca. Mas é só este post onde nem tem ele falando algo específico – é só a divulgação de um documentário sobre ele – teve mais repercussão que todos os outros.

Sei que isso é um tanto difícil, já que essa pessoa hoje na sua empresa já pode estar bem velhinho e o seu papel hoje é mais figurativo que de execução mesmo – ou até já morreu. Ainda assim, pegar citações ou contar parte da história dela ainda vai te render um ótimo conteúdo de LinkedIn para empresas.

Ambev

Chefes de departamentos também trazem muito resultado no conteúdo de LinedIn para empresas porque é através deles que quem está de fora entende, de fato, como funcionam os departamentos e até o processo dentro do seu negócio.

Um ótimo exemplo disso é a Ambev. Com tantos produtos novos saindo a todo momento, já era de se imaginar que eles teriam um departamento só de inovação e lançamento desses novos produtos. Mas como foi esse processo? Dá curiosidade em saber, né?

E é isso que a Nathalia Prates vem contar pra gente nesse post:

Ah, e só para finalizar esse assunto: sem essa de “ah, mas e se ele não for mais funcionário daqui a algum tempo?” O que importa é que ele está aqui hoje, e ambas as partes estão desempenhando seus papéis em conjunto por um mesmo propósito agora. ok?

Agora sim, você já tem tudo para fazer um bom conteúdo de LinkedIn para empresas! Não, pera…

O Marketing de conteúdo também deve ser utilizado no seu LinkedIn para aumentar resultados!

Imagem de sistema com vários círculos conectados por linhas. Cada círculo desses possui o logotipo do Linkedin.

Nesses exemplos que eu acabei de te passar explorei mais exemplos em vídeos porque pra mim eles conseguem imprimir melhor a ideia de cada conceito desses. Mas na verdade o conteúdo de LinkedIn para empresas pode explorar diversos formatos.

Fotos, carrosséis, marcar eventos… há um universo de possibilidades! Entre elas, a que vem ganhando bastante força é a publicação de artigos.

Esse tipo de conteúdo que é puramente textual funciona quase como uma página de blog dentro do seu próprio perfil, o que é excepcional! Isso porque, além de fazer sucesso com conteúdo de LinkedIn para empresas, esses textos também entram no rankeamento do Google.

Vou te dar um exemplo agora mesmo: quando eu fui escrever esse post, fiz uma pesquisa básica para saber o que tinha de mais recente no assunto. Então fui na página do Google e digitei “conteúdo de LinkedIn para empresas”. Logo na primeira página, um dos resultados que apareceram foi esse texto do Renato Ribeiro aqui.

Mas claro, assim como nos blogs, não é só escrever qualquer texto que ele vai aparecer nas primeiras páginas e aumentar a presença da sua marca para toda a internet. É preciso ter técnica.

Mas isso a gente aqui na Cubo tem de sobra! Por isso vamos compartilhar com você nossas estratégias de conteúdo para um blog de sucesso. Sim! Todo o nosso processo de criação está ali, destrinchando – só não pode contar pra mais ninguém.

Até a próxima!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!