10 ferramentas de marketing digital para e-commerces

Entre as ferramentas de marketing digital para e-commerces tem aquelas que você precisa ter para escalar e outras que podem ser uma mão na roda.

Sabe aquela história de que “ninguém consegue fazer nada sozinho?”. No e-commerce isso é bem verdade. E as ferramentas de marketing digital para e-commerces são os seus maiores aliados hoje.

Digo, foi-se o tempo em que para vender na internet era só criar uma loja e deixar ali que os clientes viriam naturalmente. Aliás, antigamente, nem tínhamos tantas ferramentas pra usar no e-commerce. Hoje, o cenário mudou – tem muita gente vendendo, e muita gente vendendo bem.

O lado bom é que você tem a tecnologia a seu favor para te trazer mais destaque. O lado difícil é que tem muita gente fazendo exatamente a mesma coisa.

Hoje vamos te mostrar que ferramentas de marketing digital são as mais usadas pelo e-commerce, o que elas fazem e como aplicá-las. Bora de lista?

Imagem com um círculo nas cores do logotipo do Google no centro. Ao redor há iconografia do Analytics, KW Planner e Google Trends.

Já começo com não uma, mas três ferramentas de marketing digital para e-commerces que você precisa ter no seu negócio. De verdade, eu as considero o básico de qualquer operação de vendas online, e o melhor: é tudo de graça!

Olha só:

  • Google Analytics: Sabe aquela ideia do apoio? Então, ele é quem vai te dar todas as orientações sobre como anda o seu negócio com bases em dados do seu tráfego: visitas, origem e perfil desses usuários. A partir disso é que você vai poder mensurar a performance das outras ferramentas de marketing digital para e-commerces e estruturar a sua geração de demanda.
  • Google Keyword Planner: Mesmo que você não queira ter um blog ou fazer anúncios pagos, ainda assim, vai precisar fazer um estudo de palavras-chave relacionadas ao seu negócio se quiser ter relevância no Google, pelo menos para a parte textual do seu site: a home, título e descrição de produtos, páginas institucionais…
  • Google Trends: Com ele dá para escolher os temas para os seus posts com as trends do momento e até para saber quais produtos estão em alta – se for o seu nicho é só confiar nas intenções de pesquisas e se jogar. Como? Faça uma pesquisa sem termo nenhum. Selecione a opção “compras” e “Google Shopping” nos filtros e pronto: agora você tem os principais assuntos e termos buscados.
Captura de tela dos resultados de uma pesquisa no Google Trends, mostrando as cinco principais “consultas de pesquisa” e “pesquisas de assuntos”.

2. Ferramentas de marketing digital para criação de anúncios dentro dos marketplaces

Imagem com os logotipos no Mercado Ads, Americanas Advertising, MagaluAds e Via Ads.

Os marketplaces se tornaram o padrão das vendas online: 78% do faturamento online brasileiro vem deles, e estar de fora é quase o mesmo que não estar no e-commerce.

O formato por si só já é bem bacana: você paga uma comissão e, em troca, eles oferecem todo o nome e estrutura que construíram. Mas nem por isso é fácil vender por lá.

Pense no mundo de lojas online que existem. Agora veja você como um usuário… esses gigantes são os primeiros lugares que você vai quando quer comprar algo, certo?

Mas ainda assim há alguns milhares de vendedores em cada marketplace – centenas vendendo o mesmo que a sua loja. Então, como se destacar? Investindo em Ads dentro dos marketplaces!

Essas ferramentas de marketing digital para e-commerces funcionam como o Ads do Google mesmo: você paga para anunciar e os seus produtos aparecem em destaque naquele marketplace específico.

Olha só os principais que temos hoje em dia:

  • Product Acts do Mercado Livre: é o mais simples e também mais limitante – seus anúncios vão aparecer apenas nas buscas em destaque e naquela aba de “produtos sugeridos” da página dos seus concorrentes;
  • Americanas Advertising: particularmente, é o meu preferido entre todas as ferramentas de marketing digital para e-commerces em marketplaces porque ele te dá uma liberdade imensa de possibilidades (displays, produtos patrocinados e ações personalizadas, como uma página para a sua loja dentro do marketplace);
  • Via Ads: É o mais completo? É sim. Mas também é o mais “chatinho” de mexer e o mais caro – exige investimento mínimo. Ele permite que seus produtos apareçam nos anúncios deles em mídias sociais, enviar notificações para os clientes e displays em vários lugares. Mas o lado ruim é que você não pode configurar. O único jeito aqui é entrando em contato com o departamento comercial;
  • Magalu Ads: É um “mix” de outras duas ferramentas de marketing digital para e-commerces – você pode fazer um simples anúncio como no Mercado Livre (por aqui, ainda em versão beta) ou criar campanhas mais complexas, como na Via (a triagem é feita aqui).

3. SmartHint

Logotipo SmartHint com grafia e ícone.

Falando em marketplaces, uma das vantagens de estar lá é a estrutura do próprio site que pode favorecer o seu produto. Uma delas que é excepcional são as vitrines de recomendações de produtos – e esse é o ponto forte do SmartHint, a número 1 entre as ferramentas de marketing digital para e-commerces para vitrines inteligentes.

Sabe aquela seção logo abaixo do seu produto onde ficam outros relacionados? O SmartHint oferece isso, mas com base em análises com inteligência artificial.

Isso quer dizer que assim que o cliente entra no site seu comportamento já passa a ser analisado com base nas páginas que acessou e tempo que ficou em cada uma. Assim é possível entender os modelos, cores e tamanhos que ele mais gosta e sugerir – e por consequência aumentar a sua taxa de conversão.

Esse é o maior trunfo deles. Mas para merecer estar entre as ferramentas de marketing digital para e-commerces do seu site, eles oferecem mais algumas cartas na manga:

  • Pop-ups de recomendação: aqueles banners que aparecem quando o cliente está prestes a fechar alguma página, geralmente com algum argumento de retenção ou oferta;
  • Busca Inteligente: Essa função é bem bacana porque identifica as cores nos produtos que ele pesquisar (camisa vermelha). Além disso, ele evita que você perca vendas caso ele tenha digitado errado (“er fraier”) e até permite buscas fonéticas, falando pelo microfone do celular;
  • Hotsite: Com ele é também possível produzir páginas temporárias dentro do seu site para situações específicas (Black Friday, lançamento de produtos…)

Viu? Com o Smarhint é como se você estivesse comprando três ferramentas de marketing digital para e-commerces com a tecnologia da inteligência artificial em uma tacada só.

4. Take BliP

Captura de tela do dashboard da ferramenta blip, pertencente ao grupo Take.
Reprodução: Take

Já que toquei em inteligência artificial… tenho mais uma ótima sugestão de ferramentas de marketing digital para e-commerces que utiliza dessa tecnologia, dessa vez para facilitar o atendimento da sua loja em qualquer canal com os chatbots.

Se você ainda está meio perdido sobre o assunto, esses chatbots são literalmente “robôs de conversa”. Sabe quando você entra em um site ou mídia social e o atendimento é instantâneo, com opções pré-definidas (“tecle 1”, “digite seu problema em poucas palavras…”)? Pois bem. São eles.

Agora, se você teve uma experiência frustrada com esses tipos de ferramentas de marketing digital para e-commerces é porque ela não veio da Take BliP! Ela é extremamente simples, e de início você mesmo monta os seus fluxos de atendimento.

Mas depois de um tempo a inteligência artificial vai acumulando dados e deixando tudo muito mais instintivo e informal, quase como uma conversa mesmo.

Outra vantagem da BliP é um dos que possui mais integrações: além do próprio e-commerce, pode sincronizar também com o Telegram, Messenger, Apple Busines chat, Skype, E-mail, SMS… enfim, todos os lugares possíveis que esse cliente pode te procurar.

Mas atenção! Apesar de aliviar bastante seu atendimento, nenhum chatbot consegue cuidar de tudo sozinho. Na verdade, ele resolve principalmente problemas como “onde está o meu pedido?”. Então ele pede os dados, analisa o tracking e passa a informação sem precisar de ninguém, a qualquer hora do dia.

Agora, para situações mais complexas, o profissional de atendimento ainda vai ser necessário. E é aí onde a nossa próxima dica vai te ajudar:

5. Zendesk

Captura de tela do dashboard da ferramenta Zendesk.
Reprodução: Zendesk

Sem dúvidas, a queridinha das ferramentas de marketing digital para e-commerces no quesito atendimento é a Zendesk – mas não para todo mundo. Aqui estou falando especialmente de grandes corporações que têm como clientes – atacadistas, a Adobe, Magalu, C&A e por aí vai…

Entende que essas empresas recebem atendimento em diversos canais? São mídias sociais, e-mail, telefone…. Por mais que o chatbot esteja lá, vez ou outra o atendente vai ser solicitado. E aí? Ele vai ter que ficar com quantas abas do navegador abertas para conseguir atender a todo mundo? Não tem nem como montar uma ordem de prioridade.

É essa organização que a Zendesk traz. Sem precisar de várias ferramentas de marketing digital para e-commerces, você consegue sintetizar todos os atendimentos em uma só tela, simplificando demais a vida do operador.

6. mLabs

Imagem ilustrativa do dashboard mLabs no mockup de um tablet.
Reprodução: mLabs

Não tem jeito: você que tem um e-commerce dificilmente vai cuidar de tudo “na raça”. E entre as tarefas que demandam mais dedicação estão as postagens nas redes sociais. Eu sei, é bem complicado parar o que está fazendo para publicar uma foto, pensar em uma legenda bacana… por isso que muitas vezes deixamos pra depois… e depois… e depois.

Por outro lado, todo mundo sabe que tem que ter uma recorrência de postagens se quiser engajamento. Então como conciliar os dois? Com o mLabs.

Hoje a mLabs está no topo das ferramentas de marketing digital para e-commerces no quesito agendamento de postagens. Com ela você tira um dia só e já programa o dia e horário de cada post, seja no Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest ou Youtube.

Aí fica moleza, né? Bom, mais ou menos. Ainda assim vai precisar de uma certa organização, deixar separadinho cada foto e legenda e montar um cronograma.

🌟 Mas nisso pode deixar que a gente te ajuda! O Thithi fez um textinho só com o que você precisa saber para agendar posts nas redes sociais – do jeito que a gente faz aqui e tem funcionado há anos.

Ainda temos outro porém… mas já te mostro a solução:

7. PostGrain

Imagem ilustrativa do agendamento de posts no postgrain.
Reprodução: postgrain

Antes que você teste o mLabs e venha falar que eu estou sugerindo ferramentas de marketing digital para e-commerces que não funcionam, eu já te adianto: ele não vai conseguir fazer agendamentos de Carrossel, Reels e nem Stories.

Não que isso seja uma deficiência deles, mas é um problema com o próprio API do Facebook… nem o Etus ou nenhuma outra ferramenta de agendamento vai conseguir. Aqui na Cubo mesmo a gente passou um sufoco quando eles pararam de agendar esses serviços.

E foi aí que conhecemos o Postgrain.

Diferente das outras ferramentas de marketing digital para e-commerces que fazem postagens em mídias sociais, ele trabalha apenas com o Instagram, mas funciona perfeitamente bem, com todos os recursos.

Eu sei, pode ser que você não esteja pensando em investir em duas plataformas de agendamento. Mas por outro lado, abrir mão do engajamento dos stories no Instagram pode ser um tiro no pé.

🌟 Faz o seguinte: dá uma lida nesse texto sobre o que você deve e não deve esperar do marketing em redes sociais. Ele vai te dar uma boa ideia se vale ou não a pena o investimento.

8. AdRoll

Captura de tela do dashboard da ferramenta AdRoll.
Reprodução: AdRoll

Todos os esforços que a gente tem com as ferramentas de marketing digital para e-commerce, no fim das contas são para levar pessoas para ele, certo? Mas a gente sabe que isso não garante que só porque ele chegou até o site que ele vai comprar – na verdade, a taxa de conversão média mundial é de 2,7%. No Brasil, pode considerar um pouco a baixo que isso.

Então, o que fazer para dar um empurrãozinho nesse cliente que chegou até o seu site, olhou algo mas não comprou? Contar com o AdRoll é a resposta mais certeira.

O AdRoll é uma das principais ferramentas de retargeting que temos hoje. Isso quer dizer que ele vai atrás do seu cliente até ele repensar aquela compra e realmente se convencer que está perdendo uma grande oportunidade.

E para isso não mede esforços: envia e-mail marketing, divulga banners nos sites que ele visitar, nas mídias sociais… Esse é justamente o grande diferencial dele – que diferente do Retargeting do Google ou Facebook, por exemplo, que só vai mostrar esse produto que ele visitou nos canais onde eles tem “jurisdição”, você será onipresente.

9. Pacotão para mensurar e melhorar a velocidade do seu site: Google + Smush

Captura de tela de uma análise de desempenho no Pagespeed.

Sim, as ferramentas de marketing digital para e-commerces do Google já ficaram lá atrás. Mas acontece que esse é um assunto extremamente importante, tanto que merece uma atenção especial.

Para se ter uma ideia, o próprio Google já falou que constatou que mais da metade das visitas tendem a ser abandonadas se demorar mais que 3 segundos para carregar. Então eu decidi criar esse outro pacote específico para falar sobre a velocidade do seu site.

Ele é constituído por:

  • PageSpeed Insights: é o primeiro passo para mensurar a velocidade do seu site , e também a ferramenta mais conhecida que, apesar de parecer simples (separado por desktop e mobile), na minha opinião peca pelo excesso. São tantas informações que te deixam meio perdido sobre o que fazer.
  • Think with Google: apesar de fazer a análise apenas para mobile, ele é bem mais didático. Realmente te ensina o que fazer para melhorar a situação – levando em conta que 80% dos brasileiros fazem compras por smartphone e o problema do seu site será o mesmo em qualquer aparelho, eu recomendo o Think mesmo, nem que seja como complementar;
  • Smush: Fez a análise? Deu acima dos 3 segundos? Antes de ficar desesperado saiba que há ferramentas de marketing digital para e-commerces que podem resolver esse problema. A primeira que eu sugiro é o Smush, que é um plugin para sites criados no WordPress que compacta as imagens que é o que mais pesa em sites de produto – sem deixar pixelado, eu juro!

Agora, se ainda estiver lento é porque as ferramentas de marketing digital para e-commerce não vão dar conta do recado. Nesse caso você vai ter que procurar o programador que fez o seu site para ele dar um jeito nisso, ok?

10. RD Station – (quase) todas as ferramentas de marketing digital para e-commerces em um só lugar

Captura de tela do dashboard da ferramenta RdStation.
Reprodução: RdStation

Ah, o que falar da Resultados Digitais? Sério, não é porque somos Parceiros Silver deles, mas é porque realmente eles são uma dessas ferramentas de marketing digital para e-commerces “tudo em um”.

Lá tem tudo em automação em um único software para você se preocupar só com o que realmente importa: gerar resultados (digitais, rs)!

O conceito master por trás da ferramenta é o funil de vendas, que vai acompanhar o seu lead do momento em que ele nem conhece a sua marca até ser um cliente fidelizado. Para isso, você poderá usar e abusar de:

  • Análise SEO do seu site: é só colocar o seu link que ele vai mensurar tanto a parte técnica (velocidade, domínios…) quanto a de conteúdo (palavras-chave);
  • Agendar postagens: essa não é a especialidade deles, como é a do Mlabs ou PostGrain, mas ainda assim dá para agendar as postagens da semana e do mês, além de criar anúncios no Facebook;
  • Criar landing Pages e Pop-ups e e-mails: Não tem um diretor de arte? Não tem problema! Com layouts prontos e ao estilo drag and drop dá para criar templates lindos com o mínimo esforço;
  • Fazer a segmentação de leads: construir a estratégia da conversão de leads é o que amarra todas as ferramentas de marketing digital para e-commerces do sistema RD. Com eles você pode criar réguas para cada perfil de cliente e definir quais interações vão para cada um deles, independente de qual etapa do funil esteja.

Quais ferramentas de marketing digital para e-commerces o seu precisa?

Esse foi um texto bem completo e até um tanto maior do que eu estava esperando. Mas se você chegou até aqui é porque realmente estava interessado em conhecer as ferramentas de marketing digital para e-commerces.

Agora vamos falar sério: eu entendo perfeitamente que para a sua loja virtual talvez seja impossível ter esse monte de ferramentas à disposição. Tanto pelo gasto com todas elas, quanto pelo tempo em cuidar de tudo isso e ainda cumprir as tarefas rotineiras de se ter um e-commerce.

Então, é por isso mesmo que estamos aqui! A nossa rotina é cuidar de tudo isso e ainda criar os conteúdos para os nossos clientes.

Mas assim como eu não quero que você contrate ferramentas de marketing digital para e-commerces que não precisa, também não quero que você contrate uma agência se essa ainda não for a hora.

Então vamos fazer um acordo? Aproveitando esse gancho da RD, a gente tem um material em conjunto: o Diagnóstico Agência de Marketing: ter ou não ter?

É só fazer o teste… sem compromisso. 😉

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

1 comentário em “10 ferramentas de marketing digital para e-commerces”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

cuboamarelo

Quando eu lembro que: Te assustei? É um número muito alto, e o início do texto deveria ser …

cuboamarelo

O Inbound Marketing desenvolve estratégias para que a captação de clientes seja feita de maneira orgânica e direcionada, …

cuboamarelo

Você provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing e também em Marketing de Conteúdo, mas você sabe a …

Inscreva-se no Blog

Quer receber nossos conteúdos por e-mail sempre que tiver novidades? Assina aí a nossa newsletter!